Probióticos: O que são, para que serve, benefícios, alimentos

0
12

Todo mundo já conhece os efeitos positivos na saúde do intestino que os alimentos probióticos nos oferecem, mas você sabia que eles também têm outros benefícios, além de que pode ajudar a emagrecer? Vem saber mais!Probióticos


O que são Probióticos?

De nada adianta uma excelente alimentação se o seu corpo não estiver absorvendo bem, não é mesmo? Também para isso é recomendada a ingestão de probióticos no nosso dia a dia. Probióticos são um conjunto de bactérias, os lactobacilus, e alguns fungos naturais do nosso organismo que ajudam na eliminação de toxinas e gorduras do corpo, além de melhorar a absorção dos nutrientes, principalmente aqueles que mais necessitamos no momento.

Para que serve Probióticos?

A ação dos probióticos no organismo é contra agentes agressores como alimentos inflamatórios (leite de vaca, corantes, conservantes, açúcares, etc.), além de outros elementos externos (poluição, tintas, maquiagens, radiações, etc.)


Benefícios dos Probióticos

  • Reduz a probabilidade de uma pessoa desenvolver infecções respiratórias;
  • Aumenta em mais de 50% o sistema imunológico;
  • Ajuda a renovar o tecido do epitélio intestinal, que costuma ser lesionado após o uso de antibióticos e anti-inflamatórios;
  • Uma dieta com probióticos faz parte da rotina de quem busca longevidade com qualidade de vida;
  • Estudos comprovam ser uma ferramenta poderosa no combate a células doentes que possam virar tumores;
  • Ajuda a melhorar as respostas cognitivas no autismo e em casos de déficit de atenção;
  • Ajuda bem no controle do colesterol;
  • Ajuda a aumentar os níveis de serotonina no sangue, o que melhora e equilibra mudanças de humor da pessoa;
  • Excelente ferramenta complementar no emagrecimento;
  • Não possui contraindicações, pois são microorganismos naturais que nosso corpo já conhece; mesmo não apresentando nenhum tipo de alergia, são necessárias análises específicas de cada pessoa para saber como e quanto tomar e se é preciso.

Como tomar e quanto tomar Probióticos?

O ideal é consumir alimentos que contém probióticos ou através de suplementos ao acordar ou antes de dormir, preferencialmente em jejum, com um longo intervalo após alguma refeição. Um copo de iogurte ou uma garrafinha daquele leitinho gostoso fermentado da propaganda ao levantar ou antes de dormir parece uma boa, não? Caso seja suplementação, tome com qualquer líquido, desde que seja gelado, pois líquidos quentes podem desnaturar os microrganismos nele presentes.

Probióticos naturais e em alimentosProbióticos naturais e em alimentos

Iogurte: Uma das melhores e mais deliciosas fontes de probióticos para nossa alimentação. Fácil de achar pra comprar, é um lanche que sacia bem, rico em proteínas e de baixo teor calórico. Sendo assim, é um excelente aliado para quem deseja perder peso. Mas cuidado porque nem todo iogurte de mercado é assim, bom pra saúde, apenas aquele grego simples, neutro, livre de corantes, açúcares, aromatizantes e outros compostos artificiais facilmente encontrados. Consuma com frutas, sementes, nozes e afins, nada artificial.

Leite fermentado: São alimentos obtidos da fermentação do leite com adição de fermentos, que são as bactérias do bem; ajuda bem na flora intestinal, regula constipação e renova imunidade do corpo. Se comparado ao iogurte, é um alimento bem mais funcional pela maior quantidade concentrada de lactobacilus.

Missô: Um prato da dieta japonesa à base de probióticos extremamente saudável. Trata-se de uma sopa que evita acúmulo de gordura, reduz o colesterol e dá aquele up necessário na saúde. Possui probióticos porque passa por um processo de fermentação durante o preparo e antes de servir.

Kefir: É um tipo de produto fermentado com levedura e bactérias, bem parecido com o iogurte, porém contém mais quantidade ainda de probióticos.

Kombucha: Bebida forte fermentada principalmente a partir do chá preto.

Molho de soja ou Molho Shoyo: Este conhecido e saboroso molho é feito a partir de uma mistura de grãos de soja fermentados por microrganismos. Mesmo sendo saudável, consuma com moderação, pois possui alto teor de sal e pode prejudicar, ao invés de ajudar sua saúde.

Onde comprar probióticos?

Encontre facilmente iogurtes e leites fermentados em mercados grandes ou pequenos da sua cidade. Já os produtos de origem japonesa, mais facilmente serão encontrados em lojas especializadas da cultura. Quanto à suplementação, se necessária e indicada pelo seu médico, ele indicará pra você em qual farmácia comprar, ou qual loja de produtos nutricionais ir ou também em qual laboratório manipular.

Probióticos: O que são, para que serve, benefícios, alimentos
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here