Sertralina: Saiba Para Que Serve, Seus Benefícios e Efeitos Colaterias

2
21

A Sertralina é um dos mais famosos medicamentos antidepressivos em uso atualmente. Ele é indicado para o tratamento de depressão, ansiedade e distúrbios diversos, que são diagnosticados por um médico. Porém, mesmo que seu uso correto seja como um antidepressivo, esse medicamento ficou muito famoso por ter como um dos efeitos ajudar no emagrecimento, dependendo do organismo da pessoa.depressao

 

Para saber mais sobre a Sertralina, seus benefícios e efeitos colaterais, continue lendo esse artigo que vamos explicar tudo.

O que é a Sertralina

A Sertralina é um remédio antidepressivo, ou seja, seu uso é indicado por psiquiatras e médicos para pacientes que estão tratando problemas psicológicos como a depressão, ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo, também chamado de TOC, para a síndrome do pânico, entre outros distúrbios.

O principal ativo desse medicamento é o cloridrato de Sertralina, que tem como uma das principais funções atuar diretamente nos níveis do hormônio serotonina, que é o responsável pela sensação de bem estar e alegria. Por isso, que pessoas que fazem uso desse medicamento se sentem mais calmas e tranquilas, em alguns casos.

Como funciona?

A Sertralina atua diretamente no cérebro e nos níveis de serotonina nele, com os níveis altas as pessoas tendem a se sentirem melhores, mais felizes e calmas, por isso esse é um dos medicamentos mais famosos no mundo para tratar depressão, TOC, síndrome do pânico e até mesmo utilizado para aliviar sintomas da Tensão Pré Menstrual, TPM.

sertralina

Esse medicamento é considerado como tarja preta, isso significa que sua venda apenas é feita com a autorização e prescrição de um médico. Seu uso também deve ser acompanhado, pois somente um profissional pode dizer quando se deve aumentar ou diminuir as dosagens desse medicamento.

Quanto custa?

O preço da Sertralina pode variar muito, uma vez que diversos fatores podem contribuir para isso, desde a quantidade de mg das cápsulas, a quantidade de cápsulas por caixa e até mesmo a região onde você mora, sem contar que existem outros remédios, que também são a base de cloridrato de Sertralina, mas possuem outros nomes e isso pode influenciar no preço.

A média de preço pode variar entre R$ 20 reais a R$ 120 reais, por isso consulte nas farmácias da sua cidade para ter certeza do preço.

Sertralina emagrece?

Apesar de seu uso ser como antidepressivo e para tratar problemas relacionados a isso, muitos usuários da Sertralina relatam terem conseguido perder peso com o medicamento. Por ser indicado para o uso contra a ansiedade a falta de apetite e a perda de peso são considerados como efeitos do seu uso, então isso acabar ajudando para que as pessoas emagrecerem.

Porém, a Sertralina não deve ser comprada com essa finalidade, pois os resultados variam de pessoa a pessoa, e de organismo para organismo, podendo assim, algumas pessoas não apresentarem perda de peso, mesmo tomando a Sertralina.

Como tomar Sertralina

A Sertralina é vendida em cápsulas que possuem diversas opções de mg. A dose máxima recomendada por dia é de 200 mg, mas no geral apenas são receitadas 20mg, 50 mg, por exemplo.

Quem vai indicar o modo de usar correto e quantidade de medicamento a ser consumido é um médico que avaliará a sua saúde, porém, no geral é recomendado de uma a duas cápsulas por dia, sendo uma de manhã e outra a noite.

Efeitos colaterais da Sertralina

Como qualquer medicamento a Sertralina pode apresentar efeitos colaterais para os pacientes que estão usando esse remédio. Entre os efeitos mais comuns estão: Vômitos, insônia, cansaço, queda de cabelo, náuseas, perda de peso, boca seca, diarreia, distúrbios do sono, falta de libido, ejaculação precoce, ansiedade, mal estar, dores no peito, inchaço, sangramento do nariz, cólicas, mudança de humor, aumento da pressão, entre outros.

No geral, os efeitos colaterais desaparecem depois dos primeiros dias de uso, mas se continuarem suspenda o consumo e procure o seu médico.

Contra indicações da Sertralina

Medicamentos tarja preta possuem várias contra indicações, a principal delas é a de proibição do seu uso se a prescrição médica, mas além disso, grávidas, mulheres amamentando, pessoas com doenças predispostas e que fazem uso de outros medicamentos de uso controlado, não devem utilizar esse medicamento sem a autorização de um profissional.

Se você ainda tem dúvidas sobre a Sertralina deixe um comentário para nós!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

2 COMENTÁRIOS

  1. Sempre trabalhei com a área de saúde mental e a sertralina para este fim é o menos prescrito.
    Entretanto agora aos 51 anos passo passava pela fase dos caloroes da menopausa, quando lembrei da sertralina. Fui ao médico contei meus sintomas e disse acredito que se eu utilizar qualquer dosagem de sertralina poderei descartar o horroroso tratamento hormonal.
    Ele me olhou e falou dá pra tentar. Eu respondi tenho certeza. Pois somente isso é que poderei utilizar. Não posso usar harmónios.
    No dia seguinte tomei o primeiro comprimido e a partir daquele minuto nunca mais tive caloroes.
    Usei-a por 3 meses e esqueci da menopausa além de ficar mais feliz e disposta. Ha uma semana perdi a consulta e não consegui comprar. Remédio. Após 3 dias os caloroes voltaram a toda prova.
    Vou ter que continuar pelo menos até terminar essa fase.
    Quanto a perda de peso é balela.
    Sou magra e continuo magra. Quem é gordo tb vai continuar gordo.
    Para mim funcionou quando mais precisei.
    Os efeitos da abstinência consiste em coceiras generalizadas e inquietação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here