Condicionamento físico: Para que serve? Como melhorar? Saiba!

0
2

Sabe quando você sobe alguns vãos de escadas e se sente exausto quando chega no topo? Ou quando tentam dar aquela corridinha depois de um tempo de caminhada e logo se sente cansado? Isso é falta de preparo físico, ou em outras palavras, de condicionamento físico. Saiba mais a seguir!


Condicionamento físico

Para que serve condicionamento físico?

Condicionamento físico é uma consequência de treinamentos corporais que melhoram capacidades físicas como potência, força, velocidade, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, resistência física e coordenação motora. Todas essas capacidades estão relacionadas aos sistemas cardiovascular e respiratório.

Não se trata apenas de melhor aptidão física para esportes ou gastos intensos de energia! Um bom condicionamento físico para movimentos físicos específicos facilita também no dia a dia, evitando lesões, exigindo menos esforços e oferecendo maior rendimento. É questão de saúde, não de esporte ou estética.

Benefícios de ter um bom condicionamento físico

  1. Melhor controle sobre o peso corporal;
  2. Previne e ajuda no tratamento de doenças;
  3. Diminui os níveis de colesterol e gordura;
  4. Diminui a chance de ter lesões em esforços físicos;
  5. Melhora do humor e autoestima;
  6. Melhora a qualidade do sono, tratando problemas de insônia e ansiedades noturnas;
  7. Mais chances de viver mais tempo;
  8. Aptidão corporal para fazer diferentes esforços, exercícios, danças, esportes, dentre outros;
  9. Firmeza em movimentos por conta de uma coordenação motora mais focada;

Tipos de condicionamento físico

Os tipos de condicionamento físico são baseados no tempo de experiência e ganho de resultados corporais com atividades físicas, geralmente ligados a exercícios físicos que fortalecem cada vez mais os sistemas cardiorrespiratórios. Também é influenciado pela idade e saúde física e mental de cada um. São eles:

Nível baixo: É considerado um condicionamento físico baixo quando há zero experiência em determinados movimentos corporais. Os sedentários fazem parte desse nível, como também pessoas de idade mais avançada e de saúde debilitada (podem trabalhar isso com exercícios propícios).

Nível intermediário: É a fase de transição, adaptação e aperfeiçoamento do corpo com relação às rotinas de exercícios e atividades físicas. No mínimo, as pessoas com condicionamento físico mediano fazem 30 minutos diários de atividade física moderada por 5 dias na semana ou 20 minutos diários de atividade física intensa por 3 dias na semana.

Ocorrem muitas mudanças corporais progressivas em busca de melhoras no condicionamento físico, de acordo com o tipo de atividade física feita.

Nível avançado: É um estado ótimo de condicionamento físico onde o corpo se encontra mais ágil, forte, resistente e com melhor coordenação motora. A tendência é cada vez menos cansar fisicamente em movimentos no dia a dia e nos exercícios ou esportes.

Deve-se manter alterações de rotina constantes para não “estacionar” no ganho dos resultados. A continuidade com variações e novas habilidades mantém o corpo se transformando de forma crônica e melhorando cada vez mais o condicionamento físico.

Como melhorar o condicionamento físico?

Quer melhorar seu condicionamento físico? Basta mudar alguns hábitos no dia a dia, se dedicar e ter força de vontade. Aqui vão algumas sugestões:

  1. Vá de escada

Se você mora ou trabalha num edifício até o 4º andar, mais ou menos, esqueça o elevador por um tempo e vá pelas escadas!

São esforços que podem parecer difíceis no início, ficando bem cansativo, mas logo menos você fará sem perceber e até vai esquecer que elevador existe. Não precisa subir correndo, suba tranquilamente, praticando bem a respiração e postura.

  1. Faça caminhadas durante o dia

Vai ao trabalho ou faculdade de ônibus? Já pensou em descer em alguns pontos antes do seu destino final? Assim você já começa o dia aquecendo o corpo melhorando suas condições físicas.

Outra ideia é passear mais vezes no dia com seu cachorro, dando caminhadas mais longas (seu bichinho vai adorar!).

mulher feliz, fazendo caminhada

Você também pode experimentar caminhadas no horário do almoço, por exemplo. Ou quem sabe levar um tênis na mochila, colocar ele depois do trabalho e ir andando até um ponto mais distante e depois ir para casa.

  1. Faça faxinas funcionais

Limpar casa só entediante se você não tem um objetivo! Experimente colocar música alta, uma roupinha mais leve e faça todos os movimentos exigidos de forma precisa, como agachar, levantar, subir as coisas, esfregar, entre outros. São pequenas atividades que ficarão cada vez mais fáceis com a sua melhor performance.

  1. Alimente-se bem

Condicionamento físico também tem tudo a ver com o que nós comemos e a qualidade dessa alimentação. Comer muita gordura e doce não ajuda nada! O ideal é consumir energia e queimar na sequência.

Monte um cardápio diário saudável com uma nutricionista e melhor sua saúde física em 100% no dia a dia. Além disso, uma alimentação leve e regrada também melhor a performance nas atividades físicas, melhorando consequentemente o condicionamento físico.

  1. Dance!

Dançar faz bem, é divertido e queima muitas calorias. Seja em aulas de dança ou em casas de shows ou bailes, zumba em casa, saia para dançar, seja sozinho ou com os amigos.

Danças exigem coordenação motora e firmeza corporal, o que contribui bastante para um condicionamento físico cada vez mais aprimorado.

Tem dúvidas sobre como melhor seu condicionamento físico? Converse com profissionais da área de saúde e de educação física para melhor orientação. Eles podem lhe recomendar mudanças de hábitos baseados no seu estado de saúde.

Lembre-se: Condicionamento físico é resultado de ganhos progressivos, ou seja, leva tempo para melhorar. Comece desde já e garanta um futuro com um corpo mais forte, resistente e com tudo em cima!

Condicionamento físico: Para que serve? Como melhorar? Saiba!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here