Vitamina E: Seus benefícios e em que alimentos encontra-lá

0
2

As vitaminas são substâncias que ajudam o nosso corpo a trabalhar de melhor maneira, elas são indispensáveis para que o organismo funcione. A maioria das vitaminas são produzidas pelo próprio corpo, como é o caso da Vitamina E, uma vitamina essencial. Porém, pode acontecer de o corpo não produzir essas vitaminas em quantidade suficiente para atender as necessidades do organismo. Neste artigo vamos falar tudo sobre a Vitamina E, suas funções, benefícios e como consumir ela de maneira certa.

vitamina e

Continue lendo e confira!

O que é a Vitamina E

A Vitamina E é uma substância lipossolúvel e essencial para o funcionamento adequado do organismo. Entre suas principais e mais importantes funções está o seu poder de ser um antioxidantes, ou seja, ela contribui para evitar o aparecimento de radicais livres, rugas e combate o envelhecimento precoce.

Além disso, ela também auxilia na prevenção de doenças cardíacas, câncer de próstata e até mesmo do mal de alzheimer. E é por causa desse benefícios que ela deve sempre estar em níveis satisfatórios no corpo, nem em muito quantidade, pois pode inibir a absorção de outras vitaminas importantes como a vitamina A e a Vitamina K, e nem em baixos níveis.

Quando existe uma baixa de vitamina E no corpo é possível consumir alimentos que fornecem essa vitamina, como é o caso de diversos óleos, sementes e nozes.

Benefícios da Vitamina E

A vitamina E é um poderoso antioxidante, que entre vários benefícios pode-se destacar a contribuição para evitar o envelhecimento precoce e a presença dos radicais livres. Mas além desses benefícios principais, ela também traz outras vantagens para o nosso organismo e para vida em geral, como:

  • ajuda no desenvolvimento do corpo e no crescimento em geral
  • Ajuda na formação dos glóbulos vermelhos no organismo
  • Ajuda a diminuir os efeitos do cigarro no pulmão e por isso é muito recomendada para pessoas que estã parando de fumar.
  • Previne diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer e doenças do coração.
  • Ajuda na formação do colágeno, o que proporciona uma pele mais firme e saudável.
  • Ajuda na diurese
  • Ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.
  • Ajuda a diminuir as cãibras

Onde encontrar a Vitamina E

A vitamina E é produzida pelo próprio corpo, porém ela também pode ser encontrada em muitos dos alimentos que consumimos no dia a dia. Além disso, em casos específicos de pessoas que precisam de aumentar a quantidade dessa vitamina no organismo, pode ser receitado suplementos específicos de vitamina E.

Esses suplementos são facilmente encontrados em farmácias e possuem preços acessíveis, além de serem uma maneira fácil e segura de ingerir essa vitamina. Para saber se você está com deficiência na vitamina E é necessário fazer exames de sangue e um diagnóstico médico.

Mas se você quer ingerir essa vitamina de maneira natural, os alimentos onde ela está mais presente são, frutas como ameixas, mamão, manga, kiwi, abacate e uva. Outros alimentos ricos em vitamina E são a acelga, amendoim, avelã, aspargos, couve, espinafre, fígado, ovos, brócolis, cereais, castanha do pará e os óleos vegetais.

vitamina e alimentos

Deficiência de Vitamina E

Como já dito, a deficiência da Vitamina E só pode ser 100% diagnosticada por meio de exames de sangue, porém alguns sintomas podem indicar que você está com deficiência dessa vitamina. Os principais sintomas são:

  • Dificuldade de equilíbrio
  • Problemas de reflexo
  • falta de coordenação motora
  • Dormência e cãibras
  • Tremores
  • problemas para nadar

Esse são apenas alguns dos sintomas, lembrando que não significa que você tenha deficiência dessa vitamina apenas por apresentar um ou mais deles, mas em caso de suspeitas procure um médico para que ele lhe dê o diagnóstico.

Vitamina E ajuda a emagrecer?

Muitas pessoas têm a dúvida se a vitamina E ajuda ou não na manutenção do peso, uma vez que muitos dizem que ela é boa para ajudar na perda de peso, uma vez que ela acelera o metabolismo e com isso potencializa o emagrecimento. Enquanto outros afirmam que ela pode engordar.

A verdade é que a função dessa vitamina não é ajudar no controle do peso, e sim nas funções antioxidantes, melhorando a pele, ajudando na cicatrização, etc. Porém podem ter efeitos colaterais ligados diretamente ao peso, porém isso é algo que varia de pessoa a pessoa.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here