Sintomas da anemia: Saiba AQUI se você pode estar com anemia!

0
10

A anemia pode ser causada por inúmeros fatores, desde carência de nutrientes, má absorção do organismo a fatores genéticos; a causa mais comum é a deficiência de ferro no sangue, que se chama anemia ferropriva.


É uma doença grave que se não tratada pode estimular aparição de novas doenças e exigir tratamentos mais complicados tardiamente. Dentre os principais grupos de risco se destacam crianças, adolescentes, gestantes e pessoas idosas, mas qualquer pessoa pode desenvolver ao longo da vida.  

Pensando em te ajudar a identificar possíveis sintomas da doença, listamos os 10 sintomas mais frequentes dentre as pessoas que manifestam diferentes tipos de anemia.

O diagnóstico certo você só poderá adquirir através de exames solicitados pelo seu médico, mas por enquanto confira se você se identifica com algum dos sintomas abaixo que podem te levar a pensar na anemia como uma possibilidade do seu caso:sintomas da anemia

10 sintomas da anemia

  1. Fadiga e cansaço constante

O sintoma mais comum que alguém manifesta quando está com anemia é a falta de energia no dia a dia. Fica mais difícil levantar da cama, até para as pessoas mais dispostas. O pique para as atividades físicas também diminui, e muitas vezes um sono pesado pode bater de repente. A respiração fica mais cansada e a vontade de dormir é alta.

  1. Taquicardia

Até mesmo em repouso, uma pessoa com anemia fica cansada, com os batimentos cardíacos mais acelerados, como se tivesse feito um esforço grande como uma subida rápida numa escada, sabe?

Esse aceleramento é normal quando fazemos um esforço de verdade, como na atividade física ou quando o corpo está doente, por exemplo, mas nunca é normal quando estamos em repouso. Isso ocorre na anemia porque é necessário mais esforço do corpo para oxigenar o cérebro devido às quedas de ferro no sangue.

  1. Sensibilidade na mucosa

Pode ocorrer um tipo de queimação na língua e na região da mucosa da pessoa com anemia. Isso faz com que a pessoa sinta desconforto na boca e dificuldade para engolir ao comer; como também desconforto em outras mucosas, como anal e vaginal também.

  1. Unhas e cabelos quebradiços

O ferro é importante para termos unhas fortes e cabelos bem presos no couro cabeludo, portanto se as unhas estão quebradiças e os cabelos caindo com maior frequência, pode ser sinal de anemia. Alguns casos de anemia por causa de deficiência de ferro manifestam primeiramente esse sintoma, ao sinalizar a má absorção do nutriente pelo corpo.

  1. Palidez e falta de viscosidade na pele

Essa característica é bem conhecida popularmente. É normal que uma pessoa com anemia fique pálida e com a pele sem vida, sem brilho natural. Os olhos também perdem o brilho, e a pessoa fica com uma aparência opaca, literalmente.

A boca fica esbranquiçada, ressecada, com rachaduras nos lábios e nos cantinhos. Isso tudo ocorre por causa das falhas na circulação sanguínea, que não irrigam a pele como deveria. A melhor forma para notar isso é observar a cor das mucosas da boca, gengivas, olhos e unhas, que também terão aspecto amarelado e sem vida.

  1. Ocorrência de mais cãibras

Não necessariamente é um sintoma obrigatório nos casos de anemia, mas muitas pessoas relatam cãibras mais frequentes, principalmente depois de esforço pesado.

Mas isso pode ser causa de outro tipo de deficiência na alimentação, como de potássio ou magnésio. Portanto, é extremamente necessário um exame de sangue para identificar as verdadeiras carências nutricionais de cada um.

  1. Formigamento nas extremidades do corpo

Principalmente nos casos de anemia por conta da deficiência de vitamina B12, podem ser comuns relatos de formigamentos nas mãos e nos pés. Isso gera dificuldade para andar, os membros ficam mais rígidos e a pessoa tem seus movimentos naturais limitados.

Esses formigamentos podem vir de repente, sem estímulo ou esforço aparente. Na maioria das vezes, é um sintoma certeiro de anemia.

  1. Consequências dos problemas de circulação sanguínea na saúde

Os casos mais graves que indicam anemia profunda, em que as hemoglobinas são destruídas ou param de ser produzidas, podem causar sérios problemas na saúde que podem ser sinalizados por:

  • Urina escura ou avermelhada;
  • Problemas no funcionamento dos rins;
  • Convulsões.
  1. Dificuldade para respirar

A falta de ar pode ser um sintoma da anemia também porque o sangue fica fraco e não consegue enviar a quantidade normal de oxigênio para os pulmões como deveria. Então, pode ser normal agonia por conta de uma respiração reduzida, hiperventilação ou até mesmo desmaios, por conta de pouco oxigênio transportado pelo organismo.

  1. Dificuldade para se concentrar

Não somente por conta dos outros sintomas que deixam a pessoa mais abalada, mas a falta de concentração em estudos, trabalhos e dia a dia é uma consequência da falta de nutrientes corretos no organismo.

E aí, se identificou com pelo menos 1 desses sintomas? Então nada de esperar seus sintomas piorarem e agende o quanto antes uma consulta seu médico; só ele poderá identificar seu tipo de anemia e como tratar. No caso de sintomas graves e repentinos, procure um médico de emergência.

Sintomas da anemia: Saiba AQUI se você pode estar com anemia!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here