Exercícios pós-parto: Tiramos as 5 principais dúvidas a respeito!

0

Tendo como base as principais dúvidas que as mamães têm a respeito de fazer exercícios pós-parto, preparamos este artigo com 5 perguntas e respostas bastante frequentes que as mulheres fazem aos seus médicos para você ficar mais segura e entender melhor sobre o assunto! Confira abaixo:

Exercícios pós-parto

  1. Quanto tempo depois do parto posso me exercitar?

Tudo depende do tipo de parto que você teve e também se houve alguma complicação ou não.

Em média, mulheres que fizeram parto normal podem se exercitar após 1 a 2 meses; já quem fez parto cesariano, o qual tem uma recuperação lenta por conta a cicatrização e risco de infecções, apenas de 2 a 3 meses.


Lembrando que cada caso é um caso e você deve seguir as orientações do seu médico. Caso a mulher tenha tido alguma complicação durante a gestação ou parto, esse período pode ser ainda maior.


  1. Quais exercícios posso fazer no exercícios pós-parto?

Após seu período de repouso e resguardo, a mulher está liberada para fazer qualquer tipo de exercício físico, desde que esteja com o corpo e saúde aptos para isso. O importante é começar devagar nas atividades físicas e ir aumentando gradualmente.

Os médicos recomendam exercícios leves como caminhadas, corridinhas, pilates, alongamentos, ioga, exercícios que usam o peso do próprio corpo e afins.

Exercícios de musculação devem começar bem leves, utilizando peso do próprio corpo, e evoluir de acordo com as orientações de um personal trainer de gestantes e mamães no pós-parto.

  1. Quais exercícios não posso fazer após o parto?

Devido a um alto risco de infecção e também por conta dos pontos em casos de cirurgias cesarianas, não é recomendado que a mulher faça exercícios físicos na água, como natação, hidroginástica ou ainda terapias na água, pois pode ser muito perigoso.

Em média, leva de 30 a 45 dias para uma total cicatrização do colo uterino e também baixas chances de ocorrer alguma infecção.

  1. Como ter tempo e pique para fazer exercícios?

Assim que a mulher inicia sua profissão de mãe, muita falta de tempo e cansaço vêm à tona pela nova rotina, desde amamentação a noites mal dormidas. Então como ter tempo e pique para se exercitar? A dica é tentar reservar de 20 a 30 minutos por dia, logo após seu período de repouso, e se exercitar junto ao seu bebê! Já pensou?

Existem exercícios que conectam melhor a mãe com a criança, sendo divertido, carinhoso e ainda colabora para a saúde, fortalecimento e emagrecimento da mulher!

Um exemplo desse tipo de exercício é deitar-se no chão, colocá-lo sobre seu abdômen sentadinho e fazer exercícios elevando as pernas ou ainda elevando-o para cima com o quadril para exercitar o assoalho pélvico.

Vários exercícios são possíveis, desde que o bebê fique firme no seu corpo e você segura disso. Quanto ao pique, uma boa alimentação ajuda muito nisso. Tire suas dúvidas com um nutricionista e saiba como ter mais energia no dia a dia!

  1. Estou me exercitando, mas não emagreço. O que faço?

Se você mesmo se exercitando conforme as orientações do personal e também se alimentando bem não consegue emagrecer, o seu excesso de peso pode ser uma questão hormonal.

Quando a mulher tem o bebê, seu corpo tende a voltar como era antes, mas alguns vestígios de alterações hormonais podem permanecer mantendo os inchaços corporais, falta de resistência e flacidez. Sendo assim, o ideal é procurar um endocrinologista e saber o que deve ser feito!

Exercícios pós-parto: Tiramos as 5 principais dúvidas a respeito!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here