Benefícios da goiaba: Para emagrecer, na gravidez, cabelo, diabéticos

0
15

De polpa suculenta, cheiro marcante e sabor maravilhoso, a goiaba é uma fruta apreciada não somente no Brasil, como também em todo o mundo. Muito famosa em sucos, doces, geleias, tortas ou em combinações que dão muito certo como goiaba e queijo!

Sua forma mais saudável de consumo é in natura, na fruta mesmo, ou através de sucos sem adição de açúcar. Dessa forma somos capazes de absorver os verdadeiros e completos benefícios dessa fruta para a nossa saúde e beleza. Quer saber quais são eles? Segue na leitura!Goiaba

Importância da goiaba

Considerada um “superalimento”, a goiaba contém altas quantidades de minerais e vitaminas e também quantidade considerável de fibras. Uma goiaba de tamanho médio fornece cerca de 50 calorias, nas quais 13g são carboidratos, 1,5g são proteínas, 5g são fibras e apenas 0,6g são gorduras; além disso, não contém colesterol nem sódio.

A fruta é altamente rica em vitamina C; contém mais concentração de potássio do que a banana; também é repleta de vitamina A, licopeno e também outros antioxidantes. Sendo assim, a goiaba é uma fruta de extrema importância para consumirmos por conter todos esses nutrientes que colaboram no organismo com ações antibacterianas, contra o colesterol, contra o diabetes, que ajudam a favorecer o emagrecimento e também cuida do funcionamento do intestino.

Principais benefícios da goiaba na saúde e na beleza

  • Para emagrecer:

Pesquisas mostram que a goiaba tem propriedades que auxiliam na perda de peso e controle alimentar. Cerca de 100g da fruta contém 5g de fibras, ajudando a complementar em lanches pequenos no dia a dia oferecendo saciedade através de um consumo de baixas calorias. As fibras da goiaba também retardam a absorção de açúcares pelo corpo, evitando acúmulo de gordura.

Além disso, a goiaba contém alta quantidade de vitamina C, o que melhora nossa imunidade, dá mais pique no dia a dia e nos dá força realizar exercícios e queimar as gordurinhas. No entanto, não significa que você deve comer várias goiabas que vai emagrecer, não é assim. Uma dieta completa contendo goiaba, seja em fruta ou suco, junto a exercícios diários vai resultar numa boa e saudável perda de peso.

  • Para diabéticos:

A goiaba é um dos melhores alimentos para quem sofre de diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Essa combinação de propriedades ajuda a evitar picos de glicose e de insulina na corrente sanguínea, os quais devem estar sempre bem controlados em pacientes com diabetes. A goiaba também ajuda a prevenir o desenvolvimento da diabetes do tipo 2.

  • Na gravidez:

As propriedades dos nutrientes da goiaba ajudam na melhor formação do sistema nervoso do feto, portanto é um alimento saudável tanto para as mamães quanto para seus bebês. No entanto, deve ser comida com cautela, pois a goiaba afeta o trabalho do intestino, e durante a gravidez a mulher já tende a sofrer de prisão de ventre. Portanto, se está grávida, certifique-se com seu médico ou nutricionista com qual frequência você pode comer goiaba durante a gestação.

  • Para o cabelo:

Para os tratamentos de cabelos fracos e queda de cabelo, as folhas da goiaba são bastante indicadas. Também dizem que as folhas da fruta possuem propriedades que ajudam no maior e mais rápido crescimento dos fios, pois nela contém vitaminas do complexo B e vitamina C, que nutrem os folículos e acelera o crescimento.

O ideal é usar uma loção feita com as folhas da goiaba cerca de 3x por semana. E é fácil de fazer: Ferva água com as folhas de goiaba por uns 20 minutos, coe e deixe esfriar tampado; depois de lavar bem os cabelos com shampoo e condicionar, aplique a solução, massageando por 10 minutos, focando a penetração na raiz; deixe o produto na cabeça por 2 horas e depois enxágue com água morna.

Extra: Goiaba prende o intestino?

Sim, isso é verdade, a goiaba possui efeitos que prendem o intestino devido aos seus fitoquímicos que retardam o funcionamento do órgão, causando peso no intestino, principalmente em quem tem metabolismo lento. Então, não é impressão sua quando você tem prisão de ventre após comer goiaba, portanto é bom comer com cuidado e não em quantidades exageradas.

Benefícios da Goiaba branca x Goiaba vermelhagoiaba vermelha x branca

Falando da goiaba de modo geral, vimos todos esses benefícios que a fruta pode trazer para nossa saúde e aparência. Mas você sabia que os tipos de goiabas também influenciam em como recebemos esses benefícios. Veja abaixo os exemplos dos benefícios específicos da goiaba branca e da goiaba vermelha, com diferenças muito além das cores.

  • Goiaba branca tem mais vitamina C do que a goiaba vermelha;
  • Goiaba branca tem mais potássio do que a goiaba vermelha;
  • Goiaba branca tem mais vitamina A do que a goiaba vermelha;
  • Goiaba branca tem mais fósforo do que a goiaba vermelha;
  • Goiaba vermelha tem mais proteínas do que a goiaba branca;
  • Goiaba vermelha tem licopeno.
Benefícios da goiaba: Para emagrecer, na gravidez, cabelo, diabéticos
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here