Glutamina – Quais os efeitos, como e quem pode tomar?

0
866

Hoje vamos falar sobre uma das proteínas mais abundantes no nosso corpo que pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento, ganho muscular e até baixa imunidade, a Glutamina. Siga na leitura para saber seus benefícios, para que serve, seus efeitos e muito mais.

Glutamina

A Glutamina e suas funções no organismo

A glutamina é um aminoácido categorizado como não-essencial, presente em 20% dos aminoácidos totais no plasma celular, sintetizada a partir do ácido glutâmico, além da valina e isoleucina, os quais são BCAA’s essenciais para a síntese da glutamina.

Sua presença no organismo realiza funções vitais para perfeito funcionamento de vários órgãos como coração, pulmões, rins, fígado e intestino (no qual previne sua deterioração, normaliza a permeabilidade e integridade).

Dentre outras principais funções da glutamina, destaca-se a de ser uma fonte primária de energia para o sistema imunológico, logo a sua escassez pode aumentar a incidência de doenças no organismo.

Além disso, a glutamina participa direta e ativamente no processo de crescimento muscular por estimular a síntese de proteínas, regulando também a degradação muscular e remove o excesso de amônia e nitrogênio no corpo.

 

Para quem é indicada a Glutamina?

glutamina-poIndicada para pessoas que exigem muito de seu corpo em atividades físicas, frequentando academia diariamente e associando a outros exercícios aeróbicos como lutas marciais, danças, corridas longas, etc.

A glutamina também é indicada para pessoas que têm a manutenção de suas funções orgânicas prejudicada, como pacientes de câncer e HIV, os quais estão com sua imunidade abalada por processos de quimioterapia ou pelo simples ataque do vírus.

Outras doenças intestinais como a colite ou úlcera também podem ser tratadas com a glutamina.

Saiba que se você não treina diariamente nem possui objetivos de hipertrofia, e apenas pratica atividades de leve a média intensidade, em média de 3 a 4 vezes por semana, não se preocupe em escolher um suplemento deste tipo, foque apenas na sua nutrição, manutenção progressiva do exercício e consulte seu nutricionista sobre qual outro suplemento pode lhe ajudar.

Principais benefícios da Glutamina nas atividades físicas

Quanto aos efeitos positivos que a glutamina traz aos praticantes de atividades físicas de alta intensidade, incluindo as de musculação, ela auxilia muito no processo de recuperação após tais atividades, pois evita processos como o catabolismo e overtraing.

Outro ponto alto da glutamina é sua alta capacidade de liberar quantidades extras de testosterona na corrente sanguínea, o que colabora bastante com os efeitos desejados, além de aumentar força, resistência e diminuir tempo de recuperação.

Mesmo havendo a produção dessa proteína de forma endógena, para obter tais objetivos citados acima, sua suplementação passa a ser necessária, afinal a demanda de glutamina nos músculos passará a ser maior do que o nosso corpo produz naturalmente.

glutamina -em-homem

Efeitos colaterais da Glutamina

Muitas pesquisas e avaliações já foram feitas em curtos, médios e longos períodos de uso e todas confirmaram segurança no consumo de glutamina, não apresentando efeitos colaterais.

Apenas deve-se ter cuidado caso você for diabético, pois a glutamina é metabolizada de maneira diferente nesse caso. E também nenhum resultado de ganho de gordura foi apresentado nas pesquisas, então podemos afirmar também que a glutamina não engorda.  

Como consumir a Glutamina?

Ela deve ser consumida na sua forma de suplemento alimentar em pó. Através de alguns exames e avaliações, profissionais especializados como nutricionistas podem determinar quanto e com que frequência você pode ingerir sua glutamina no dia.

glutamina-em-mulherEstudos confirmam que uma pequena dose suplementar via oral da glutamina de 2g eleva consideravelmente o nível de hormônio de crescimento.

No geral, sua forma de consumo para atletas se dá no pós-treino e também antes de dormir. Ingerir junto com frutas e outros tipos de carboidratos é uma boa opção, pois elevar a glicose no sangue faz com que o nutriente entre na células mais rápido. Mais ou menos, cerca de 10 a 15g por dia, dividido em de 2 a 3 vezes.

Melhores marcas de Glutamina

Você pode encontrar a Glutamina isolada em suplementos individuais em que sua concentração é bem maior, ou em outros suplementos como o Whey Protein onde ela está na composição.

As marcas mais famosas e indicadas por quem usa são a Universal, Optimum, Dymatize, Probiótica e Growth Suplements. Bons treinos!

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here