Remédios para dores musculares: Quais os melhores? Contraindicações?

0
12

Alguns esforços corporais no dia a dia podem causar dores musculares, desde um exercício de academia intenso a algum mal jeito na postura ou rotina nos serviços de casa, por exemplo. A questão é que nem sempre uma compressa morna na área ou um alongamento ajuda a recuperar o músculo e parar a dor, sendo necessário também algum remédio para tratar de dentro para fora. Hoje falaremos dos principais remédios utilizados pelas pessoas em casos de dores musculares.Remédios para dores musculares


IMPORTANTE: Não pratique a automedicação. Esses medicamentos possuem composições variadas e pode manifestar reações adversas, efeitos colaterais ou alergias caso seja administrado sem orientação médica. Sendo assim, busque um médico e relate seu caso antes de comprar algum dos medicamentos a seguir.

O que é dor muscular?

Antes de tudo, vamos entender o que ocorre no corpo quando sentimos uma dor muscular. Quando há uma inflamação nas fibras musculares, que ocorre principalmente quando um músculo permanece contraído por muito tempo, chamamos de dor muscular. Pode ser causada por exercícios intensos ou até mesmo situações de estresse emocional que refletem no corpo. Para isso, medicamentos existem visando aliviar e cessar essas dores.

É considerada uma dor normal até perceber-se alta frequência de repetições. Se a dor durar mais de 1 semana ou não passar, você deve procurar um médico com urgência para fazer os exames necessários, diagnosticar o caso e tratar da melhor forma. Dependendo dos sintomas, pode ser um caso de distensão muscular, tendinite ou artrite, por exemplo.

Tipos de remédios para dores musculares

No mercado, existem inúmeros tipos de medicamentos ou tratamentos para lidar com dores musculares. Medicamentos em forma de comprimidos, cápsulas, sprays, entre outros. Todos são eficazes, mas qual você deve tomar vai depender do seu caso e também das suas particularidades de saúde. As principais categorias de remédios para dores musculares são relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

Relaxantes musculares

Esses medicamentos atuam em busca de alívio imediato dos músculos inflamados ou tensos, reduzindo os espasmos musculares e a dor aguda e também facilitando o retorno dos movimentos normais. O principal princípio ativo é a tubocurarina que provoca a interrupção de algumas funções do corpo que estão causando a dor. São extremamente eficazes e atuam em poucos minutos no corpo da pessoa.

São alguns:

  • Miosan: Indicado para lombalgias, torcicolos e alguns casos de fibromialgias;
  • Mioflex: Indicado para casos mais dolorosos como artrite, reumatóide e osteoartrose;
  • Dorflex: Indicado para contrações musculares e dores de cabeça tensionais;dorflex

Anti-inflamatórios para dores musculares

Esses medicamentos agem combatendo a inflamação dos tecidos. Atuam favorecendo o desaparecimento de edemas, desidratando recidos tumefeitos, ajudando na melhor ativação da circulação local, o que ajuda a reduzir a dor física e também combate a febre.

São alguns:

  • Torsilax: Indicado para problemas relacionados à prática intensa de exercícios físicos e de musculação;
  • Nimesulida: Indicado para dores musculares no caso de torção, quebra de ossos ou lesão por esforço repetitivo (LER);
  • Dorilax: Indicado para o tratamento de luxações e alívio da dor local; também para casos de traumas ou torções e também dores de cabeça;Dorilax

Analgésicos para dores musculares

Esses medicamentos atuam bloqueando a ação dos receptores sensoriais do corpo, os quais enviam mensagens para o cérebro informando sobre focos de inflamações ou outros problemas; na maioria dos casos, quando o cérebro não recebe essa informação, a dor física é interrompida.

São alguns:

  • Aspirina: Indicado para alívio de diferentes tipos de dores;
  • Paracetamol: Indicado para dores musculares leves a moderadas;
  • Dipirona: Indicado para dores musculares normalmente provocadas por gripes e resfriados.Dipirona

Cuidados com remédios para dores musculares

Muito cuidado com o consumo em excesso destes medicamentos, pois alguns deles podem causar efeitos colaterais com o longo uso, como é o caso do Paracetamol que atua no fígado e pode trazer complicações mais à frente.

Outros podem causar sonolência e oferecer riscos às pessoas que andam sozinha, estão dirigindo ou até mesmo trabalham como algo que necessite de alta concentração, como é o caso dos relaxantes musculares.

Além disso, alguns anti-inflamatórios em excesso podem causar o efeito reverso no tratamento das dores, aumentando a sensibilidade à dor e revertendo o tratamento. Não se medique sem consultar um médico, é realmente importante respeitar essa regra.

Remédios para dores musculares: Quais os melhores? Contraindicações?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here