Lúpus Tem Cura? Sintomas, Causas, Tipos e Tratamento

0
11

Manchas na pele, erupções pelo corpo, mudança na cor dos dedos quando expostos ao sol ou ao frio, podem ser sintomas de Lúpus, uma doença autoimune e que pode trazer muitos prejuízos à saúde. Mas quando diagnosticada rapidamente e com o tratamento correto é possível se ter uma vida normal mesmo com a doença.

Para entender melhor como acontece a Lúpus, os sintomas, e o tratamento recomendado, confira o nosso artigo que vamos explicar tudo o que você precisa saber!

Lúpus
Imagem tirada da internet

O que é a Lúpus?

É uma doenças autoimune que atinge regiões da pele, as articulações, o cérebro, rins e diversos outros órgãos do corpo. Uma pessoa que possui essa doença pode ter uma vida normal e sem avanços, desde que faça o tratamento adequado.

Além disso, é uma doença silenciosa e quando apresenta sintomas é porque já está em um estágio mais avançado.

Na Lúpus as células doentes atacam as células saudáveis, por isso é preciso de tratar desde o começa para evitar que a doença avance e comprometa todas as células do corpo. Muitas das pessoas que possuem essa doença já apresentam os primeiros sintomas desde quando nascem, porém algumas podem desenvolver apenas depois de adultos.

Por isso, a qualquer sinal dos sintomas você deve procurar um médico para que ele faça um diagnóstico exato.

Sintomas:

Os sintomas da Lúpus são muito fáceis de serem notados, porém eles podem ser confundidos com os sintomas de outra doenças, por isso, se você apresentar por um período longo, um ou mais dos sintomas você deve procurar um médico, pois somente ele pode lhe dar um diagnóstico completo.

lupus sintomas
Imagem tirada da internet

Os principais sintomas da Lúpus são:

  • Febre com mais de 38 graus por muitos dias seguidos
  • Cansaço em excesso, mesmo com sono regulado
  • Dores e inchaço nas articulações
  • Manchas avermelhadas no rosto
  • Feridas pelo corpo e que pioram quando no sol
  • Dedos azulados e brancos durante o frio
  • Falta de ar constantemente
  • Falha na memória
  • Dores de cabeça

Os sintomas dessa doença podem variar de pessoa a pessoa, pois dependendo dos órgãos onde a doenças está se desenvolvendo. Por isso se você apresentar mais de um dos sintomas acima de um vez, procure um médico para fazer um exame completo.

Tipos de Lúpus?

A Lúpus possui alguns tipos, que variam de pessoa a pessoa e do lugar onde a doença é desenvolvida. São basicamente dois tipos da doença, porém o uso de certas drogas pode causar um terceiro tipo, como veremos a seguir.

Lúpus Discoide

É a inflamação da pele, seus sintomas são manchas vermelhas e erupções na pele. Muitas vezes vem acompanhado de febre alta e dores de cabeça.

Lúpus Sistêmico

É a doença que ocorre dentro dos organismo, em alguns casos não apresentam lesões na pele, porém é preciso ficar atento para que a doença não evolua para outros órgãos.

Lúpus por drogas

O uso de algumas drogas podem causar a Lúpus, nesse caso são lesões passageiras e geralmente após o interrompimento do uso das substâncias a doença some. É o único caso de Lúpus que possui cura.

Tem cura?

Não, a Lúpus é uma doença autoimune, ou seja, o organismo não possui defesas suficientes para combater ela. Além disso, ela pode se espalhar pelas células saudáveis agravando a doença e seus sintomas.

Porém existem medicamentos e tratamentos que ajudam a aliviar os sintomas da doença e assim possibilitam que as pessoas que têm a doença possam ter uma vida normal e longa.

Tratamento da Lúpus

O tratamento da Lúpus começa a ser administrado logo após o diagnóstico. O diagnóstico é dado após consulta médica e exames de urina e sangue. Algumas vezes os sintomas se confundem com outras doenças o que dificulta a agilidade em detectar a doença.

O tratamento consiste em medicamentos que servem para poder aliviar os sintomas e assim possibilitar que o portador da Lúpus tenha uma vida normal e sem restrição. A doença é tratada com anti inflamatórios, protetor solar, corticoides em diversos níveis.

Quando se faz o tratamento correto para o seu tipo da doença, é possível ter uma melhor qualidade de vida e quase sem sintomas. Então se você tem a doença não deixe de se tratar!

Se você ainda tem dúvidas sobre a Lúpus nos deixe um comentário!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here