Cintos de musculação: Para que servem, como e quando usar, protegem a lombar?

0
12

Com certeza você já deve ter visto nas suas idas à academia algumas pessoas usando uma espécie de cinto envolto da cintura na prática de alguns exercícios, parecendo uma pochete, não? Já deve ter visto também em campeonatos de uso de força, como o Força Bruta, né? Estes são os cintos para ajudar na musculação, também conhecidos como cinturão para musculação, mas é importante saber que nem todo mundo pode ou precisar usar. Quer saber mais? Continue a leitura.Cintos de musculação


Para que servem os cintos de musculação?

Ao contrário do que muitos pensam, os cintos de musculação não são especializados em potencializar o emagrecimento. São inúmeras as suas verdadeiras utilidades, todas focadas em preparar melhor o seu físico e aumentar sua performance. São algumas das utilidades dos cintos de musculação:

  • Ajudar no equilíbrio corporal, trazendo mais estabilidade nos movimentos e consciência corporal, principalmente em treinos pesados com exercícios de nível intenso. Sendo assim, é um excelente aliado dos treinos de atletas e fisiculturistas para melhorar seus resultados.
  • Evita o uso sobrecarregado da região da lombar, diminuindo a hiperextensão da lombar formando uma parede rígida em torno da sua medida corporal. Assim seus movimentos da coluna, posteriores, laterais e rotacionais serão limitados, te dando mais controle de tudo.
  • Importante ressaltar que é necessário seguir as orientações médicas e do seu personal trainer a respeito de utilizar este tipo de cinto ou não, pois, dependendo da sua saúde física, será prejudicial o uso, com danos sérios e irreversíveis, principalmente na região da coluna.  

Cintos de musculação e proteção para a lombar

Cintos de musculação também são indicados pelos médicos para casos de atletas que necessitem proteger a região da lombar nas costas, região essa que sofre muitos impactos constantes através dos exercícios físicos. Eles funcionam de modo a corrigir a postura do indivíduo, protegendo contra lesões musculares e evitando dores no local, por uso excessivo ou por machucados.


Modelos dos cintos de musculação

Cada corpo exige um tipo de modelo de um cinto de musculação, pois é isso que vai garantir mais estabilidade de determinado corpo. É a modelagem que garante proteção à coluna vertebral, músculos da lombar, trazendo mais conforto e estabilidade na hora de levantar pesos e fazer demais movimentos intensos. São alguns dos modelos mais procurados de cintos de musculação:

Modelo com cadarço draco:

Desenvolvido pensando em trazer mais conforto, flexibilidade e segurança ao usuário. Indicado para exercícios do cotidiano, de esforço leve a moderado, exceto em abdominais. Esses modelos vêm com cadarços de ajustes e travamento em velcro para adaptação às suas medidas. Uma conhecida marca fornecedora deste modelo é a Rudel.Modelo com cadarço draco

Modelo Gladian:

Funciona da mesma forma que o modelo descrito anterior, incluindo a parte dos cadarços, porém é indicado para exercícios musculares e de alto esforço físico de nível leve a pesado. Cintos de musculação Modelo Gladian

De couro:

Parece muito um cinto comum, com fivela de adaptação às medidas e tudo, porém sua espessura é maior e oferece os benefícios de estabilidade à coluna. A resistência a exercícios intensos é boa, porém o couro pode incomodar algumas pessoas, sendo ideal pra quem tá começando usar materiais mais maleáveis e adaptáveis ao corpo.Cintos de musculação de couro

Quando usar cinto de musculação?

Tenha cuidado com o uso excessivo do cinto de musculação, pois pode fazer com que você perca força isométrica (aquela que sustenta a coluna, músculos do abdômen e corrige postura). E também se você não está em plena fase de uso da força, nem pense em usar esse tipo de cinto, pois vai é te atrapalhar e pode prejudicar seu avanço muscular nos exercícios. Mulheres, não confundam com cintas modeladoras, as quais podem ser usadas 24h para afinar a cintura.

Como usar cinto de musculação?

Se você pode ou precisa usar o cinto de musculação só depende das suas necessidades físicas, como também do seu tipo de treino. Treinos leves e comuns de musculação, de pessoas que malham sem objetivos físicos extremos, não necessitam de usar cinto de musculação, apenas em casos médicos para cuidar da coluna ou lombar. Já quem usa força máxima nos exercícios ou esportes, é necessária avaliação médica para saber como usar da melhor forma e aproveitar os benefícios desse cinto na sua rotina.

Confirmando que pode e precisa usar, compre o modelo especificado pelo seu médico para suas necessidades físicas. Você irá usar somente no momento do exercício que exigir a força sobre a lombar, não precisa ser o tempo todo que estiver na academia. Molde o cinto de acordo com suas medidas do corpo, ajustando a fivela ou o velcro, e é só fazer seu exercício com mais precisão e estabilidade.

Cintos de musculação: Para que servem, como e quando usar, protegem a lombar?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here