Pasta de amendoim e seus benefícios

0
954

Coisa boa é saber que algo saboroso como a pasta de amendoim pode ser nutritivo e implicar em inúmeros outros benefícios para a nossa saúde, até mesmo ajudar nas refeições intercaladas de quem pratica atividade física. Sobre isso e outras curiosidades sobre o amendoim é o que vamos falar neste artigo. Segue na leitura!

O poder do amendoim

pasta de amendoim

O amendoim é uma planta pertencente às leguminosas originário de nossas terras e outras regiões próximas. Possui alta quantidade de nutrientes e tem alto valor calórico também, tendo sido considerado vilão antigamente, porém suas implicações boas aos órgãos e sistemas no geral fazem com que médicos recomendem seu consumo em pequenas porções diariamente, a fim de usar em tratamentos e preservação da saúde.

Em sua composição podemos encontrar: inúmeras vitaminas, cerca de 30% de proteínas, ácidos graxos insaturados, excelente fonte de fibra dietética, antioxidantes, minerais e também substâncias fotoquímicas.

Pode ser consumido de várias formas, cru, torrado ou pasta, que é a que vamos ensinar para você hoje como fazer e consumir em seus lanches intercalando as principais refeições. Outra curiosidade sobre o amendoim é que ele também é aproveitado na indústria para fabricação de tintas, vernizes, óleos, lubrificantes, roupas de couro sintético, inseticidas, entre outros.

 

O que é melhor consumir: Pasta, creme ou manteiga de amendoim?

Essas são as três formas que podemos encontrar o amendoim cremoso nos mercados, sendo assim qual comprar então? Tudo vai depender da receita do produto.

Como a intenção é aproveitar o amendoim ao máximo, dê preferência para os que são elaborados com o amendoim integral e leia bem para saber qual tipo de adições você deseja consumir ou não, pois podem conter óleo vegetal, açúcar e outros carboidratos como a maltodextrina, vai depender da sua dieta de açucares.

 

Vantagens de consumir pasta de amendoim

pasta de amendoim 1000g power oneMelhora considerável no humor: O amendoim contém grande quantidade de vitamina B, a qual colabora com a formação da serotonina e oferece benefícios ao sistema nervoso, garantindo sensação de bem estar e alegria.

Redução de chances para várias doenças: Estudos apontam redução em casos de mal de Alzheimer e algumas cardiovasculares com uma quantidade moderada do alimento diariamente!

Benefícios estéticos: Os antioxidantes contidos no amendoim ajudam na melhora da beleza, renovando as células e evitando o envelhecimento precoce.

Poder antiinflamatório: Essa é uma boa para quem faz musculação, pois o amendoim tem esse efeito que ajuda a prevenir o dano muscular causado pelo estresse do uso de pesos.

Fortalecimento dos ossos: Ajuda a prevenir doenças dos ossos, como por exemplo a osteroporose, pois é um alimento rico em magnésio e cálcio, nutrientes básicos aos ossos.

Fitoquímicos: Contém fitoquímicos que provocam efeitos protetores conta cânceres, o que provoca efeito inibitório em possíveis células tumorais. Tais substâncias também podem reduzir em alguns indivíduos a quantidade de triglicerídeos e LDL.

Arginina: Usado na produção de um nutriente ligado a mobilização das defesas naturais pelo nosso organismo, a arginina. Esse processo implica numa maior nutrição e defesa do tecido muscular, otimizando os trabalhos de hipertrofia, manutenção e recuperação pós-exercícios.

Rica em Ômega-3: Isso é muito importante para a redução da pressão arterial, como também ajuda com processos antiinflamatórios.

 

Cuidados com o amendoim


Ao mesmo tempo em que possui inúmeros benefícios à saúde, o amendoim quando contaminado por falta de um bom tratamento desde sua colheita até seu armazenamento pode ser extremamente perigoso à saúde.

Uma dessas toxinas que podem se agregar ao amendoim é a aflatoxina, proveniente de fungos, que é potencialmente cancerígena quando consumida em doses elevadas, podendo causar cirrose, hepatite B, hemorragia nos rins e até má formação em fetos nas grávidas. Portanto, saiba bem da proveniência do amendoim que consumir e se é confiável ou não.

Além disso, o amendoim oferece outro tipo de risco para determinadas pessoas, pois é um alimento da lista de alergênicos mais comuns. Assim como o leite, ovo e trigo, muitas pessoas têm alergia ao amendoim, e muitas vezes nem sabem, portanto se nunca comeu faça algum exame alérgico com um profissional da saúde e evite complicações.

Faça você mesmo pasta de amendoim

Muitas pessoas consideram um pouco caro o preço desses produtos em supermercados, portanto que tal aprender a fazer a pasta de amendoim em casa mesmo?

Você só vai precisar do amendoim, é claro, então compre em mercados que vendem produtos orgânicos (como aqueles mercados centrais das cidades) em sacos que são pesados de amendoim torrado com pele e sem sal.

Como fazer pasta de amendoim:

Procure dar uma aquecida no amendoim primeiro, torrando um pouco numa panela, afinal esse é o segredo, pois o amendoim com uma temperatura levemente alta libera um óleo que facilita o processo da cremosidade da pasta.

Em seguida, bata no liquidificador ou processador a quantidade escolhida até que vire uma pasta, simples assim! Se você desejar adoçar, opte por açúcares naturais como adoçante de estévia, por exemplo.

 

Como consumir a pasta de amendoim

Cerca de 1 colher de sopa e ½ de pasta de amendoim é suficiente para trazer todos esses benefícios diariamente à sua saúde.

O horário de preferência para consumo pode ser em lanches durante o dia, dando preferência ao café da manhã para dar energia ao longo do dia e também ao final da tarde por questões enzimático-hormonais.

Se sua dieta está direcionada a ganho de nutrientes com objetivos de hipertrofia, converse com seu nutricionista para melhores orientações de consumo e quantidades.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here