Magnésio: Para que serve, benefícios, alimentos e mais!

0
0

A gente sem ouve falar no magnésio e como ele faz para a saúde, mas você sabe qual a real importância e benefícios desse elemento no nosso organismo? Venha conhecer mais sobre o magnésio a seguir e saiba qual a quantidade recomendada para usufruirmos de todas as suas vantagens.


Magnésio

O que é magnésio?

O magnésio é um elemento químico, de categoria metal alcalino-terroso, sendo um dos minerais em maior quantidade no ambiente e também um dos mais presentes no corpo humano.

Pode ser encontrado em plantas, vegetais, sementes, frutas, cereais, dentre outras fontes naturais.

Um dos assuntos mais comuns envolvendo este elemento é a deficiência dele em nosso organismo, comum de acontecer, já que apenas através da alimentação nem sempre conseguimos suprir a quantidade ideal diária.

Qual a função do magnésio no organismo? Para que serve?

No nosso organismo, o magnésio é essencial para mais de 300 processos biológicos, desde produção de energia vital à contrações musculares. Dentre as principais funções estão:

  • Aumento do desempenho físico no dia a dia;
  • Auxilia nos processos químicos de formação dos ossos;
  • Auxilia no transporte de açúcar no sangue;
  • Diminui acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos;
  • Atua neutralizando acidez gastrointestinal;
  • Auxilia no controle da pressão arterial.

Benefícios do magnésio

  1. Aumento da saúde cardiovascular, pois regula os batimentos cardíacos, protege o coração e controla a pressão arterial.

 

  1. Aumento da saúde óssea, pois contribui no desenvolvimento dos ossos com densidade ideal; para adultos e idosos é excelente para manter os ossos saudáveis por mais tempo.

 

  1. Auxilia na absorção de outros nutrientes também importantes para a saúde, como cálcio, potássio e fósforo, além de vitaminas.

 

  1. Ajuda em processos digestivos, evitando dores de barriga, gases, azia e similares; por conta dessa propriedade seu uso é comum para efeitos laxantes.

 

  1. Ajuda no controle da glicose no sangue, regulando a ação da insulina e mantendo seus níveis controlados; por isso, é usado tanto na prevenção quanto do tratamento de diabetes.

 

  1. Cuida da saúde mental, aliviando sintomas de ansiedade e estresse, como também outras complicações emocionais.

 

  1. Alívio de dores de cabeça e redução da frequência de crises de enxaqueca, pois equilibra o sistema nervoso.

 

  1. Auxilia na produção natural de colágeno, importante nos tecidos e na pele, tanto para a nossa saúde física quanto beleza externa.

 

  1. Auxilia quem sofre de insônia ou noites mal dormidas, pois ajuda na produção da melatonina, hormônio que faz parte do equilíbrio do sono.

 

  1. Emagrecimento e ganho de massa magra; com o magnésio, a sensação de saciedade após uma refeição é maior, e isso ajuda na perda de peso, além de evitar acúmulo de açúcares no corpo que viram gorduras; e também auxilia na síntese muscular, colaborando para um ganho físico de massa magra.

Por que magnésio é importante para as mulheres?

Certamente, é um mineral também essencial para os homens, mas no caso das mulheres, o magnésio é ainda mais benéfico porque atua também na regulação dos níveis hormonais e controla processos inflamatórios em fases como TPM, gravidez (prevenindo complicações e até parto prematuro), endometriose depressão e osteoporose (mais comum em mulheres).

Quantidade recomendada de magnésio por dia

O valor recomendado de magnésio por dia depende da idade e do sexo da pessoa. No geral, a partir dos 14 anos de idade, o nível recomendado é de 240 mg por dia.

Para os homens, cerca de 410 mg por dia até os 18 anos, e a partir de então 400 mg por dia; a partir dos 30 anos, volta a subir para 420 mg por dia. Para as mulheres, cerca de 360 mg por dia até os 18 anos, e a partir de então 310 mg por dia; a partir dos 30 anos, volta a subir para 320 mg por dia.

Essa quantidade ideal pode variar durante a gravidez, de acordo também com a idade da mulher. Em casos de deficiências do mineral, o médico é quem determina a quantidade diária.

Sintomas da deficiência de magnésio

Acontece quando uma pessoa se alimenta muito mal ou possui alguma doença que esteja afetando a absorção correta dos minerais, além disso alcoolismo e envelhecimento são fatores que podem causar deficiência de magnésio também.

Na falta desse mineral, nota-se dores pelo corpo, fadiga e fraqueza nos músculos. Pode ser comum alguma alteração no sistema cardiovascular, como uma arritmia. Os ossos podem crescer pouco densos, causando doenças ósseas.

E como o magnésio auxilia na absorção de outros nutrientes, podem surgir diferentes sintomas relativos a outras deficiências de vitaminas e minerais.

Também nota-se perda de apetite, náuseas, insônia, dores de cabeça, ansiedade, irritação, dentre outros. É necessário um exame de sangue para comprovar a deficiência, não apenas se basear nesses sintomas.

Principais alimentos contendo magnésio

  • Castanhas-do-pará;
  • Amêndoas;
  • Espinafre;
  • Grãos integrais;
  • Peixes;
  • Cevada;
  • Alcachofra;
  • Batata doce;
  • Amendoins;
  • Além disso, alguns fabricantes podem colocar magnésio na composição: Farinhas de trigo, de milho, molhos de tomates, laticínios e chocolate.

Suplemento com magnésio

A suplementação do mineral não é necessária para pessoas saudáveis que mantêm seus níveis regulados apenas pela alimentação, e sim para quem sofre de deficiência, como idosos, enfermos ou outras pessoas em condições que afetam a absorção do magnésio.

Deve ser indicada somente pelo médico, pois magnésio em excesso afeta os rins, causa diarreia, afeta músculos e até mesmo interfere na ação de medicamentos no organismo. Geralmente, a dosagem mais segura máxima é de 350 mg.

Onde comprar suplemento com magnésio? Preço?

Você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou farmácias o magnésio em diferentes apresentação. Em média, um pote de cápsulas do produto para consumo diário sob orientação médica varia de R$20 a R$50 reais.

Magnésio: Para que serve, benefícios, alimentos e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here