Insônia: Causas, sintomas, remédios naturais e receitas caseiras

0
17

A noite cai e o sono não vem. Por que será que temos insônia? Mas antes de tudo, o que é insônia? Se você sofre desse distúrbio do sono que atinge milhões de pessoas por todo o mundo, vem com a gente ler o artigo do dia, pode te ajudar bastante a ter uma noite de sono melhor mais tarde.insônia


O que é insônia?

Insônia é o distúrbio de sono mais comum que existe. Consiste na dificuldade de a pessoa cair no sono ou até mesmo de passar a noite inteira acordada. Pode ser coisa de uma noite ou outra, causada por um fator secundário, ou crônica, que é considerada grave.

É extremamente prejudicial à saúde, pois o sono é importante para muitos processos do organismo, como também para recarregar nossas energias e oferecer um dia proveitoso a partir da manhã seguinte. No geral, a insônia compromete a qualidade de vida do indivíduo, afetando trabalho, estudos, relacionamentos, tudo que envolva saúde, humor e bem-estar.

Causas da insônia

As causas da insônia são diversas e variam de pessoa pra pessoa, mas todas giram em torno de fatores genéticos, físicos, biológicos, mentais, psicológicos e/ou sociais, ou seja, pode ser desde uma rotina desregulada ou reação de medicamentos a alguma doença ou distúrbios emocionais.

Estresse: Uma grande causa de insônias esporádicas e frequentes nas pessoas é o estresse. Sim, ele pode ser uma forte razão para sua insônia! Preocupações costumam manter nossa mente ativa, em busca de soluções, e isso literalmente nos tira o sono. Não apenas problemas do dia a dia, como também traumas, perdas, crises e outros estresses da vida acendem a mente no momento em que mais precisamos descansá-la.

Ansiedade: Indo na mesma linha está a ansiedade, que gera também episódios de insônia, e que podem ser até mais constantes do que quando comparada ao estresse. A pressa para resolver crises também ativa a mente e tira o sono. E até mesmo a ansiedade para tentar dormir cria um ciclo de insônia no indivíduo.

Depressão: Em paralelo a esses distúrbios emocionais cotidianos, o indivíduo ainda pode ter sua insônia causada pela depressão. Há quem durma mais que o normal e quem não durma nada quando se tem depressão, isso ocorre porque o emocional da pessoa está abalado e a mente fica ativa, muitas vezes da forma mais involuntária possível. Em todos esses casos emocionais que citamos, a mente ganha um nível de alerta maior, trazendo a insônia á tona.

Hábitos inadequados: Várias ações do dia a dia podem facilmente comprometer o sono, como horários irregulares para ir deitar todos os dias, assistir TV demais ou até tarde, usar muito o computador, usar muito o celular (principalmente ao deitar), fazer refeições pesadas na parte da noite, entre outros. Exceções da nossa rotina também prejudicam o sono, como viagens, mudança de horário de trabalho ou outras alterações no relógio biológico. Hábito de tomar muito café, nicotina ou álcool também podem afetar o sono.

Condições médicas: A insônia também pode representar casos específicos médicos, mesmo quando não são sintomas principais. Como no caso da artrite, cânceres, insuficiência cardíaca, doença pulmonar, refluxo gástrico, distúrbios na tireoide, AVC, doença de Parkinson, Alzheimer, dentre outras. Geralmente são seguidas de dores, dificuldade para respirar e necessidade frequente de urinar, vai depender de cada caso. Consulte um médico para tirar suas dúvidas.


Sintomas da insônia

Sentir insônia é não conseguir começar a dormir à noite, como também despertar várias vezes ou acordar cedo demais, sem estar previsto. Um sono pesado, daqueles que você acorda e ainda se sente cansado, também é sintoma de insônia. Dentre os sintomas consequentes da insônia estão irritação, sonolência, ansiedades e até depressão; você fica com dificuldade de se concentrar e prestar atenção, e isso aumenta riscos de acidentes, problemas gastrointestinais, dores de cabeças e no corpo e muitos outros estresses corporais.Sintomas da insônia

Quando procurar ajuda médica?

A insônia torna-se um problema grave a partir do momento em que ela vira algo constante, que venha te prejudicando nas atividades diárias, te desconcentrando a todo momento e afetando a sua saúde como um todo, principalmente quando seguida de outras sintomas.

O ideal é que você busque ajuda médica com algum clínico-geral, ou mais especificamente como neurologistas, psiquiatras ou outros profissionais especializados na medicina do sono. Nessas consultas, relate seu caso, citando sintomas, tempo dormido (ou não) por noite, seus hábitos de saúde, alimentação, se toma algum medicamento, dentre outras características suas.   

Remédios naturais e receitas caseiras para insônia

Independente da sua ida ao médico, você já pode tentar em casa mesmo algumas receitinhas que podem te ajudar a ter uma noite de sono gostosa. Isso porque são alimentos ou bebidas que tendem a relaxar o corpo e deixar a mente mais calma, nos aliviando um pouco das ansiedades da vida.

Leite quente: Um copinho de leite quente adocicado com mel ou açúcar pode proporcionar uma noite bem relaxante, pois essa combinação aumenta a serotonina no corpo e nos relaxa.

Valeriana e Melissa (remédio natural): São duas flores de efeito calmante que podemos consumir em forma de xarope ou chás que auxiliam muito bem no sono. Você pode pedir ao seu médico e encomendar em centros de manipulação de produtos naturais.

Chás para insônia: Existem várias outras plantinhas cujos chás ajudam a gente a relaxar e cair no sono, como o chá de erva-cidreira, de lúpulo, de camomila, de capim-limão ou de maracujá (pode ser o suco da fruta também), dentre outros.chá de camomila

Lembrando que essas receitinhas caseiras trazem alívios imediatos, porém de curto prazo, sendo assim busque ajuda médica se os sintomas da insônia persistirem e prejudicarem a sua saúde. E que tal, hoje à noite, tomar um chazinho gostoso de sua preferência e ter uma excelente noite? Procure relaxar e tenha bons sonhos!

Insônia: Causas, sintomas, remédios naturais e receitas caseiras
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here