Melatonina: Saiba tudo sobre o hormônio do sono

0
49

A Melatonina é um dos hormônio mais importantes do corpo humano, ele é produzido naturalmente pelo corpo humano, principalmente quando estamos dormindo. Ele é o responsável pela indução ao sono, e quando existe ele está desregulado pode prejudicar várias funções do organismo.

Se você quer saber mais sobre a Melatonina, como ela funciona e os seus benefícios, continue lendo esse artigo e confira tudo!

O que é a Melatonina

melatonina para dormir

A Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo e que tem como principal função ajudar no sono. Ela produzida durante a noite, por isso quando ocorre um distúrbio nesse hormônio problemas como a insônia são causados.

Este hormônio também é responsável por evitar o envelhecimento precoce, por isso é necessário que tenhamos uma boa noite de sono, pois ela está relacionada a diversos benefícios para o nosso corpo, inclusive o de produtividade, emagrecimento, e outras funções metabólicas.

Esse hormônio tem influência direta no bom funcionamento do metabolismo, e por isso ele deve sempre estar em bons níveis no nosso corpo. Pensando nisso, já foram criados alguns suplementos de melatonina, que ajudam a estimular a produção desse hormônio e assim regulam o sono e melhoram diversas funções corporais.

Onde comprar

suplemento melatoninaA Melatonina sintética não é vendida no Brasil, porém é facilmente possível comprá-la em sites que vendem produtos online, ou se você tiver uma receita médica pode trazer de outros países.

Porém existem suplementos similares de melatonina que são vendidos no Brasil e você os encontra facilmente para comprar.

O preço deste suplemento em cápsulas varia de acordo com as mg de cada cápsula, mas a média de preços é partir de R$ 50 reais para um pote com 30 cápsulas, podendo ser encontrada em potes de até 100 comprimidos.

Como funciona

A Melatonina natural, produzida pelo nosso corpo, é produzida a noite quando estamos dormindo, por isso é muito importante ter uma boa noite de sono, principalmente em um local silencioso e escuro. Ela começa a ser produzida logo que escurece, e vai aumentando a sua produção conforme mais escuro fica, seu pico é quando estamos dormindo.

Ao nascer do sol, ou quando o ambiente passa a ficar mais claro, a glândula pineal passa a produzir menos melatonina e então é informado ao nosso corpo que é hora de acordar.

Alguns eventos externos podem prejudicar o funcionamento da melatonina, como a idade, uma vez que ao longo dos anos passamos a produzir menos deste hormônio do que antes, por isso é muito comum que pessoas idosas sofrem de insônia.

A claridade, dormir em locais muito claros prejudicam a produção de melatonina e assim podem trazer distúrbios como aumento de peso, cansaço ao longo do dia e até prejudica a produtividade.

Medicamentos também podem influenciar na produção no hormônio, nesses casos é preciso consultar um médico para encontrar a melhor forma de resolver esse problema.

Para quem é recomendado a Melatonina

A Melatonina sintética é recomendada para pessoas que têm problemas relacionados ao sono, seja por causa da idade, que é quando esse hormônio passa a ser produzido em menores quantidade, assim é necessário uma suplementação para estimular sua produção natural.

Outro fator são as pessoas que dormem muito tarde e acordam tarde, dessa maneira a melatonina não é produzida de maneira adequada pelo organismo, então ela é recomendada para auxiliar na regulação do sono.

Pessoas que estão se recuperando de Jet Lag também podem tomar a melatonina para poder se acostumar com o fuso horário e assim conseguir regular novamente os seus horários de acordo com o local onde está.

E por fim, a melatonina também é indicada por quem tem grau de cegueira e não consegue perceber a luminosidade e assim não produzem o hormônio de maneira adequada.

Melatonina para crianças

melatonina para crianças

Existem dosagens de melatonina que podem ser indicadas para crianças, porém apenas com a recomendação médica. Uma vez que é um tipo de melatonina diferente da indicada para os adultos.

Então não dê melatonina as crianças sem a autorização de um médico.

Engorda?

A Melatonina não engorda, porém quando existe um déficit desse hormônio pode ocasionar o aumento do peso, uma vez que o metabolismo estará desregulado e assim pode ocorrer o aumento do acúmulo de gordura no corpo. Mas o suplemento em si, não provoca aumento de peso.

Se você ainda tiver dúvidas sobre a melatonina e sua importância para o organismo, nos deixe um comentário.

Melatonina: Saiba tudo sobre o hormônio do sono
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here