Jump – Exercício para Emagrecer e Fortalecer os Músculos

0
40

Uma das modalidades mais procuradas nas academias por pessoas que querem perder peso ou tonificar os músculos é o Jump. Além de ser um excelente exercício para ajudar o corpo na queima de calorias, é uma atividade mais dinâmica e divertida de fazer, pois mistura dança com ginástica.

Vamos saber um pouco mais sobre essa atividade física super eficaz e queridinha das academias.

O que é o Jump?

jump

O Jump é uma atividade aeróbica que está entre os exercícios que mais queimam calorias, podendo chegar a até 700 calorias gastas com a prática, em uma aula de 30 a 45 minutos. O Jump consiste em realizar pequenos saltos em cima de uma espécie de cama elástica pequena, também chamada de mini trampolim.

Mas não é só ficar pulando aleatoriamente, não! São movimentos variados e com intensidades diferentes, criando uma espécie de coreografia. Esta coreografia é relacionada a músicas que tocam durante toda a aula, fazendo com que seja uma prática bem divertida e animada.

Jump emagrece?

Por ser um exercício que exige extremo esforço físico e muitos movimentos, sim! O gasto calórico do Jump é muito alto, devido aos movimentos realizados que exigem muita força das pernas e ritmo constante, e isso ajuda muito na perda de peso.

Se aliado a uma alimentação balanceada, o Jump pode ser uma ótima solução para o emagrecimento saudável. De acordo com pesquisas, o consumo de energia em uma aula de Jump pode chegar a ser 70% maior do que corridas ou caminhadas, por exemplo.

Benefícios do Jump

Além de queimar muitas calorias, o Jump também proporciona outros benefícios muito importantes para o praticante.

  • Músculos mais fortes e mais resistentes por causa do esforço realizado tonifica e deixa os músculos mais resistentes, principalmente as pernas, glúteos, barriga e a região lombar.
  • Aumenta a resistência física por causa da intensidade dos movimentos, que intensifica o trabalho cardiovascular e, consequentemente, melhora a oxigenação.
  • Ajuda a eliminar a celulite pois melhora a circulação sanguínea e diminui o acúmulo de gordura no tecido adiposo, que é a principal causa da celulite.
  • Baixo risco de lesões por causa do uso do trampolim, ou mini cama elástica, que serve justamente para diminuir o impacto causado pelos pulos nas articulações e nos músculos, o que diminui o risco de fraturas.
  • Previne a osteoporose pois, como já dito, melhora a circulação sanguínea, e isso evita a perda de cálcio.
  • Desintoxica o corpo por ser um exercício cardiovascular, que aumenta os batimentos do coração, e isso ajuda a filtrar melhor o sangue, removendo as toxinas. Além disso, também pelo suor durante a prática das aulas muitas toxinas são eliminadas.

Dicas e cuidados na hora de praticar

beneficios do jump

Para que a aula seja produtiva e o exercício realizado sem complicações, aqui vão algumas dicas para você começar já a praticar! Sempre que possível, procure um médico para fazer uma avaliação antes de praticar atividades físicas, ou caso você sinta alguma dor fora do comum com a realização das atividades.

  • Sempre leve uma garrafinha de água. Para realizar qualquer atividade física é sempre importante estar hidratado; antes, durante e depois do exercício.
  • Não se esqueça também da alimentação, faça um lanche mais leve pelo menos uma hora antes da aula.
  • Use roupas e tênis confortáveis, não só para sua comodidade, mas também para evitar lesões. A escolha do tênis adequado é muito importante, pois ele ajuda a evitar lesões que podem ser causadas pelo impacto durante o exercício.
  • No caso das mulheres, é recomendado o uso de um top mais reforçado, ou até mesmo dois, para proteger os seios.
  • Cuidado com as molas do trampolim! Pise sempre no meio da cama elástica, para evitas torções e quedas que podem ocorrer se você pisar nas molas e nas laterais.

É sempre bom lembrar que você nunca deve ir além dos seus limites. Comece devagar, e não se preocupe caso não consiga acompanhar a coreografia inteira nas primeiras aulas, com o tempo o seu corpo acostuma e pega o ritmo. Caso sinta alguma dor fora do normal, pare e verifique se não há nenhuma lesão.

Contraindicações

Apesar de o Jump ser um exercício de fácil execução, na qual a pessoa tem mais facilidade na medida em que pratica, ele é contra indicado para algumas pessoas em situações específicas, nas quais a prática do Jump pode ser prejudicial ou agravar um problema de saúde ou físico que a pessoa já tenha.

As aulas de Jump não são indicadas para pessoas que tem doenças que enfraquecem os ossos, como osteoporose, por exemplo, assim como pessoas que tenham alguma limitação ou problemas nos joelhos e tornozelos.

Além disso, pessoas com labirintite podem se sentir mal com a realização da atividade, pois exige muito esforço. A atividade também não é recomendada para gestantes, pois causa impactos relativamente fortes no corpo e exige muito esforço físico.

Posso fazer Jump em casa?

jump em casaCaso você queira evitar o deslocamento até a academia ou economizar um pouco com uma mensalidade, você pode, sim, praticar o Jump em casa! Você só precisa investir em um trampolim, que é bem fácil de encontrar à venda na internet ou em lojas de artigos esportivos. Mas, não se esqueça de tomar os cuidados necessários para não se machucar.

Um detalhe importante é avaliar o local aonde você vai colocar o trampolim na sua casa. A cama elástica deve ficar em uma superfície plana e estável, distante de escadas ou superfícies irregulares.

Na internet é possível encontrar vídeo aulas de Jump, que podem ajudar na hora da coreografia, para saber que movimentos fazer e com qual intensidade. Nessas aulas postadas na internet você também pode encontrar dicas para evitar problemas na execução ou para intensificar os efeitos do exercício, na medida em que você fizer o Jump com mais frequência.

Lembre-se: comece devagar, até o corpo ir se acostumando com a intensidade dos exercícios e você conseguir aumentar o ritmo e fazer a hora de aula sem interrupções.

Assim como Jump você também pode fazer outros exercícios em casa como pular corda e agachamento.

Agora que você já está por dentro de como o Jump funciona e os benefícios que pode trazer para sua saúde, é só praticar! Divirta-se!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here