Treinamento funcional: Para que serve, benefícios, hipertrofia, emagrece?

0
10

Limpar a casa, cuidar das crianças, lavar o carro, entre outros. Todas são atividades que trabalham muito nosso corpo, porém nos cansam também bastante. Agora imagine um treino que nos deixe mais preparados para essas atividades no dia a dia, ou seja, que deixe tudo mais funcional? Venha saber mais sobre o treinamento funcional e como ele pode nos ajudar não só com exercícios físicos, mas também na vida.Treinamento funcional


O que é treinamento funcional?

Treinos funcionais são a reprodução das atividades do nosso cotidiano através de exercícios físicos dinâmicos e divertidos. Os movimentos são bem similares aos que fazemos na nossa rotina diariamente, porém com novo foco trabalhando melhor variados grupos musculares. Levantar, agachar, puxar, empurrar, saltar, correr, andar, virar, torcer, dobrar, entre outros, são apenas alguns dos movimentos requisitados nos treinamentos funcionais.

Normalmente, são considerados exercícios de nível leve e podem ser feitos apenas com o peso do próprio corpo. Porém, em níveis mais avançados, alguns acessórios podem fazer parte desses treinos, como fitas elásticas, halteres, cones, entre outros, vai depender do tipo do exercício e da capacidade física da pessoa.

Pra que serve o treinamento funcional?

Os treinos funcionais servem para acrescentar mais saúde e pique nas atividades do dia a dia. A rotina desses exercícios traz mais força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ao contrário da musculação que “prende” a pessoa a aparelhos fixos e exercícios repetitivos em séries, o treino funcional não é nada mecânico e é uma grande alternativa para quem está fugindo dos treinos tradicionais.

Mesmo com tantos benefícios, nem todo mundo pode realizar esse tipo de treinamento, pois tem muito a ver com cada pessoa e suas particularidades, ou seja, depende do condicionamento físico e do histórico de saúde de cada um. Sendo assim, o ideal é consultar um médico, atualizar seus exames físicos e descobrir se é saudável ou não no momento começar treinos funcionais. Para realizá-los com sucesso, concentre-se na qualidade dos movimentos e respeite os limites do seu corpo.Treinamento funcional com corda


Benefícios do treinamento funcional

Trazer resultados práticos e estéticos ao nosso dia a dia, em curto e longo prazo, é apenas um dos objetivos do treinamento funcional, que traz diferentes benefícios à nossa vida. São alguns:

  • Os exercícios se adaptam à você, não ao contrário;
  • Nesse tipo de treinamento você trabalha suas habilidades motoras;
  • É possível ganhar mais performance no dia a dia, desde atividades cotidianas em casa à melhoras nos exercícios físicos;
  • Além da musculação, você treina trabalho de corpo e percepção de movimentos;
  • Possui inúmeros exercícios e possibilidades, portanto é motivador, dinâmico e divertido, não monótono;
  • Você ganha melhorias na postura;
  • Melhorias também no equilíbrio muscular (simetria);
  • Garante a saúde da coluna vertebral, cuidando dela e dos músculos que a sustentam;
  • Aumento de força e resistência muscular;
  • São exercícios de nível leve a moderado que podem ajudar no processo de reabilitação para quem teve certos tipos de lesão e está voltando às atividades aos poucos.

Treinamento funcional para definição muscular

Para deixar o corpo com os músculos ainda mais definidos, muitas pessoas incluem os treinamentos funcionais nas suas rotinas de exercícios. Como são exercícios que ativam muitos músculos e diferentes articulações, eles melhoram também o tônus muscular, colaborando para um aumento da massa magra e diminuição do percentual de gordura no organismo, o que gera músculos mais definidos.

Treino funcional emagrece?

Sim, emagrece! Os exercícios dos treinamentos funcionais passam longe da monotonia e todo esse dinamismo possibilita perder de 800 a 1000 calorias numa única aula! Além disso, como você estará se preparando para aguentar o rojão do dia a dia, a tendência é você continuar gastando calorias ao fazer movimentos mais firmes e corretos no cotidiano. Sendo assim, pode confiar no treino funcional para servir de aliado para sua perda de peso. Lembrando que de nada adianta bastante atividade física sem uma alimentação correta e balanceada, não é mesmo?  Simpatia para emagrecer

Funciona para hipertrofia?

Não apenas para definição muscular, treinamentos funcionais também servem para otimizar a performance, melhorar estabilidade de movimentos e melhorar a força física, sendo é um grande auxílio na preparação física para aguentar os altos níveis de exercícios de musculação para gerar hipertrofia muscular. Contudo, é importante entender que: treinamento funcional não gera hipertrofia por si só, e sim auxilia a melhor seu desempenho nos exercícios que trabalham crescimento muscular.

Treinamento funcional: Para que serve, benefícios, hipertrofia, emagrece?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here