Retenção de líquidos: Causas, Como Evitar, Como Fazer Auto Drenagem

0
14

Muitas mulheres associam a retenção de líquidos à celulite, porque os tratamentos estéticos e cremes anticelulite sempre prometem evitar ou combater esse problema, mas será que é só no caso de celulite que a retenção de líquidos acontece? E se sim, o que é e o que causa esse problema? Existe tratamento e alguma forma de evitar que isso aconteça? É isso que vamos falar no artigo de hoje.Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um inchaço que acontece quando o corpo não elimina corretamente toda a água ou outros líquidos que deveria, e é mais comum notar esse inchaço nas pernas, barriga e nas costas (e até mesmo causar as bolsas que se formam embaixo dos olhos), sendo inimiga de quem quer emagrecer, mas ela também pode ser o sintoma de doenças mais graves, como falaremos a seguir.

O que causa a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos acontece por vários fatores diferentes, tanto em mulheres quanto em homens, mas as mulheres sentem mais esses efeitos porque ela aparece tanto durante a TPM quanto naqueles lugares onde tem inchaço e mais gordura localizada e celulite, como o culote, pernas, bumbum e barriga.

Na maioria das vezes a causa da retenção de líquidos é local, como a circulação sangüínea regional ser insuficiente, que pode ser resolvida com uma drenagem linfática, como falaremos a seguir. Mas, também pode ser um desequilíbrio nos mecanismos de transporte dos fluidos corporais, variações de pressão sanguínea regional, a quantidade de proteínas no sangue ou a quantidade de sais no corpo, a ação da força da gravidade, sedentarismo ou o sintoma de alguma doença.

O que pode ser?

Como falamos, a retenção de líquidos pode ser causada por vários fatores, mas além dos fatores que já falamos, pode ser um sintoma de algumas doenças ou problemas que devem ser diagnosticados e tratados, como:

  1. problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
  2. doenças da tireoide, que provocam um tipo específico de edema;
  3. uso de alguns remédios, como alguns anti-hipertensivos (que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos), diuréticos ou anticoncepcionais com alta dosagem hormonal;
  4. reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.

Como evitar a retenção de líquidos

Você pode adotar alguns hábitos (ou eliminar outros) para evitar a retenção de líquidos. Veja  a seguir:

  • Beba mais água (o ideal é tomar 35ml de água para cada quilo que você pesa).
  • Evite o sal e alimentos ricos em sódio.
  • Inclua o magnésio em sua dieta, que é um mineral encontrado em alimentos como as nozes, grãos integrais, legumes verdes, em suplementos e até no chocolate escuro.
  • Evite ficar muito tempo sentado ou em pé. Se puder, faça uma pequena caminhada a cada 1 hora sentado, para ativar a circulação.
  • Aumente a ingestão de vitamina B6, através de suplementos ou alimentos como nozes, banana, batatas e carnes.
  • Evite alimentos industrializados, enlatados e embutidos (salsicha, peito de peru, presunto, salame).
  • Aumente a quantidade de potássio, que é um mineral encontrado na banana, no abacate e no tomate.
  • Beba chá de hibisco, que também elimina a gordura localizada e facilita a digestão.
  • Evite os carboidratos refinados, como o açúcar, o pão branco e os biscoitos (mesmo os light).
  • Saia do sedentarismo, começando com uma pequena caminhada de cinco minutos por dia, pegando o ônibus num ponto mais afastado, por exemplo, ou descendo o prédio de escadas, ao invés de pegar o elevador.

Drenagem linfática diminui a retenção de líquidos?

Sim. A drenagem linfática é uma ótima opção de tratamento para diminuir ou eliminar a retenção de líquidos, e você pode fazer em clínicas estética, com um fisioterapeuta especializado, ou até mesmo em casa.

Se você quiser fazer a drenagem linfática em casa, siga esse passo a passo:

  1. Deite com um apoio embaixo das pernas (na altura dos tornozelos e panturrilha), e fique nessa posição durante cerca de 15 minutos, para melhorar o retorno venoso;
  2. Tome um banho morno, para ajudar a vasodilatação e facilitar a absorção dos ativos do creme que você vai usar na massagem;
  3. Faça a massagem com a mão em forma de conchas, usando um creme que tenha ativos contra a celulite e a gordura localizada, como a cafeína, por exemplo, fazendo pressão de leve a moderada.auto drenagem
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here