Hipercifose: O que é, os tipos e quais são as formas de tratamento

0

A hipercifose é o nome científico dado para a corcundez, que é aquela situação em que a pessoa não consegue manter a coluna ereta, com um arredondamento voltado para a frente. Uma situação rara, mas bem complicada e causa várias limitações ao paciente.

O que poucos sabem é que existem diversos tipos de hipercifose, das mais simples até as bem complicadas e em diferentes partes da coluna. Nos tópicos a seguir você vai conhecer todos esses tipos, saber como funciona o tratamento e se há cura para esse problema de saúde. Veja!

Hipercifose

O que é

Como já foi dito no início do texto, a hipercifose é uma condição causada, principalmente, pela má postura e que deixa a pessoa corcunda, ou seja, com a coluna curvada para frente.


o que é Hipercifose

Sintomas

O único sintoma é a curvatura da coluna para frente. Em alguns casos, essa curvatura causa dores na coluna intensas, até incapacitantes, mas são casos mais severos e específicos.


É bom lembrar que em idosos, por conta do enfraquecimento natural dos ossos, é bem comum a pessoa ter a hipercifose.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir dos exames de imagem, como raio X e também a ressonância. Mas já na ida ao consultório médico, o ortopedista já consegue perceber se você está ou não com esse tipo de problema.

O exame é mais para ter uma confirmação científica e também para saber detalhes sobre onde está a curvatura, o tamanho dela e descobrir assim as melhores formas de tratamento.

Dorsal

O dorso é o nome dado a totalidade da coluna. Então, é o tipo de hipercifose mais comum, em que esse arredondamento ocorre em toda a coluna vertebral até que se forma a corcunda no paciente.

É uma situação perigosa, mas que é possível de ser detectada antes que se torne grave demais. Com isso, a pessoa consegue por meio de exercícios e mudanças de hábitos de postura no dia a dia, reverter ou manter a situação como está.

A hipercifose dorsal é muito comum em idosos, quanto mais velha a pessoa fica, mais a coluna tende a entortar e arredondar para frente.

Cervical

A coluna é dividida em duas grandes partes: a cervical e a torácica. A cervical é a que fica do meio para baixo, enquanto a parte do tórax é a mais próxima do pulmão. Nesse caso, a coluna cervical com hipercifose é quando essa parte inferior faz a curva em direção à frente.

É muito dolorida, talvez a mais dolorida e deixa pessoa a ponto de ficar incapacitada. Da mesma forma que a dorsal, é possível descobrir antes de ficar insustentável e tratar por meio de fisioterapia e medicamentos para que a situação não piore.


Tratamento

Na maior parte das vezes, o tratamento é feito apenas por fisioterapia e medicamentos para dor. Além da mudança de postura do paciente no dia a dia, para sentar, andar, deitar, já que tudo isso interfere na curvatura da coluna.

Apenas em casos muito específicos, de alta gravidade e que há a possibilidade da cirurgia melhorar a qualidade de vida do paciente é que esse tipo de procedimento é feito. Muito raro mesmo o médico indicar a cirurgia, normalmente é apenas a fisioterapia, os remédios e a mudança de hábitos.

Tem cura?

Sim, a cirurgia pode curar a hipercifose, porém ela só é indicada em casos muito raros, de real necessidade. É um procedimento de alto risco, perigoso, então em pouquíssimas situações que vale a pena correr esse risco.

No mais, o tratamento com fisioterapia funciona bem e a pessoa consegue ter uma vida normal, mesmo com o problema.

Como corrigir

Você consegue melhorar um pouco a condição ou mantê-la no mesmo nível por meio dos equipamentos e da fisioterapia, além de exercício físico, alongamentos, etc.

Para corrigir mesmo e voltar a coluna ao seu estado natural é preciso fazer a cirurgia, mas o risco é muito alto, então é melhor tentar conseguir viver dessa forma, com mudança de postura e fazendo fisioterapia.

Exercícios

São vários exercícios indicados para pessoas que sofrem com a hipercifose. Os principais são os alongamentos, a yoga, a natação, a hidroginástica e o pilates.

Torácica exercícios

Cada fisioterapeuta vai pegar o diagnóstico do paciente e definir quais exercícios devem ser feitos para aquele determinado tipo de cifose. No caso da torácica, os exercícios são feitos para que a parte superior da coluna diminua a curvatura ou mantenha-se no mesmo local.

Pilates

O pilates é uma excelente opção de exercício físico para qualquer ser humano, tendo ele problema ou não na coluna. É bom lembrar que o pilates não substitui a fisioterapia nesse caso em específico. É preciso fazer ambos.

Musculação

A musculação também pode servir como um bom exercício, desde que seja de baixa intensidade, com professor ao lado e sem forçar a coluna, de forma alguma.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da hipercifose, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Hipercifose: O que é, os tipos e quais são as formas de tratamento
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here