Spinning: Benefícios, Emagrece? Como fazer? Tipos? Aula completa!

0
5

Se você busca por um exercício que te faça suar bastante e ao mesmo tempo fortaleça seus músculos, o spinning pode lhe atender muito bem! Vem saber mais sobre essa atividade física e seus benefícios de saúde e estética no texto a seguir:


Spinning

O que é Spinning?

Também chamado de “ciclismo indoor”, o spinning é um tipo de exercício físico feito sobre uma bicicleta ergométrica propícia para o exercício. Com ele, é feito um treinamento intenso que se adequa ao condicionamento físico de cada pessoa, com o objetivo de ir melhorando cada vez mais.

É um exercício muito movido pela motivação, de modo ao praticante chegar até o final da aula dando o seu melhor, sem desistir. Nas academias, é um tipo de aula feito em grupo, mas também pode ser feito em casa na bicicleta adequada e com as instruções corretas.

Benefícios do spinning

  • Pode ser feito em casa ou nas academias em aulas de grupo;
  • Excelente para manter controle de peso, seja para emagrecer ou manter a boa forma;
  • Ajuda na construção do tônus muscular dos membros inferiores, que são quadríceps, coxas e glúteos; com a bike programada para subidas ou descidas, ainda ajuda na definição muscular das panturrilhas;
  • Músculos definidos mais evidentes, pois ao mesmo tempo que você torneia, as camadas de gordura diminuem, deixando os traços dos músculos mais aparentes;
  • Melhora da resistência cardiorrespiratória, tornando mais fáceis atividades como subir escada, corridas, dentre outras tarefas diárias e exercícios físicos;
  • É um exercício de baixo impacto, ou seja, preserva as articulações dos joelhos; se praticado da forma correta, é uma forma saudável de se livrar de desconfortos e dores sentidos em outros exercícios aeróbicos;
  • Alivia estresse emocional e tensão; e em ambiente de aulão, com muitas pessoas treinando juntas, fica tudo mais descontraído e divertido;
  • É uma atividade que respeita o condicionamento físico de cada um e vai demonstrando progresso com o passar das aulas;

Spinning emagrece?

Sim, emagrece! Uma aula de 45 minutos emagrece muito mais do que 1 hora de esteira ou bicicleta normal, por exemplo.

As mulheres chegam a emagrecer em média 600 calorias por aula, e os homens, que possuem maior resistência física, podem chegar até incríveis 900 calorias!

E emagrece não com relação ao tempo total de aula, como também da intensidade aplicada em tiros no exercício.

Spinning emagrece barriga?

Sim, emagrece! O gasto calórico inclui as famosas “pochetes” de gordura localizada na barriga. Mas lembre-se: O exercício por si só não tem tanto efeito quanto uma rotina de alimentação balanceada e outras atividades físicas.

Spinning emagrece até quantos quilos?

Se uma pessoa faz aula de spinning 5 vezes por semana, e em cada aula feita a pessoa perde de 500 a 700 calorias, isso significa que ela poderá perder cerca de 1 kg por semana.

Essas perdas tendem a se estabilizar com o tempo, sendo necessário reajuste de outros exercícios para desacostumar o corpo e ele voltar a perder peso. Consulte um educador físico sobre o assunto.

Spinning aquático (Hidrobike)

É uma variação do spinning em que é praticada com a bike dentro da água, onde metade do corpo fica dentro e outra metade fora da piscina. É uma bike mais leve, que fica presa no fundo da piscina e sem banco, deixando o aluno suspenso na água.

Spinning aquático

A pressão da água aumenta mais a exigência de condicionamento físico, dando ênfase nos glúteos e pernas.

É uma atividade ainda mais cansativa que pode fazer com que uma pessoa perca até 800 calorias por aula.Outro benefício é a diminuição do risco de lesões devido à leveza do corpo na piscina.

Quantas calorias se perde numa aula de spinning?

O spinning é considerada uma atividade de alto gasto calórico, perfeito para quem está atrás de emagrecer. Numa aula completa, de mais ou menos 45 minutos, um aluno pode chegar a perder de 300 a 600 calorias.

Esse número varia de acordo com a melhora do condicionamento físico da pessoa e seu desempenho por aula.

Como é uma aula de spinning?

Cheia de motivação e música alta, uma aula de spinning numa academia geralmente conta com uma turma grande e animada.

Geralmente, o professor começa com aquecimentos leves; em seguida parte para dinâmicas envolvem tiros de velocidade máxima ou tempo específico com determinada carga aumentada.

O nível das aulas varia de acordo com o condicionamento físico dos alunos. É bom começar com uma turma nova para todos embarcarem num mesmo ritmo e você não se sentir perdido!

Faça uma aula experimental em alguma academia próximo à sua casa para conhecer melhor o esquema de uma aula de spinning.

Spinning: Dicas de aula para iniciantes

  1. Posição correta na bicicleta!

Sua postura, tanto sentado ereto, quanto em avanço ou recuo devem ser feitas. No início, procure orientações com profissionais para ter os ajustes necessários na altura e assento da bike para assim não comprometer a qualidade do seu treino nem a saúde da sua coluna ou dos joelhos.

postura para spinning

  1. Aquecimento antes!

Spinning é um exercício de alta intensidade, portanto você precisa preparar o corpo antes de fazer todo o esforço da atividade.

Pode ser desde uma caminhada a uma corrida leve, ou até mesmo começar devagar alguns minutos na bike, apenas para lubrificar as articulações e aquecer mais os músculos.

Não force muito no aquecimento, pois pode te deixar fatigado para render bem no spinning.

  1. Hidratação nunca é demais!

Desidratação aumenta chances de lesões e outras complicações na saúde quando fazemos exercícios desse tipo.

Sendo assim, durante a prática do spinning, recomenda-se beber água a cada 20 ou 30 minutos de exercício, para ir repondo todo os líquidos perdidos no suor intenso do exercício; essa hidratação é importante principalmente em dias muito secos, e deve ser feita antes, durante e depois do treino.

  1. Cuidado com a carga utilizada!

Para você que está começando agora no spinning, respeite os limites do seu corpo e cuidado para não exagerar ao ajustar a carga.

Importante dizer que cargas mínimas ou zero não vão agitar e preparar seu corpo o suficiente, portanto cargas mínimas devem ser ministradas no início, sem comprometer seus membros inferiores nem atrapalhar seu condicionamento físico. Evite lesões!

  1. Use roupas adequadas!

As roupas para praticar essa atividade devem ser bermudas apropriadas para ciclismo, de preferência com fundo almofadado para evitar desconfortos no quadril e nádegas, pelo menos no início dos treinos.

As roupas devem ser leves, elásticas e confortáveis, nada apertado ou machucando. E o tênis para os pés devem ter amortecedores e ter uma pisada confortável no guidão da bike.

VÍDEO: Aula completa de spinning para nível médio/avançado

O treino a seguir serve como uma aula completa com orientações básicas para fazer em cima da bike. Apesar de o vídeo estar em espanhol, é visualmente compreensível e dá para acompanhar em casa se você tem sua bike para spinning. É uma aula longa, mas que vale a pena tentar para testar novos níveis da sua dedicação no spinning! 

Spinning: Benefícios, Emagrece? Como fazer? Tipos? Aula completa!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here