Sintomas da Dengue: Conheça e Saiba Como Alivia-los

0
52

dengue

A dengue é uma das doenças mais graves no Brasil, isso porque mesmo após anos de conscientização, as pessoas continuam não seguindo as regras básicas para evitar a proliferação do mosquito causador da doença, por isso todos precisamos estar atentos aos sintomas da dengue.

A Dengue é uma doença muito séria, uma vez que não pode ser tratada com a maioria dos remédios disponíveis, e em alguns casos dependendo do tipo de dengue ela pode ser considerada gravíssima.

Se você quer saber quais são os principais sintomas da dengue e os tipos mais comuns, além de como é feito o tratamento, confira nesse artigo onde explicamos tudo. Continue lendo e veja!

Sintomas da dengue clássica

Como já dito acima, os sintomas da dengue vão depender do tipo de doença, por isso é preciso ficar muito atento, pois o diagnóstico precoce é o que auxilia para que ocorra uma recuperação rápida e sem sequelas.

Os principais sintomas da dengue são um pouco parecidos com de gripes e resfriados, porém só se medique se tiver certeza, uma vez que os remédios para gripe não devem ser ingeridos em caso de dengue.

Para ter certeza do que você tem, somente um médico pode lhe dizer. Por isso se você apresentar alguns do sintomas abaixo procure um médico.

  • Dor de cabeça que não passa
  • Febre muito alta, acima de 39 graus já é preciso se preocupar
  • Enjoos e até mesmo vômitos
  • Cansaço extremo, mesmo sem fazer nenhuma atividade
  • Dor nos olhos
  • Mudança na coloração da urina
  • Dores pelo corpo e nas articulações
  • Manchas avermelhadas pela pele

sintomas da dengue

Esses são os sintomas mais comuns da dengue, e pode aparecer em todos os tipos, se você apresenta um ou mais sintomas, mas não tem certeza se está com dengue, procure um médico para fazer um exame detalhado e já começar o tratamento.

Sintomas da dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica é ainda mais séria do que a dengue clássica, por isso com qualquer um dos sintomas abaixo você deve ir diretamente ao médico para iniciar o tratamento, uma vez que a dengue hemorrágica se não tratada ela pode levar a morte.

Os sintomas mais persistentes são febre com mais de 40 graus, vômitos constantes, urina com sangue, olhos vermelhos, sangramento no nariz e boca.

Os sintomas da dengue hemorrágica costumam aparecer em até 3 dias após a picada do mosquito, por isso é preciso procurar um especialista o mais rápido possível.

mosquito transmissor da dengue
Mosquito transmissor da dengue. Aedes aegypti.

Como aliviar os principais sintomas da dengue

A dengue é uma doença que não pode ser tratada com qualquer tipo de remédio, por isso se você apresenta alguns dos sintomas da dengue é preciso ter cautela na hora de tentar aliviá-los.

Porém existem algumas maneiras de fazer isso, sem prejudicar a sua saúde ou de piorar a doença.

Em caso da febre alta, você pode começar utilizando panos úmidos na testa, nunca e nas axilas, além de intercalar com banhos mais frios que ajudam a diminuir a temperatura do corpo. Em alguns caso, recomendados por médicos, é possível usar medicamentos para febre como o paracetamol.

Já para os enjoos e vômitos o recomendado é ingerir menores quantidades de alimentos e evitar aqueles que são muito quentes ou muito gelados, pois eles ajudam a aumentar as náuseas, diminua também a quantidade de temperos, como o sal e a pimenta.

Outro cuidado para aliviar os sintomas da dengue é o descanso, por isso evite fazer atividades que exijam muito esforço e descanse o máximo que puder, assim as dores nos ossos e articulações também irão diminuir.

Tratamento para a dengue

Ao apresentar os sintomas da dengue juntos é preciso que você procure um médico, e em hipótese alguma se automedique ou tente fazer um tratamento em casa sozinho.

O tratamento para dengue não é muito difícil, porém é preciso que siga todas as recomendações dos médicos para se curar rapidamente.

No geral o tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos, principalmente por causa da febre que é elevada.

O paracetamol e o dipirona são os mais recomendados, já as aspirinas e medicamentos a base de ácido acetilsalicílico são proibidos e podem agravar a situação.

O Repouso e a ingestão de muito líquido completam o tratamento. No geral em mais ou menos uma semana os sintomas da dengue desaparecem e você se sentirá melhor, desde que faça o tratamento corretamente.

Esteja sempre atento a sua saúde!

Se você ainda tem dúvidas a respeito dos sintomas da dengue, nos conte nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here