Zumba Fitness: O que é, benefícios, Emagrece? Vídeos e mais!

0
2

Em toda academia de dança ou até de musculação que tenha aulas em grupo que você for, ela estará lá, arrastando multidões de pessoas de todas as idades para dançar e suar bastante. Vamos falar mais sobre esse exercício que mistura dança e ginástica, a Zumba Fitness!


Zumba

O que é zumba fitness?

Zumba fitness ou simplesmente zumba é um exercício aeróbico que mescla movimentos de dança com técnicas de ginástica, que ao mesmo tempo que movimenta bastante o corpo, motiva e é guiada pelo ritmo de músicas.

Sendo assim, acaba sendo uma atividade divertida, que trabalha coordenação do corpo e também ajuda muito a emagrecer.

Quais os ritmos da zumba fitness?

Os ritmos musicais mais explorados pelos movimentos da zumba são as músicas latinas, que incluem salsa, merengue, mambo, reggaeton, e também algumas músicas brasileiras dos gêneros de samba, axé e funk.

Dependendo do estilo do professor e do ritmo da turma, pode incluir até mesmo pop e hip hop.


Onde e quando surgiu zumba fitness?

O estilo atual das aulas de zumba é um programa de exercícios fitness inspirado nos exercícios com dança latina criado pelo coreógrafo Beto Pérez, na Colômbia, por volta dos anos 90.

Contam que Beto esqueceu sua fita de músicas em casa que tocava na aula e acabou colocando outra com músicas latinas que tinha encontrado em seu carro, daí guiou a aula de um jeito diferente.

De uns anos pra cá a ideia se renovou e se espalhou pelo mundo, tendo mais de 200 milhões de alunos e alunas em mais de 180 países. Por isso, o ritmo é considerado a maior academia do mundo!

Benefícios da zumba fitness

  • É possível queimar de 500 a 1000 calorias numa aula de zumba;
  • É uma atividade alegre, portanto é motivadora e divertida;
  • É uma atividade em grupo, portanto cria relacionamentos entre as pessoas e cria novas amizades;
  • Aumenta os reflexos da pessoa;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Ajuda no equilíbrio da pessoa;
  • Melhora a capacidade dos sistemas cardiorrespiratório;
  • Deixa as pernas e o bumbum bem firmes;
  • Trabalha a memória por ensinar coreografias que precisam ser decoradas e repetidas nas aulas seguintes;
  • Fortalece os músculos e também os ossos.

Zumba fitness emagrece?

A zumba é considerado um exercício de alta queima calórica! São movimentos intensos que possibilitam o emagrecimento com dança! Pessoas chegam a emagrecer até 1000 calorias por aula e ainda complementam com um ganho de massa magra e tonificando partes como bumbum, pernas e posterior da coxa.

Algumas academias focam ainda mais os movimentos na queima de gordurinhas localizadas, como no abdômen e braços, mandando essas gordurinhas para longe. É possível ver o corpo mudar para melhor de 1 a 3 meses após o início das aulas.

Mas é para fazer com vontade! De nada adianta o professor fazer um movimento bem amplo se você mal levanta o braço, né? Se joga, dance e emagreça!

Como fazer zumba fitness?

As aulas têm duração em média de 1 hora, incluindo aquecimento com músicas que exigem menos do corpo e com alongamentos para relaxar e evitar lesões. A sala de aula deve contar com um grande espelho numa das paredes, na qual todos os alunos possam se ver e ver os movimentos do professor, para assim repetir.

A maioria dos movimentos são fáceis e intuitivos, daqueles que você fica meio perdido na primeira vez, mas já na segunda ou terceira aula já faz naturalmente e se divertindo.

As aulas podem ser acrescentadas de equipamentos de academia como step, cadeira, pesos leves para tonificar algumas partes do corpo; pode ser feita na piscina visando menos impacto; pode ser feita com movimentos super leves para um público idoso; pode conter atividades e jogos para atrair o público infantil; pode ser baseada num treinamento de circuito, acelerando bastante o metabolismo; e assim vai.

Só depende da proposta da academia, do estilo do professor e do ritmo da turma.

Vídeos de zumba fitness

Zumba para iniciantes

Confira abaixo um exemplo de aula de 50 minutos para quem está começando agora! São movimentos fáceis, empolgantes e ainda assim ajudam a eliminar bastante as calorias.

Você pode começar em casa mesmo, afastando os móveis na sala e seguindo o vídeo abaixo, mas recomendamos fazer a aula numa academia com mais pessoas, é mais empolgante e divertido.

Despacito na Zumba 

No vídeo abaixo, já temos uma turma mais avançada dançando a envolvente música Despacito, de Luis Fonsi com Daddy Yankee. Avançada pelo ritmo da coreografia, mas ainda assim são passos fáceis de serem acompanhados! Que tal tentar?

Zumba Gospel

E para os fãs da música gospel, também dá pra dançar zumba! Por essa você não esperava, né? As músicas geralmente são remixadas para ajudar no ritmo das danças. Confira abaixo um exemplo de uma música da banda Tribos da Nação.

Zumba Fitness: O que é, benefícios, Emagrece? Vídeos e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here