Pirâmide Alimentar: O Que É, Como Usar, Como Pode Ajudar Emagrecer

0
10

Realizar dietas nem sempre é fácil. Muitas vezes as pessoas desejam emagrecer, porém possuem dificuldades para parar de comer seus alimentos preferidos e começar a comer alimentos mais saudáveis. Se você também possui esse problema, você deve conhecer a pirâmide alimentar.

Ainda não sabe o que é pirâmide alimentar? Então continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo que você precisa saber antes de começar a fazer uso dela.

Pirâmide alimentar

O que é Pirâmide Alimentar?

Para quem ainda não conhece, a pirâmide alimentar está sendo uma das melhores formas de fazer dieta, visto que ela é uma forma de orientar as pessoas a possuírem uma dieta mais saudável através do seu formato geométrico.

A Pirâmide alimentar pode ser usada por crianças e adultos a partir dos 2 anos de idade, funcionando como um guia diário para a alimentação saudável, demonstrando quais os alimentos e as quantidades que devem ser ingeridas em cada refeição.

Como funciona?

O funcionamento da pirâmide é simples, sendo que na base da pirâmide ficam os alimentos que devem ser consumidos em maiores quantidades, pois são saudáveis, e na medida em que vai subindo a pirâmide vão contendo os alimentos que devem ser ingeridos em menores quantidades.

Os alimentos do topo da pirâmide podem ser ingeridos, contudo em menores quantidades. Quando se abusa das quantidades dos alimentos do topo da pirâmide provoca um desequilíbrio nessa, e o que consequentemente acarreta em um ganho de peso ao indivíduo.

O que deve comer?

A pirâmide é dividida em quatro grupos de alimentos para que você possa  montar seu cardápio conforme o seu gosto. Veja a seguir quais são esses grupos:

  • Energéticos: Esses são os alimentos que estão na base da pirâmide, e por isso são os que devem ser consumidos em maiores quantidades. Nos alimentos energéticos estão os carboidratos, que são a principal fonte de energia do corpo;
  • Reguladores: Os alimentos reguladores são os próximos da pirâmide, e nesse grupo estão as vitaminas e os minerais que são encontrados nas frutas e nas verduras;
  • Construtores: As proteínas são as próximas da pirâmide e essas devem ser consumidas já com moderação, mas ainda são importantes para manter uma dieta balanceada;
  • Energéticos extras: São as gorduras, doces, açúcares e óleos, são alimentos mais calóricos e por isso devem ser consumidos de maneira mais moderada. Seu excesso pode causar um grande aumento de peso.

Em resumo é possível dizer que com a pirâmide alimentar pode comer de tudo, porém cada grupo de alimento possui sua quantidade máxima que deve ser consumido.

Como emagrecer com base na pirâmide alimentar?

O emagrecimento com a pirâmide alimentar é muito fácil, pois como foi dito anteriormente, não existe nenhuma restrição de alimentos, o que existe é uma regulagem das quantidades que devem ser consumidas.

Então se você deseja emagrecer com essa pirâmide é necessário que você consuma mais os alimentos da base, pois eles são os que podem ser consumidos em maiores quantidades e proporcionam maior saciedade sem engordar. Além do mais é necessário que você evite comer os alimentos do topo da pirâmide e quando consumi-los optar por poucas porções.

Não existe nenhum segredo com a pirâmide alimentar. Ela funciona basicamente como um guia para mostrar o que você deve ou não consumir em maiores quantidades.  Além do mais, se você deseja perder peso de maneira mais rápida o mais aconselhável é que você, juntamente usando o guia da pirâmide, faça exercícios físicos diariamente.

Pirâmide alimentar completa

É recomendada pelos nutricionistas?

Sim. Muitos nutricionistas atualmente já recomendam o uso da pirâmide como forma de ajudar o indivíduo a emagrecer, pois os seus resultados são muito positivos quando ela é usada de maneira adequada.

O mais aconselhável para quem deseja fazer uso da pirâmide é procurar um médico especialista ou nutricionista para que ele possa te indicar qual a melhor maneira de montar sua pirâmide baseada nos alimentos que você consome.

Evite montar sua pirâmide alimentar por conta própria, pois você poderá abusar de alimentos que não farão bem a sua saúde, e ao invés de provocar um emagrecimento, pode ocasionar em algum problema de saúde.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a pirâmide alimentar e como ela funciona? Nos conte nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here