Tipos de metabolismo: O que é, tipos, dieta de cada, qual é o meu tipo?

0
12

Cada um de nós tem particularidades que nos diferem, incluindo como o nosso metabolismo funciona. Cada pessoa possui um conjunto de transformações e reações químicas diferentes no corpo, com diferentes respostas fisiológicas para cada processo metabólico dos nutrientes, desde a digestão até a absorção, e isso influencia no tipo de alimentação que cada um de nós devemos ter. E você, sabe qual o seu tipo metabólico? Vamos descobrir juntos?Tipos de metabolismo


O que é metabolismo?

Vamos entender primeiro como funcionam as reações do metabolismo. Elas se dividem em 2 grupos: anabolismo e catabolismo. Reações anabólicas são aquelas que produzem novas matérias orgânicas no nosso organismo; já as catabólicas são aquelas que geram grandes quantidades de energia livre a partir da degradação de moléculas mais complexas. Sendo assim, quando o organismo faz mais catabolismo do que anabolismo, a gente perde peso; já ao contrário, o organismo cresce ou ganha peso.

Quais são os tipos de metabolismo?

Sendo assim, nossa alimentação e rotina de atividades físicas influencia diretamente nessas reações metabólicas, portanto não podemos fazer dietas avulsas e genéricas que lemos nas revistas sem saber qual o nosso tipo de metabolismo para melhor ativar essas funções. Existem 3 categorias diferentes de metabolismo. São elas:

Proteína: Isso significa que, para alcançar objetivos de acelerar o metabolismo, gerando perda de peso e hipertrofia muscular, o seu corpo vai precisar de uma alimentação riquíssima em proteínas. Como frango, ovos, leite, entre outros. Sempre que possível, fique longe de alimentos que acumulem gordura no corpo, pois será bem difícil de queimar.

Exemplo de dieta:

  • Café da manhã: 2 torradas integrais com 1 ovo mexido + 1 copo de leite semidesnatado;
  • Lanche: 1 maçã pequena + 1 xícara (café) de castanhas (amêndoas ou nozes);
  • Almoço: 1 pires (chá) de folhas de rúcula com 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem + 1 escumadeira de macarrão integral com mussarela de búfala + 2 coxas de frango assadas sem pele;
  • Lanche: 1 pote de iogurte natural desnatado + ½ mamão papaia;
  • Jantar: 1 pires (chá) de couve-flor no vapor com 1 colher (sobremesa) de azeite extravirgem + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 1 fatia (120 g) de lombo magro assado.

Carboidrato: Essa é pra quem responde melhor à uma alimentação com mais carboidratos ou gorduras. Sendo assim, uma alimentação com carboidratos saudáveis e balanceados é bem-vinda, contendo pães integrais, massas integrais, frutas e carnes brancas, como peixe e frango. Evite ao máximo consumo exagerado de carne, leite, feijão e lentilha, por exemplo, basta consumir com moderação.

Exemplo de dieta:

  • Café da manhã: 1 fatia de abacaxi + 2 torradas integrais com requeijão light + 1 pote de iogurte desnatado;
  • Lanche: ½ mamão papaia + 1 xícara de chá de erva-cidreira;
  • Almoço: 1 prato (sobremesa) de agrião com 1 colher (chá) de azeite + 6 colheres (sopa) de arroz integral com cenoura + 1 omelete (2 claras de ovo com 1 fatia de peito de peru);
  • Lanche: 1 pera + 2 torradas integrais com 1 fatia de queijo minas;
  • Jantar: 1 prato (sobremesa) de alface e pepino com 1 colher (chá) de azeite + 3 escumadeiras de macarrão integral com molho de tomate + 2 colheres (sopa) de abóbora no vapor + 1 filé (80 g) de peixe assado.
  1. Lipídios ou metabolismo misto: Isso significa que o corpo consegue metabolizar bem tanto proteínas quanto carboidratos, por isso a alimentação pode ser dividida e equilibrada. Com esse tipo de metabolismo, o ideal é uma dieta que evite o consumo de glúten (mais difícil de digerir), já que esse grupo de pessoas são mais propensos a alergias e intolerâncias alimentares. Sendo assim, dê preferência a alimentos integrais, carnes, queijos brancos e leites desnatados.

Exemplo de dieta:

  • Café da manhã: ½ mamão papaia + 2 fatias de pão integral com uma camada de requeijão light + 1 xícara (chá) de leite desnatado;
  • Lanche:  1 pote de iogurte desnatado;
  • Almoço: 1 prato (sobremesa) de agrião com 1 colher (chá) de azeite extravirgem + 4 colheres (sopa) de arroz integral + 3 colheres (sopa) de feijão + ½ berinjela recheada com carne moída;
  • Lanche: 1 fatia de pão integral com queijo branco;
  • Jantar: 1 prato (sobremesa) de alface com pepino com 1 colher (chá) de azeite extravirgem + 1 escumadeira de macarrão integral ao sugo + 3 colheres (sopa) de ervilha + 1 filé de frango grelhado.

Qual o meu tipo de metabolismo?

E aí, se identificou com algum dos perfis de tipos de metabolismo? Calma que dá pra ter certeza através de exames médicos genéticos com um nutricionista, como também dá pra prever através da consulta, na qual o médico vai lhe perguntar sobre sua alimentação, disposição e outras questões de saúde. Procure ajuda de um profissional capacitado e nada de confiar em testes e dietas que viu em livros ou na internet. Faça uma dieta direito e da forma mais personalizada que seu organismo precisa!

Tipos de metabolismo: O que é, tipos, dieta de cada, qual é o meu tipo?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here