TPM: O que é, sintomas, quantos dias dura, como evitar os sintomas

0
15

Três simples letrinhas, mas que significam tanto para as mulheres (e também para os homens). Infelizmente, ela existe e costuma trazer algumas dores, sofrimentos e tristezas para as mulheres. Vamos entender melhor o que acontece de verdade quando rola a TPM? E mais: Vamos te ensinar a como evitar esses sintomas!tpm

O que é a TPM?

Mas afinal, o que é a TPM? A tensão pré-menstrual é um período cíclico na mulher que precede o início da menstruação. Acontece apenas em mulheres em idade reprodutiva. Seus sintomas se manifestam por conta das inúmeras alterações dos hormônios femininos que ocorrem nesse período, antes, durante e depois da menstruação.

Essas alterações afetam certamente o sistema nervoso central. Essa “conexão” entre hormônios, endorfinas (hormônios da sensação de prazer) e neurotransmissores (serotonina) manifestam os mais diferentes tipos de sintomas no corpo da mulher.

Sintomas da TPM

Existem mais de 200 diferentes sintomas associados à TPM, os quais se manifestam na fase de ovulação do ciclo menstrual e costumam desaparecer ou reduzir ao fim do sangramento normal. Confira abaixo alguns dos principais sintomas relatados pelas mulheres:

  • Sintomas emocionais: Depressão, vontade de chorar repentina, irritação, ansiedade, problemas no sono (insônia, dormir demais ou sono reduzido), fome excessiva ou falta de apetite, fraqueza e cansaço psicológico e dificuldade de manter-se concentrada; em meio a esses sintomas, as mulheres dificultam seus relacionamentos com outras pessoas, com estresses ou fortes emoções desnecessárias.
  • Sintomas físicos: Cólicas constantes, dores de cabeça ou sensação de peso, espinhas e acne, aumento de peso, dores e inchaço nas mamas, pontas dos seios coçando, dores osteomusculares (dores no corpo), distensão gasosa (alterações no intestino), e afins.sintomas da tmp colica

Quantos dias dura a TPM?

A quantidade de dias que duram os sintomas da TPM depende de cada mulher e sua saúde, como também como é o ciclo menstrual de cada um e seu nível de sensibilidade a certos sintomas. Na maior parte dos casos, as mulheres costumam ter as primeiras alterações emocionais cerca de 10 dias antes da menstruação; quanto aos desconfortos físicos, geralmente são de 2 a 3 dias antes da menstruação, e duram até 1 ou 2 dias depois do seu fim. Tem gente que nem sente nada e já menstruou! O que também é normal.

Como evitar os sintomas da TPM?

Aqui mulherada, a melhor parte do texto! Confira algumas dicas de simples adaptações e mudanças de hábitos que farão você se sentir melhor durante a fase dos sintomas da TPM, evitando o uso de medicamentos. Quanto antes você melhorar sua vida será melhor, pois seu corpo vai se adaptar e estar melhor preparado para a TPM. Veja as dicas para evitar a TPM forte e desenfreada:

  • Faça exercícios físicos

Pratique atividade física, pois faz bem para o corpo e para a mente; libera endorfinas, relaxa e ajuda no bom funcionamento do corpo como um todo. Mas cuidado, pois atividades físicas intensas durante o período das dores pode agravar as dores, portanto pratique nesse meio tempo uma caminhada leve, trote, yoga, hidroginástica e afins; cerca de 30 minutos, umas 4x na semana.

  • Alimentos que ajudam na TPM

Consuma alguns alimentos que ajudam a evitar ou aliviar alguns sintomas. Consuma alimentos mais leves, com menos gorduras e sal, evite também doces em excesso e álcool. No mais, evite alimentação inadequada, pois pode contribuir para distensão abdominal, náuseas e inchaços, piorando inclusive os relativos à TPM.

E o que fazer com aquela vontade louca de comer doces e chocolate durante a TPM? Pode comer sim, porém com moderação! O cacau mais ativo nos chocolates amargos vai ajudar bem a elevar os níveis dos hormônios do prazer, como também elevar os níveis de magnésio no sangue, e isso provoca menos reações quanto aos sintomas da TPM.

  • Remédios para TPM

Essa é pra quem não conseguiu fugir dos medicamentos, mesmo com as mudanças no estilo de vida. Antes de qualquer medicação, busque orientação médica sobre o seu caso e saiba quais medicamentos ingerir para amenizar e evitar os seus sintomas.

No geral, as mulheres reclamam mais das dores de cabeça, de cólica e no corpo, sendo assim podem ser prescritos alguns analgésicos para uso no período; outros mais fortes podem ser indicados para enxaquecas e tonturas. Para quem quer tratar a longo prazo e controlar melhor sua menstruação, a prescrição de anticoncepcionais, controladores dos níveis hormonais, poderá ajudar bastante. Medicamentos naturais como Passiflora ou Valeriana podem também ajudar a acalmar os nervos e relaxando mais a mulher.

TPM: O que é, sintomas, quantos dias dura, como evitar os sintomas
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here