Picolinato de cromo: O que é? Benefícios? Como tomar?

0
1

O cromo é um importante mineral natural que pode ser encontrado em vários alimentos, como carne, ovos, gorduras e óleos vegetais.


No entanto, seu consumo diário apenas com a alimentação não é o suficiente para ajudar a emagrecer, que é um dos seus efeitos mais importantes, sendo necessário para isso fazer suplementação.

E é nos suplementos que entra o componente picolinato de cromo, para ter esse efeito potencializado no organismo do indivíduo. Saiba mais!

mulher medindo sua cintura

O que é picolinato de cromo?

Picolinato de cromo é um componente derivado do cromo, que torna o mineral mais fácil de absorver, que é indicado para tratamento de diabetes, sendo também um aliado para os processos de perda de peso para quem já faz atividades físicas.

A principal função da substância é potencializar os efeitos da insulina, que muitas vezes pode ser rejeitada ou pouco absorvida por quem faz tratamento de diabetes.

Em paralelo, esse aumento da insulina traz maior sensação de saciedade, diminui o apetite, principalmente aquele descontrolado por doces e petiscos, e ajuda a controlar melhor ainda a doença. Essa função também colabora para uma melhor circulação sanguínea.

Picolinato de cromo

Benefícios do picolinato de cromo

  • Auxilia na perda de peso saudável;
  • Funciona no tratamento de diabetes para quem tem sensibilidade à insulina;
  • Absorve melhor a insulina e aprimora sua ação;
  • Melhora a circulação sanguínea e previne doenças do coração;
  • Auxilia no tratamento de colesterol e triglicérides altos;
  • Reduz o apetite por doces;
  • Diminui riscos de diabetes para quem não e tende a ter, como em casos genéticos, por exemplo.

Picolinato de cromo emagrece?

Essa substância também auxilia no emagrecimento porque tem a capacidade de aumentar o metabolismo, trazendo respostas de perda de peso mais rápidas com a atividade física.

Além disso, ao controlar a absorção de insulina, traz mais saciedade e menos vontade de comer, e uma alimentação mais controlada é sinônimo de emagrecimento saudável.

Mesmo com esses efeitos comprovados, o uso do picolinato de cromo para o emagrecimento ainda é duvidoso em muitos estudos, porém na prática é uma substância muito consumida para quem deseja essa ajuda extra no aumento de energia para obter resultados positivos de emagrecimento, em paralelo a uma alimentação saudável e rotina de exercícios físicos. Sendo assim, não é uma substância que emagrece por si só, mas que ajuda a regular a dieta e aumentar a energia do organismo.

Como tomar picolinato de cromo?

É importante tomar o suplemento com esta substância de forma prudente, caso contrário pode causar sérios efeitos colaterais e até agravar os pontos da saúde que ele tem como objetivo tratar.

Sendo assim, a ingestão limite correta pode variar de 50 a 300 mcg, variando de acordo com a necessidade e saúde do paciente, podendo ser consumido em cápsulas ou pó, depende da variação que você encontrar no mercado.

Para mais efeitos positivos no seu organismo, consuma algum produto que tenha mais nutrientes em conjunto ao picolinato de cromo. Converse com seu médico para pegar dicas de produtos.

Bula do picolinato de cromo

Posologia (dosagem):

A forma de tomar o suplemento picolinato de cromo varia de acordo com as recomendações do fabricante ditas na embalagem. Geralmente, é indicado para uso diário para tomar antes de uma das principais refeições do dia, como almoço ou janta, por exemplo.

Contraindicações:

Este componente não é indicado para grávidas, lactantes, idosos, crianças e quem faz uso de algum medicamento controlado. Nem todo mundo que tem diabetes precisa usar picolinato de cromo para potencializar os efeitos da insulina, portanto somente tome sob orientação médica.

Efeitos colaterais:

Sensações desagradáveis podem ser sentidas em caso de superdosagem, tais como:

  • Dor de cabeça;
  • Vômito ou ânsia;
  • Dor de barriga e diarreia;
  • Diminuição do apetite que pode causar déficit na alimentação;
  • Irritação e nervosismo;
  • Ansiedade;
  • Excesso de suor;
  • Dificuldade para dormir;
  • Fraqueza ou indisposição física;

Em casos mais graves, pode causar danos no funcionamento do fígado, insuficiência renal e anemia, pois pode sobrecarregar esses órgãos e comprometer a circulação sanguínea quando em altíssima concentração; também pode comprometer a absorção do zinco e do ferro no organismo, o que atrapalha em vários funcionamentos do corpo.

Picolinato de cromo: O que é? Benefícios? Como tomar?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here