Hipertireoidismo: O que é, sintomas, engorda ou emagrece? Pode matar?

0
7

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na tireoide e no quanto ela é importante para o ser humano, pois é esta pequena glândula que ajuda em diversas funções no nosso organismo. Porém é muito comum a glândula na tireoide apresentar algum problema e por isso começar a produzir maior ou menor quantidade de hormônios necessários para a realização das suas funções.Hipertireoidismo

Hoje nesse artigo eu irei falar um pouco mais sobre o hipertireoidismo, uma doença ocasionada quando os níveis de hormônios liberados pela tireoide são mais do que a quantidade necessária. Continue lendo esse artigo e veja a seguir tudo sobre essa doença.

O que é hipertireoidismo

Para as pessoas que ainda não sabem o que é o hipertireoidismo é uma doença que afeta milhares de pessoas e que é ocasionada devido a glândula tireoide liberar mais quantidade de hormônios T3 e T4 do que o necessário, e isto faz com que essa glândula trabalhe de maneira excessiva, trazendo diversos malefícios ao organismo.

Se o hipertireoidismo não for tratado imediatamente pode levar o indivíduo a diversos outros problemas graves de saúde.

Sintomas

Existem alguns sintomas que são característicos da pessoa que possui o hipertireoidismo como:

  • Fraqueza dos músculos;
  • Arritmia cardíaca;
  • Sensação de calor;
  • Transpiração em excesso;
  • Problemas de fertilidade;
  • Ciclos menstruais desregulados;
  • Perda de peso;
  • Irritabilidade;
  • Diarreia;
  • Problemas no olho;
  • Mãos trêmulas.Hipertireoidismo sintomas

Apresentar apenas alguns desses sintomas ou apresenta-los apenas uma vez não significa que você está com hipertireoidismo, contudo é indicado procurar um médico para que ele possa te dar um diagnóstico detalhado do seu caso.

Engorda ou emagrece?

As doenças ocasionadas por problemas na tireoide afetam diretamente o metabolismo, e assim podem fazer com que este acelere ou diminua provocando aumento ou diminuição do peso.

No caso do hipertireoidismo o excesso dos hormônios faz com que o metabolismo fique acelerado, e por isso as pessoas que possuem essa doença terão como efeito colateral a perda de peso, emagrecendo em pouco tempo se não for iniciado o tratamento imediatamente.

Pode matar?

Sim, o hipertireoidismo é uma doença grave e se não for diagnosticado rapidamente e iniciado o tratamento com urgência ele pode matar.

O diagnóstico do hipertireoidismo pode ser feito através do exame de sangue, no qual pode ser medido as quantidades de hormônios presentes nele, ou através de um teste de absorção de exame radioativo.

Tem cura?

O hipertireoidismo possui cura, porém esta só pode ser atingida se esse problema for diagnosticado ainda no princípio. Quanto mais tempo demorar para ser diagnosticar o hipertireoidismo, menores são as chances de cura para essa doença.

Hipertireoidismo na gravidez

O hipertireoidismo em uma pessoa saudável já pode trazer diversos malefícios ao indivíduo, contudo quando ele é diagnosticado durante uma gravidez pode ser muito mais perigoso, podendo oferecer riscos ao bebê e a mãe.

Em casos de hipertireoidismo na gravidez os riscos de haver uma pré-eclâmpsia ou de haver um aborto espontâneo, além de trazer diversas complicações durante toda a gravidez. Nesses casos é imprescindível que se inicie o tratamento o mais rápido possível.

Hipertireoidismo subclínico

O hipertireoidismo subclínico ocorre quando os níveis dos hormônios T3 e T4 estão normais, porém os níveis de TSH estão abaixo do normal. Nesses casos ainda não existe um hipertireoidismo propriamente dito, mas se não for tratado com urgência ele irá aparecer.

O perigo do hipertireoidismo subclínico é que ele consiste em uma doença silenciosa, sendo assim é mais difícil de ser identificada.glandula tireoide

Tratamentos e remédios

Existem vários tratamentos para o hipertireoidismo que irão depender da gravidade dos sintomas e das causas dessa doença, sendo assim apenas um médico saberá qual é o melhor tratamento para você.

Alguns medicamentos muito utilizados para o tratamento dessa doença são os medicamentos antitireoidianos. Além do mais a ingestão de iodo radioativo também traz resultados muito satisfatórios.

Alimentação

É necessário que a pessoa que possua hipertireoidismo tenha uma dieta balanceada e consuma em maiores quantidades os seguintes alimentos:

  • Vegetais;
  • Legumes;
  • Frutas;
  • Sementes e frutos secos.

Além do mais é recomendável que ela dê preferência a alimentos crus e in natura. Para saber a dieta completa de uma pessoa que possui hipertireoidismo você deverá consultar o seu médico ou nutricionista.

Espero que esse artigo sobre o hipertireoidismo tenha te ajudado, e se ficou alguma dúvida, deixe-a nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here