Pílula do dia seguinte – Resposta das Dúvidas mais Comuns

0
57

Algumas vezes , por diversas razões, acontecem relações sexuais desprotegidas, nesses casos é preciso recorrer a alguns métodos para pode evitar uma gravidez indesejada. Se você já precisou de um método contraceptivo de emergência, com certeza ouviu falar da pílula do dia seguinte.

Porém se você quer tudo sobre ela, seus benefícios, recomendações de uso, e principalmente os efeitos colaterais, continue lendo esse artigo onde iremos explicar tudo o que você precisa para esclarecer suas dúvidas. Confira logo abaixo!

Pílula do dia seguinte como funciona?

pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método de contracepção de emergência, por isso ela deve ser usado logo em seguida após uma relação sexual desprotegida, sua eficácia nas primeiras 24 horas é de 95%, e vai diminuindo gradativamente até o momento limite para ingeri-la, que é de 72 horas após a relação sexual.

Ela funciona por meio de uma liberação de hormônios que vão impedir que ocorra a fecundação do óvulo evitando assim uma gravidez.

Como a pílula do dia seguinte libera muitos hormônios de uma só vez para o corpo da mulher, seu uso não é recomendado com frequência, sendo que quanto mais usá-la, maiores as chances dela falhar e você vir a ter uma gravidez mesmo após tomar essa medicação.

Além disso, algumas pessoas se sentem mal após ingerir-lá, então é preciso consultar um médico em alguns casos, para ter certeza de que se pode fazer uso da pílula.

Pílula do dia seguinte: Preço

marcas de pílula do dia seguinte

O Preço da pílula do dia seguinte varia muito de acordo com a região onde você mora, porém ela não tem custo elevado, seu preço pode variar de R$ 10 a R$ 30 reais, dependendo do tipo de pílula.

Existem algumas pílulas do dia seguinte que são consumidas em dosagem única e outras em duas doses no intervalo de 12 horas. As duas têm a mesma eficácia, com a diferença que com uma dosagem única corre menos risco de esquecer de tomar a outra pílula.

Pílula do Dia Seguinte engorda?

Um dúvida que muitas mulheres têm é se a pílula do dia seguinte engorda, uma vez que diversas pessoas que fazem uso de anticoncepcionais reclamam do aumento do peso por causa do remédio. A pílula possui muito hormônios, porém como ela deve ser tomada apenas em casos de emergência e não pode ser tomada com frequência os casos de aumento de peso por causa dela são raros.

Atrasa a menstruação?

Como já dito, é liberado no corpo uma alta dosagem de hormônios quando a pílula do dia seguinte é consumida, isso pode sim contribuir para o atraso da menstruação, porém em alguns casos ela pode vim antes também, isso irá depender de cada mulher.

Além disso, se você tomar a pílula e sua menstruação atrasar, não se preocupe a principio, pois o estresse e a ansiedade também colaboram para o atraso e desregulação do seu ciclo, porém em casos de muitos dias de atraso procure um médico ou uma clínica para fazer uma exame de gravidez, só assim você terá certeza se está ou não grávida

Como tomar pílula do dia seguinte corretamente?

A pílula do dia seguinte deve ser utilizada em até 72 horas após a relação sexual feita desprotegida, porém quanto mais tempo você demorar, menor será a porcentagem de eficácia da medicação.

Para as pílulas de duas doses é preciso tomar uma pílula o mais rápido possível, e outra 12 horas após a primeira, porém em caso de vômitos, é preciso tomar a primeira dosagem novamente e comprar uma nova para a segunda dosagem.

Já para a pílula do dia seguinte de dose única, você só precisa tomar um comprimido, mas em caso de vômito nas primeiras 5 horas horas após o uso você deve tomar novamente para fazer o efeito esperado.

Efeitos colaterais

efeitos colaterais pílula do dia seguinte

Esse é um método contraceptivo que possui muitos efeitos colaterais, mas os principais são enjoos, vômitos, dores de cabeça, ansiedade, sonolência, falta de apetite, tontura, vertigem, atraso na menstruação, piora do humor, aumento dos sintomas de tpm, entre outros.

Por isso ele não é recomendado para ter seu uso feito com frequência. Então o melhor a se fazer é buscar por outros métodos contraceptivos, como a camisinha, anticoncepcional, diu, e outros.

Se você ainda tem dúvidas sobre a pílula do dia seguinte, nos deixe um comentário!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here