Whey Protein – Um guia absolutamente completo

0
1284

whey-protein-pó

Hoje vamos falar da proteína mais famosa do mundo, provavelmente, no vocabulário e cotidiano de atletas e amadores do mundo da musculação, a Whey Protein. Continue na leitura para entender mais sobre esse suplemento, tipos, seus benefícios e muito mais.

 

O que é whey protein?

É a proteína extraída do soro do leite, antes do seu processo de transformação em queijo. Além de ser uma excelente fonte de proteína, a Whey Protein oferece um grande valor biológico em sua composição, que é de 100. Para você entender melhor sobre valor biológico, compare com outros produtos, como o frango que tem 79, ou peixe com 83, os quais também oferecem seus benefícios vitamínicos e proteicos e são outras fontes indicadas para o consumo. Possui também alta concentração de glutamina e BCAA, fornecendo assim muito mais aminoácidos ao corpo, sem adição de colesterol ou gordura (quando consumidos em carne, ovo e leite, por exemplo).

 

Tipos de whey protein

Existem três tipos de Whey Protein, os quais são diferenciados no processo de microfiltração e ultrafiltração do soro do leite, procedimento para captar em maior concentração as proteínas e diminuir água e outros minerais do soro. São eles:

whey-Protein

  1. Whey Protein concentrada:

– Menor custo entre os três tipos;

– Passa por um processo leve de filtragem;

– Concentra entre 70 e 80% de proteínas, sendo o resto carboidratos e gorduras;

 

  1. Whey Protein hidrolisada:

– Passa pelo mais minucioso tipo de filtragem, conhecido como hidrólise quebrando as cadeias proteicas em fragmentos menores, facilitando absorção no organismo;

 

  1. Whey Protein isolada:

– Maior custo entre os três tipos;

– Passa por um maior processo de filtragem;

– Concentra até 95% de proteínas (algumas marcas possuem 0% de gorduras e carboidratos);

– Grande concentração de minerais e proteínas essenciais e não-essenciais.

Melhores Whey Protein:

Whey no2 Pro; VP2 Whey Isolate;  Whey Gold Standard 100%; Iso Whey V3; Whey Carb SRO; Whey Carnivor (proteína hidrolisada da carne e não do soro do leite). Todos são importados.

Efeitos e benefícios  do Whey protein

Dentre os fatores positivos que a Whey Protein proporciona no nosso corpo estão o alto ganho de energia e resistência física para aguentar e sempre melhorar em treinos; alto nível de retenção de nitrogênio nas células musculares, que é um fator ideal ao crescimento; também tem ação antioxidante, fortalecendo o sistema de imunidade do organismo; também evita efeitos de overtraining, o qual envolve extrema fadiga após os exercícios e até regresso nos resultados; sua rápida absorção também se diferencia de muitos outros suplementos.

 

Whey Protein e a perda de gordura 

whey-protein-academiaQuando se fala em um suplemento desse tipo como a Whey Protein, já associamos imediatamente à ganho de massa muscular (magra), mas se engana quem acha que não ajuda em dietas de perda de peso (gordura). Tal proteína é super indicada também para quem quer emagrecer sem perder massa magra, como uma manutenção muscular.

Isso se dá pelo controle de níveis de açúcar no sangue que a Whey oferece no corpo, saciando mais rapidamente a fome. Mas é claro que quando mal utilizada, ou de qualidade ruim, ou não acompanhada de exercícios físicos, a proteína pode sim causar efeito reverso no corpo, fazendo a pessoa reter gordura, daí sempre a importância de acompanhamento de um profissional para definir bem como e quanto cada um deve consumir para assim atingir suas necessidades, sejam estéticas ou de saúde.

 

Efeitos colaterais do Whey Protein

No geral, a Whey Protein não oferece nenhum risco de efeito colateral negativo ao organismo, exceto não ser indicado a intolerantes à lactose, afinal é extraída do soro do leite, e também a gestantes e outros tipos de alergia, que sempre devem ser avaliados antes de consumir algum suplemento do tipo.

 

Como tomar Whey Protein

É vendido em pó, portanto basta dilui-lo em água para consumir. Recomenda-se 500ml de água com uma dose do suplemento, aquela colherzinha que vem junto ao pote, mexa bem e beba. Quanto à quantidade a ser tomada, vem no rótulo escrito dessa forma, mas dependendo dos seus objetivos pode ser diferente a concentração (consulte um profissional, não administre nada sozinho!). E quanto à quando tomar, isso depende de cada um dos tipos de Whey:

  1. Whey Protein concentrado:

Pode ser consumido a qualquer hora do dia, como no pós-treino, antes de qualquer refeição ou ao acordar, basta disciplina. Este tipo não é recomendado para pessoas intolerantes a lactose.

  1. Whey Protein hidrolisada:

Excelente para ser consumido no pré-treino imediato e também no pós-treino, podendo dividir a quantidade diária nesses dois intervalos. Não tem nenhum tipo de contra-indicação.

  1. Whey Protein isolado:

Considerado pelos atletas o melhor de todos, pois possui maior concentração proteica, é indicado para consumo logo após os treinos de média a alta intensidade a fim de manter a massa magra obtida.

PRINCIPAIS LABORATÓRIOS E MARCAS QUE VENDEM WHEY PROTEIN

Whey-protein-2Laboratórios nacionais:

Best Bulk; Body Nutry; Max Titanium; Body Action; DNA; Empresa Vulgo; Fisio Nutry; Growth Supplements; Inovate/Muscled2; Integralmedica; Muscle Lab; Neonutri; Nutrilatina; Omega Nutritition; Probiótica; Pro Corps; Solaris; Supley Laboratório; Universal Nutrition; Midway; X Pharma Suplemento.

 

Laboratórios internacionais:

Optimum Nutrition; AST Sports Science; Nutrilatina AGE; VPX Sports Zero; MuscleMed.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here