Ovo: Benefícios e Malefícios + Receitas Caseiras de Beleza

0
61

Um dos alimentos mais comuns do nosso dia-a-dia é o ovo. Comemos ele cozido, frito, fazemos um omelete. De várias formas o ovo está presente na nossa alimentação com muita frequência.


ovo

Mas você já parou para pensar nos benefícios que esse alimento pode trazer para nossa saúde, ou nos males que ele pode causar se consumido em excesso? Vamos saber um pouco mais sobre o que o ovo pode fazer.

Benefícios para a saúde

O consumo de ovo pode trazer vários benefícios para os nossos olhos. Comer um ovo todos os dias pode nos prevenir da degeneração ocular, uma vez que o alimento possui carotenoides em sua composição, como luteína e zeaxantina. Esses nutrientes também diminuem as chances do aparecimento da catarata.

O ovo tem uma alta quantidade de proteínas que fazem bem ao nosso organismo, cerca de 6 gramas. Também apresenta 9 aminoácidos essenciais para a nossa saúde em sua composição.

ovo poche

Um estudo realizado na Harvard School of Public Health mostrou que pode ajudar na prevenção de coágulos no sangue, ataques cardíacos e até AVC’s (acidentes vasculares cerebrais. Ao contrário do que se imaginava, o ovo não é responsável por doenças cardíacas.

Os ovos também têm uma grande quantidade de uma substância chamada colina. A gema tem mais ou menos 300 microgramas do nutriente. A colina contribui de maneira significativa para a regulamentação do cérebro, do sistema nervoso e do sistema cardiovascular.

Esse consumo diminui o risco do surgimento de diversas doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

A maior parte da gordura que possui é boa. Além de apresentar apenas 5 gramas de gordura, só uma pequena quantidade (1,5 gramas) dessa gordura é considerada ruim para o organismo, que é a gordura saturada.

O consumo controlado e frequente não só não contribui para um descontrole do nível de lipídios, como melhora. Hoje em dia é constatado que os ovos não apresentam grandes quantidades de gordura saturada, como dito anteriormente, por isso não são tão prejudiciais para o colesterol.

O ovo é um dos poucos alimentos que possuem vitamina D em suas composições, de maneira natural.

Seu consumo também ajuda a prevenir o surgimento do câncer de mama.

Por ser um alimento rico em proteínas, ajuda muito no crescimento e na manutenção dos músculos.

Benefícios para tratamentos estéticos

Devido ao alto teor de enxofre, vitaminas e minerais que podemos encontrar no ovo, o seu consumo traz muitos benefícios para os cabelos e as unhas. Há, inclusive, pessoas que afirmam que seus cabelos começaram a crescer mais rapidamente quando elas passaram a consumir mais ovos.

ovo frito

Os ovos também podem ser utilizados para fazer máscaras de tratamento de beleza, para cabelos e pele, por conter propriedades nutritivas que ajudam a recuperar o brilho, a textura e a suavidade da pele e dos cabelos. Também contém uma proteína chamada Albumina, que é muito eficaz no reparo dos tecidos.

As vitaminas do complexo B, presentes no ovo, são indispensáveis para a produção de colágeno e elastina, que vão ajudar a manter o brilho, a firmeza e a elasticidade da pele.

O ovo também é rico em vitamina A, que ajuda no crescimento e reparação dos tecidos do corpo, para manter a pele saudável, macia e suave.

Receitas caseiras:

Para que você possa aproveitar todos os benefícios que o ovo pode trazer para sua pele e seus cabelos, confira algumas receitas que você pode fazer em casa mesmo!

Tônico facial: A clara de ovo tem substâncias que tonificam a pele do rosto e ajudam na remoção de impurezas.

Para usá-la, você só precisa bater a clara de ovo e, em seguida, aplicar em todo o seu rosto, evitando passar perto dos olhos.

Depois de 20 minutos você pode remover com um pouco de água quente.

Bolsas abaixo dos olhos: A clara de ovo também ajuda a tratar a inflamação sob os olhos. Você pode aplicar uma camada fina sobre as partes afetadas.

Deixe durante 10 minutos e lave em seguida.

Máscara para pele oleosa: Ter pele oleosa contribui muito para a formação de acne e cravos. O ovo ajuda a reduzir esse excesso de oleosidade.

Com a clara de ovo e três colheres de sopa de farinha de aveia, misture e aplique pelo rosto e pescoço fazendo movimentos circulares suaves.

Deixe por 15 minutos e enxágue com água morna.

Máscara para pele seca: Misture a gema de ovo com uma colher de chá de azeite e o suco de um limão. Aplique a mistura em seu rosto e pescoço (você pode usar uma escova pequena de cerdas macias), evite tocar a área dos olhos e lábios.

Deixe por 15 minutos e enxágue com água morna.

Condicionador para o cabelo: Misture um ovo inteiro com metade de um copo de iogurte e uma colher de sopa de azeite de oliva. Passe o produto por todo o cabelo e coloque uma toca.

Deixe durante 45 minutos e lave o cabelo em seguida.

ovos para os cabelos


Malefícios do ovo

Os malefícios relacionados ao ovo estão, principalmente, ligados ao fato de a gema ser rica em colesterol. Porém, se ele não for consumido em excesso e se a pessoa não tiver doenças como diabetes e colesterol alto, o ovo somente não é capaz de prejudicar o colesterol.

Geralmente, o que prejudica é a pessoa aliar o consumo aliado a outros alimentos que também são ricos em colesterol, como a carne vermelha, bacon, queijos. O ideal é consumir uma unidade inteira por dia, preferencialmente cozido, já que o ovo frito requer adição de óleo, o que torna a refeição bem menos saudável.

Ovo emagrece?

O ovo ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que faz com que você sinta menos fome; isso pode, sim, ajudar no emagrecimento.

ovo fita metrica

Além disso, as gorduras presentes não são prejudiciais, são inclusive boas para o nosso organismo, que saciam e nutrem o corpo com a energia necessária.

O mais recomendado é comer uma unidade cozida logo no café da manhã, assim a primeira refeição do dia já é completa, nutritiva e pouco calórica.

Vale lembrar que, assim como outros alimentos, só o ovo não faz milagres! Sempre junte uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas.

Ovo: Benefícios e Malefícios + Receitas Caseiras de Beleza
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here