Manteiga ghee: O que é? É vegana? Faz bem? Quais os benefícios?

0

A manteiga ghee é um tipo especial de manteiga que tem um preparo diferente, o que traz muitos benefícios, desde mais energia a equilíbrio do colesterol e aumento da saúde imunológica.

Vem saber mais sobre esses e outros benefícios e aprenda como preparar a manteiga ghee em casa!

Manteiga ghee

O que é manteiga ghee?

Manteiga ghee, ou também conhecida como manteiga clarificada, é um produto muito similar às manteigas de garrafa que consumimos no Brasil, mas que originalmente vem da culinária indiana.

É como uma manteiga pura. No seu preparo, que pode ser até caseiro mesmo, a manteiga comum é levada ao cozimento; o processo separa proteínas das gorduras, e essas são removidas; com todos os resíduos lácteos e protéicos retirados, restando apenas a gordura com um sabor leve e amendoado, surge a manteiga ghee.

Benefícios da manteiga ghee

1. Pode ser usada para refogar e fritar alimentos

É uma manteiga mais resistente às altas temperaturas do que a manteiga comum. Ela não libera substâncias tóxicas quando usada na panela, ao contrário de óleos muito usados como canola, amendoim ou milho. Sendo assim, é uma opção mais segura para refogar e fritar alimentos.

2. Fonte de energia

Existe uma alta quantia de ácidos graxos na manteiga ghee, os quais são processados no fígado e convertido em energia. Sendo assim, pode ser consumida sem problema por atletas e quem faz exercícios, pois é uma fonte extra de energia.

3. Ideal para quem tem intolerância à lactose

Se preparada da forma correta, a manteiga ghee fica livre de resíduos lácteos, ideal para quem tem alergia ou sensibilidade à lactose ou à caseína (também tem no leite). Quem fica com problemas de má digestão depois de comer leite também pode consumir como opção.

4. Cuida da saúde do coração

As gorduras saudáveis presentes na manteiga ghee ajudam a manter o coração e o colesterol saudáveis. Isso representa num coração mais forte e livre de doenças cardiovasculares.

5. Efeitos da vitamina A

A manteiga ghee tem vitamina A que é um carotenoide que ajuda a eliminar toxinas e radicais livres do corpo. Este efeito antioxidante evita doenças no corpo, incluindo cânceres, além de preservar a saúde e beleza da pele. Além disso, a vitamina A também é boa para a saúde dos olhos, evitando problemas como degeneração macular e até catarata.

6. Melhora o sistema imunológico

Na manteiga ghee encontramos o ácido butírico, o qual aumenta a produção de células do sistema imunológico. Sendo assim, tem a capacidade de reforçar a imunidade do corpo.

7. Cuida da saúde óssea

Na ghee podemos encontrar a vitamina K2, a qual atua diretamente no crescimento e força dos ossos. Ela também ajuda na absorção do cálcio pelo organismo, o que leva à manutenção da densidade óssea e evita doenças ao longo do tempo.

8. Melhora o sistema digestório

Este produto contém ativos que auxiliam no trabalho da flora intestinal, muito semelhante ao trabalho das fibras. Isso melhora problemas de constipação, como prisão de ventre; também ajuda a fortalecer o intestino e evitar inflamações na região.

9. Tratamento de doença inflamatórias

Há séculos a manteiga ghee é usada para tratamento de processos inflamatórios, como artrite, diabetes, Alzheimer e até alguns cânceres. O consumo regular pode ajudar tanto no tratamento quanto para evitar tais condições.

10. Ajuda na perda de peso

Sim, uma fonte de gordura que te ajuda a perder peso! Quem tem uma vida ativa pode contar com a manteiga ghee para ter mais queima de gordura, logo emagrecer mais rápido. Tudo depende de uma dieta equilibrada para inserir a manteiga na alimentação, e esta virar uma amiga, não inimiga.

Quantas calorias tem?

Manteiga ghee é composta apenas por gordura, portanto possui um alto valor calórico. Um colher de sopa tem em média de 100 a 110 calorias.

Mesmo sendo um alimento altamente calórico, é muito utilizado em dietas em que gorduras saudáveis são permitidas e também pelo seu alto valor nutricional, contendo gorduras insaturadas do tipo ômega 3, ácidos graxos e até vitaminas em sua composição (A, D e E). O segredo para consumi-la com saúde está na quantidade.

Manteiga ghee tem lactose?

Não podemos afirmar que o processo de clarificação numa manteiga comum vai deixá-la totalmente sem lactose.

Todo produto que é declarado zero lactose ainda assim pode conter traços da substância, mas que muitas pessoas não têm reação alérgica ou sensibilidade, justamente pela baixíssima quantia encontrada.

Manteiga ghee é vegana?

Conforme dito no tópico anterior, uma manteiga ghee ainda assim pode conter rastros mínimos de lactose ou outras proteínas do leite, portanto não tem como afirmar se é totalmente vegana.

No entanto, existem outras receitas que utilizam gorduras vegetais para a criação de receitas com consistência de manteiga. Inclusive marcas vendem esse tipo de produtos, como é o caso da VeGhee, uma manteiga vegana de gordura vegetal feita com óleo de palma e sal do Himalaia.

Receita de manteiga ghee sem sal da Bela Gil

Bela Gil é famosa por seu estilo de vida saudável e todas as suas dicas incríveis de alimentação. Uma delas é a sua receita de manteiga ghee que ela consome diariamente. Confira abaixo:

Você vai precisar de:

  • 250 g de manteiga sem sal.

Como fazer:

Em fogo médio, coloque a manteiga numa panela. Deixe-a derreter até começar a ferver. Veja que vai formar uma espuma na parte de cima, depois vai abaixar; quando formar a segunda espuma, aguarde uns minutos e retire a panela do fogo.

Perceba os cristais no fundo da panela; aquilo é lactose. Assim que esfriar, coe e coloque num vidro. Deixe no freezer até ficar sólida novamente e retire.

Prontinho, sua manteiga ghee sólida e saborosa está pronta para ser consumida. Pode armazená-a fora da geladeira mesmo.

Outra receita

Veja também no vídeo abaixo como é fácil fazer:

Pode fazer a receita usando manteiga com sal?

Praticamente toda receita de manteiga ghee utiliza manteiga sem sal porque ocorre o risco de, depois que a manteiga derreter e a umidade ir embora, o produto final seja ainda mais saudável, pois o sal vai ficar mais concentrada.

E isso não queremos, né? É muito mais saudável a manteiga mais pura e neutra. Experimente a sel sal primeiro!

Manteiga Ghee Me More

Uma marca queridinha pela boa qualidade é a Ghee Me More (legal o nome, né?). É uma opção nutritiva e saudável para refogar, fritar e até ser usada pura em pães, torradas e bolachas.

Segundo o fabricante, é livre de lactose. Uma porção de 10 g, equivalente a 2 colheres de sopa, tem 90 calorias, menos que outras marcas. Você pode encontrá-la clicando aqui.

Preço da manteiga ghee

Depende da marca e de onde você está comprando. Em média, nas lojas de produtos naturais ou mercados vegetarianos/veganos, você pode encontrar a manteiga ghee por R$20 a R$40 reais. Mas cá para nós…

É extremamente fácil de fazer em casa! Que tal comprar uma manteiga comum sem sal, de uma marca que você goste, e tentar? Vale a pena, tanto pelo sabor natural quanto pela economia no seu bolso.

Manteiga ghee: O que é? É vegana? Faz bem? Quais os benefícios?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here