Pular corda emagrece?

0
426

Todo e qualquer exercício físico que tenha várias repetições em ciclos, ou seja, exercícios aeróbicos emagrecem sim! Logo, pular corda, que é um tipo de exercício aeróbico também, emagrece com certeza cerca de 500 a 800 calorias por hora, além de ser algo baratinho e prático para fazer em qualquer espaço!

Sendo assim, hoje vamos lhe orientar para começar de vez a pular corda e emagrecer com saúde e diversão, afinal quando se domina o pulo fica tudo muito divertido!

pular corda emagrece

Benefícios de pular corda

– Emagrece, com certeza! Como falamos acima, pular corda acaba por virar um exercício aeróbico pelo número de repetições dos saltos, fazendo suar bastante e ajudando a eliminar aqueles quilinhos extras.

– Com o tempo, com a prática, você passa a perceber ganhos no seu equilíbrio para tudo, além do domínio de pular a corda, é claro. Pessoas que costumam ser mais desastradas ou tropeçam bastante relatam melhoras com a prática de pular corda.

– Além do equilíbrio, sua coordenação motora também só melhora, deixando sempre em prontidão o corpo e a mente para outras atividades diárias.

– Otimização de sua aptidão cardiovascular, envolvendo coração, artérias, veias e circulação no geral, evitando potenciais doenças. Isso faz com que você renda mais durante o dia, de modo a cansar menos.

– Definição e tônus muscular, pois ao perder peso e fortalecer seus principais músculos dos membros, você passa a redefinir sua forma. No começo pode ser doloroso, como aquela dorzinha de academia, mas tudo é questão de prática e costume, e com certeza vale a pena fortalecer e até evitar possíveis danos musculares que poderiam surgir com o tempo pela falta de alguma atividade do tempo.

– Também ajuda na densidade óssea, melhorando a composição, estrutura e densidade dos ossos, contribuindo para evitar doenças como artrite, entre outras.

 

Dicas para começar a pular corda

Antes de começar, é preciso saber muito bem qual corda usar, o que envolve a escolha correta do material e também a medida da corda.

Especialistas recomendam para quem está começando as cordas de plástico, com rolamento, já o tamanho depende da altura de cada pessoa. Por exemplo, pessoas com até 1,50m precisam de uma corda com em média 2,45 cm; já de 1,50 a 1,80m, 2,65 cm; e acima de 1,80m, 2,85 cm.

Para pular corda, opte por usar roupas confortáveis e leves; não se esqueça de um bom tênis, com amortecimento para impacto de pulos para evitar lesões; esteja bem alimentado, pelo menos com uma vitamina cerca de 40 minutos a 1 hora antes de se exercitar; escolha um piso nem muito duro como asfalto ou concreto, nem muito escorregadio, como o piso de porcelanato, podendo começar pelo menos enquanto não há prática em um chão de grama ou carpete (não tapete!).

Agora é a hora de pular! Mantenha seu corpo ereto, com uma boa postura e olhando para frente; comece a pular com os dois pés, com as pernas estendidas, aterrissando com a parte de frente dos pés e com os joelhos levemente dobrados.

Você também pode variar os pulos com os pés, pulando com o esquerdo, depois o direito, mudando também de ritmo, acelerando, retardando, e assim vai. Conheça seu ritmo e seja seu guia ao pular! E não esqueça de ouvir aquela música que lhe acelera que você adora no seu fone de ouvido.

Alguns cuidados ao pular corda

Cuidado para não sobrecarregar sua musculatura pulando muito tempo por dia, ainda mais no começo, e também dê intervalos e não pule todos os dias até seu corpo se acostumar. Caso você seja sedentário mesmo, não faz nenhum exercício, procure começar uma caminhada antes de começar algum exercício como pular corda, para primeiro acostumar seu corpo a “acordar”, pode ser mais vantajoso.

Outro cuidado a ser tomado é saber se você está apto mesmo a essa atividade, pois mesmo sendo considerada uma atividade de baixo a médio impacto, pular corda afeta diretamente algumas partes do corpo que se alguém tem probleminhas nelas pode ser algo sem doloroso e agravante, tais como as articulações das pernas, quadris, joelhos e tornozelos.

Pessoas com sobrepeso e obesidade, hipertensos ou outros problemas cardiovasculares não devem praticar. Se você também vem de alguma cirurgia recente, tome cuidados; grávidas também sugerimos consultar médico antes de fazer esse tipo de atividade.

Veja também nosso post onde falamos mais de alimentação e como emagrecer com saúde

Não se esqueça que para emagrecer de verdade, independente do exercício físico que fizermos, precisamos nos regular também quanto à nossa alimentação. Comendo bem, nosso corpo ganha espaço para refletir todas os bons resultados de um exercício como esse de pular corda.

Veja outros exercícios para emagrecer com apenas 30 min por dia

Não se ache fraco ou estúpido caso você demore a pegar o jeito para pular corda, pode ser meio complicado mesmo para muitas pessoas. O importante é praticar e ficar atento em como sempre você pode melhorar essa atividade no seu dia-a-dia.

Tem gente que começa caindo e acaba por caminhar nas ruas pulando corda! Não desista, pratique bastante, coma bem e fique muito satisfeito com os resultados de emagrecimento que pular corda irá trazer para seu corpo e autoestima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here