Idade biológica: O que é e como calcular esse tipo específico de passagem de tempo

0

O corpo humano é movido por diversos motivos, sensações, comportamentos, características que definem quem ele é, qual idade ele tem, o que ele aguente e o que ele não consegue aguentar mais. Boa parte dessas características são definidas pelo termo de idade biológica e é isso que você vai descobrir neste texto.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é a idade biológica, a diferença para a psicológica, a cronológica, a funcional, além de aprender a calcular esse tempo da forma correta. Confira!

Idade biológica

Teste

Existem alguns testes feitos por especialistas, principalmente endocrinologistas, que conseguem definir a idade biológica do corpo humano. Esses testes são baseados em exames e na qualidade do metabolismo celular, dos tecidos, dos órgãos e dos sistemas.


Não é tão simples de ser feito, mas é possível e dá ao paciente uma ideia de como ele está levando a vida dele, se de acordo com as necessidades do organismo ou se anda exagerando em coisas que não devia.


Não existe teste de idade biológica feito pela internet. Isso é completamente irreal. Impossível descobrir a sua real idade biológica sem exames mais aprofundados.

E psicológica

A idade psicológica é um termo científico usado para determinada a relação entre a idade biológica e a idade cronológica da pessoa. A biológica, é que você está aprendendo neste texto, já a cronológica é a sua idade da data de nascimento.

Com isso, a psicológica trata de assuntos mais relacionados à animação da pessoa, a percepção, memorização, foco, cognição, enfim, condições que são relacionadas ao cérebro, às manifestações externas, à inteligência e ao ânimo.

Significado de Idade biológica

O significado de idade biológica é o quanto o seu corpo de forma interna, o organismo mesmo, tem de anos em comparação com a sua idade de nascimento, a chamada cronológica.

Com isso, o médico vai analisar vários aspectos da sua saúde, como colesterol, glicose, funcionamento dos órgãos, aceleração do metabolismo, entre outros para descobrir essa idade real do corpo humano.

Idade biológica x idade cronológica

A ideia de se descobrir uma idade biológica é, exatamente, para fazer essa comparação com a idade cronológica que é a da data de nascimento.

Se uma pessoa tem 20 anos de idade, mas o organismo dele aponta que ele tenha 30, quer dizer que ele tem vivido fora dos hábitos saudáveis, comendo mal, bebendo álcool, não praticando exercícios físicos, fumando, enfim.

A única forma de igualar as idades é mudando os hábitos. Por isso, é um dado importante, principalmente para quem precisa de uma motivação a mais para poder mudar de vida e ter hábitos mais saudáveis.

Claro que não é uma idade 100% correta, exata, mas dá uma ideia se a pessoa está no caminho certo de uma vida saudável, ou se precisa mudar completamente de vida para poder ter mais chances de viver por mais anos.

Funcional

Idade biológica e idade funcional é a mesma coisa. A diferença é apenas no termo mesmo que é utilizado por algumas pessoas como biológica e outras preferem a palavra funcional, por acharem que faz mais sentido, já que, teoricamente, a idade biológica seria a mesma que a cronológica.


Como calcular a Idade biológica

Para poder calcular a sua idade biológica ou funcional, é preciso ir a um médico endocrinologista, de preferência e que faça esse tipo de teste. Ele vai fazer vários exames, além de algumas perguntas e, a partir desses dados, o próprio programa de computador calcula a idade biológica do paciente.

É bom lembrar que esse dado não é exato, 100% objetivo, mas traz uma noção de como está a saúde da pessoa e do que vai acontecer com ela nos próximos anos, caso ela mantenha o mesmo estilo de vida.

A idade biológica é um dado bem legal de se procurar até para entender um pouco mais sobre o próprio corpo e os desafios que ele traz para o ser humano. Ainda mais se comparada com as demais idades, a cronológica e também a psicológica que aí já é descoberta por outros especialistas, como psiquiatras, neurologistas e psicólogos.

Se tiver gostado deste texto sobre as curiosidades a respeito da idade biológica, compartilhe-o com seus amigos e familiares que também possuem interesse neste tema.

Idade biológica: O que é e como calcular esse tipo específico de passagem de tempo
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here