Polifenol: O que é, para que serve, benefícios, suplementos, preço

0
12

Sabemos que é possível melhorar a nossa saúde através da boa alimentação, evitando doenças e até retardando o envelhecimento. E o polifenol é uma dessas substâncias que só traz benefícios, como ações antioxidantes e aumento de imunidade! Quer saber mais sobre os polifenóis? Siga na leitura!Polifenol


O que é Polifenol?

Polifenóis são substâncias químicas presentes nas plantas, após elas passarem por processos metabólicos que as defendem de radiação ultravioleta ou danos por conta de predadores. Pensando nesses e outros benefícios que as plantas recebem, estudos focaram na ação dos polifenóis em seres humanos e resultado também foi bom. Felizmente, podes ser encontrados facilmente em vários alimentos e também pode ser manipulado para quem necessita de doses maiores.

Os polifenóis são divididos em quatro categorias:

  • Flavonoides: Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;
  • Estilbenos: Combate o envelhecimento, promove a redução da hiperpigmentação causada pela radiação UVB, cuida bem da pele e a protege de desordens cutâneas;
  • Lignanas: Reduz consideravelmente os riscos de cânceres;
  • Ácidos fenólicos: Associados à redução do risco de doenças cardiovasculares, cânceres e outras doenças relacionadas aos radicais livres;

Para que serve o Polifenol?

A ação dos polifenóis no nosso organismo depende muito da quantidade consumida e da sua biodisponibilidade, ou seja, o quanto você absorve bem ou não determinado nutriente quando ele circula pelo seu corpo.

Esses micronutrientes protegem nossas células de processos químicos naturais do nosso corpo ou causados pode elementos externos pelos radicais livres. Basicamente, são substâncias que cuidam dos tecidos do corpo. Para saber das suas necessidades nutricionais, o ideal é estar com os exames sempre atualizados para saber seus níveis de vitaminas e demais nutrientes.  


Benefícios do Polifenol

  • Combate os radicais livres, oxidando proteínas com gorduras de baixa densidade, ou seja, o colesterol ruim, colaborando para evitar adesão às artérias e desencadeamento de doenças cardíacas.
  • Previne doenças neurodegenerativas, alguns cânceres e doenças cardiovasculares.
  • Ajuda no controle da diabetes tipo 2, pois ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, reduzir a resistência à insulina e diminui inflamações do corpo.
  • Ajuda na prevenção do Alzheimer, devido aos seus efeitos neuroprotetores, ou seja, protege bem a estrutura e garante a função dos neurônios.
  • Ajuda na saúde do trato gastrointestinal, pois possui efeito positivo nas bactérias benéficas que vivem no intestino; isso tudo e muito mais.

Alimentos com polifenol

Podemos encontrar os polifenóis em inúmeros alimentos:

  • Encontre os flavonoides em frutas, verduras, legumes, vinho tinto e chá verde;
  • Já os estilbenos você pode encontrar também no vinho tinto e no amendoim; outro nome para essa categoria de polifenol é resveratrol;
  • As lignanas podem ser abundantemente encontrada nas sementes de linhaça, como também em legumes, cereais, grãos, frutas, algas e algumas hortaliças;
  • Compostos com ácido fenólicos são encontrados facilmente em inúmeras frutas, vegetais e outros alimentos derivados.

São alimentos que lideram o ranking de quantidade de polifenol: Cravo-da-índia; Anis estrelado; Cacau em pó; Orégano seco; Chocolate amargo; Farinha de linhaça; Castanha; Mirtilo; Alcachofra; Café; Morango; Amora preta; Ameixa; Chá preto; Chá verde; Maçã; Vinho tinto; Iogurte de soja; Azeitonas pretas; Espinafre; Nozes; Feijões pretos; Cebola roxa; Brócolis; Leite de soja.Alimentos com polifenol

Polifenol concentrado

Grande parte dos polifenóis existentes no suplementos são extraídos das sementes de uva, como também da casca da uva, ou da polpa de azeitona. Mesmo sendo ingredientes naturais, aconselhamos indicação e orientação médica a respeito disso, pois tomar em quantidades erradas não é algo seguro para sua saúde.

Um exemplo de sucesso no mercado é o Vital 4K, que ajuda na digestão dos alimentos, redução de medidas, aumento da bio-energia do corpo e redução dos sinais de idade. Não compre sem orientação médica, insistimos nisso.

Suplementos com polifenol

Geralmente, suplementos com polifenóis contêm outras substâncias juntas, portanto tenha cuidado com o que for consumir. Geralmente são um blend funcional de vitaminas e antioxidantes que favorecem bem a saúde. São alguns do mais vendidos no mercado: Resveratrol, Natural Factors Extrato de semente de uva, Nutraskin Antiox Polifenóis da Uva, NeoCell Resveratrol Antioxidant e Life Extension AppleWise.

Preço do polifenol

Os alimentos que contêm as substâncias variam em muitos preços; mas se você estiver procurando pelos polifenóis em suplementos, estima-se que os preços num pote com 60 a 90 cápsulas variam de R$60 a R$130 reais.

Polifenol: O que é, para que serve, benefícios, suplementos, preço
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here