Stevia: O que é? Quantas calorias? Vantagens, desvantagens e mais!

0

Procurando opções para substituir o açúcar no dia a dia? Conheça o Stevia, um adoçante natural que faz parte da alimentação de quem busca mais saúde e poucas calorias. A seguir, conheça as vantagens e desvantagens de consumir este adoçante e muito mais.

Stevia

O que é Stevia? De qual planta ele vem?

Stevia ou estévia é um adoçante natural consumido como substituto do açúcar nas refeições, podendo ser usado em sucos, bolos, doces e outras receitas.

Também faz parte da composição de alimentos industrializados como refrigerantes, sucos, gelatinas, dentre outros. Sua origem é o extrato de uma planta chamada Stevia Rebaudiana Bertoni.

Quantas calorias tem?

O stevia não possui nenhum valor energético, ou seja, tem absolutamente zero calorias. Para entender a importância de trocar o açúcar por stevia no seu dia a dia, é só comparar que uma colher de sopa de açúcar cristal comum tem 40 calorias.

Apesar quantidade nula de calorias, o Stevia tem o poder de adoçar até 300x mais do que o açúcar comum, e ao contrário dele, não traz prejuízo à saúde.

Vantagens e desvantagens do Stevia

Não é só porque o stevia é livre de calorias que seu consumo seja totalmente liberado ou que não tenha nenhuma desvantagem. Tudo tem limite! Para entender, compare as vantagens e as desvantagens do consumo de stevia abaixo:

1. Vantagens

  • 300x mais doce do que o açúcar comum;
  • O organismo demora a processar o stevia, portanto fica no corpo por mais tempo em níveis balanceados;
  • Adoçante natural com 0 calorias;
  • Auxilia na alimentação de quem busca emagrecer;
  • Também ajuda no controle do apetite, reduzindo a fome, o que é ideal para quem busca comer menos vezes e em menores quantidades.
  • Ajuda no controle de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade;
  • Possui ótimo custo-benefício com relação ao preço do açúcar comum, pois poucas gotas são o suficiente para adoçar o alimento e o produto dura em casa bastante tempo.

2. Desvantagens

  • Pode causar efeitos colaterais em caso de consumo excessivo;
  • Muitas pessoas estranham a mudança do açúcar para o stevia, sentindo mal-estar;
  • Causa alergia em algumas pessoas, portanto deve ser testado antes de consumido indiscriminadamente;
  • Não deve ser consumida por crianças, grávidas ou por quem tem diabetes ou hipertensão, desde que tenha autorização médica ou nutricional para isto;
  • Pode causar mudanças de pressão arterial repentinas e outros efeitos colaterais por conta da redução rápida da glicose no sangue;
  • Pode afetar a saúde e funcionalidade dos rins;
  • Deve ser consumido apenas em forma de adoçante natural; quando são feitos muitos processos de industrialização, são adicionados muitos produtos químicos para torná-lo mais doce, e isto acaba tirando toda a naturalidade do adoçante natural; cuidado para não estar consumindo algo terrível para a sua saúde.

Efeitos colaterais do Stevia

O consumo de stevia costuma ser seguro e saudável para a maioria das pessoas, mas existem casos de manifestação dos efeitos colaterais. Podem ocorrer náuseas, dores no corpo, fraqueza muscular, tonturas, alergia ao produto, dentre outras.

A maioria dos efeitos só ocorre com o consumo exagerado ou por quem não deveria estar consumindo por questões de saúde.

Quem tem diabetes pode usar?

Sim, é um adoçante seguro para os diabéticos consumirem. Ideal que seja indicado pelo médico sempre, mas no geral é um produto inocente aos diabéticos, desde que consumido com responsabilidade.

Em excesso, pode ser prejudicial já que pode diminuir demais o açúcar no seu sangue, sendo necessário alterar as doses de insulina para equilibrar. Converse com seu médico sobre o assunto e pergunte quanto você pode/deve consumir diariamente de stevia.

Onde comprar?

Você pode encontrar stevia em forma de pó ou adoçante líquido em supermercados ou lojas de produtos naturais. Hoje em dia, já se tornou um tipo de produto popular por conta do aumento da procura de uma vida mais saudável, então você não terá dificuldade de encontrar.

Preço do Stevia

Depende do tamanho da embalagem, marca ou até estabelecimento em que você esteja comprando. Em média, um adoçante líquido de stevia varia de R$5 a R$15 reais. E, como foi dito no tópico de Vantagens, é um excelente custo-benefício, pois usa-se pouco do produto para adoçar, logo dura bastante tempo.

Stevia: O que é? Quantas calorias? Vantagens, desvantagens e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here