Exercicios para perder barriga: 5 excelentes exercícios para perder barriga

0
20

Se você chegou até este artigo é porque já sabe da importância de fazer exercícios físicos quando o desejo é emagrecer!


E se quiser perder aquela gordurinha localizada da região da barriga então, vamos suar em dobro! Pensando em te ajudar, preparamos um artigo bem legal e explicativo com os 5 melhores exercícios para perder barriga. Vamos lá?Exercicios para perder barriga

Como perder gordura da barriga?

Mas antes, vamos falar um pouco sobre como alguns hábitos de saúde e atividade física podem te ajudar a perder barriga. São algumas observações importantes:

  • Tenha muitas fibras solúveis na sua alimentação! Esse tipo de fibra promove maior saciedade nas refeições como também cuida melhor do seu sistema digestivo, evitando absorção de gorduras ruins. Tais fibras também diminuem a quantidade de calorias que seu corpo absorve e isso evita o aumento ou formação da barriguinha! Coma linhaça, couve, abacate, legumes, amoras, entre outros.
  • Nada de gordura trans! Essa gordura é campeã em estagnar na região da barriga, além de ser associada a inflamações e doenças cardíacas. Sendo assim, evite ao máximo óleo de soja, margarinas, alimentos embalados, frituras e afins.
  • O álcool também colabora para a barriguinha! Além de outros danos que o álcool em excesso pode causar na saúde, como prejudicar o fígado, por exemplo, ele também colabora para a gordura na barriga.
  • Dieta rica em proteínas! Comer mais proteínas no seu dia a dia vai te deixar com menos apetite, menos gula e mais saciedade. Além disso, você vai elevar sua taxa metabólica, queimar mais gordura e se dedicar melhor nos exercícios físicos. Coma bem então porções diárias de carne, frango, peixe, ovos, leite, nozes e afins.
  • Relaxe, estresse também engorda! Quando você fica estressado, seus níveis de cortisol aumentam no sangue, e ele faz com que você coma mais e armazene com mais facilidade gordura abdominal. Sendo assim, faça o que você ama sempre, incluindo aquela atividade física que te dá prazer.
  • Sentimos muito, mas doces engordam! Altas taxas de açúcar no sangue desencadeiam em gordura abdominal, como também outras doenças cardíacas, diabetes e doenças hepáticas. Então, coma doces com limite!
  • Faça exercícios aeróbicos! É a melhor forma de queimar gorduras localizadas com saúde. Dedique-se de 150 a 300 minutos semanais a esses exercícios e veja bons resultados.

Os 5 melhores exercícios para perder barriga:

Agora que você já entendeu como alguns hábitos podem melhorar sua vida e te fazer emagrecer com saúde, vamos aos exercícios para perder barriga?

ANTES: Mas primeiro… Alongamento!

Antes de começar qualquer exercício, esteja de tênis e roupas confortáveis. Pronto? Agora procure alongar-se bem para evitar qualquer distensão ou dores futuras musculares.

  • Um bom alongamento para exercícios de barriga é deitar de barriga para baixo, colocar as mãos no chão ao lado dos ombros e, em seguida, elevar suas costas, formando um arco com o corpo no chão, mantendo o quadril abaixado. Segure por 20 a 30 segundos e repita de 3 a 5 vezes.
  • Você também pode aquecer o corpo inteiro dando uma corridinha ou caminhada básica para aquecer os músculos e lubrificar articulações.

Exercício 1: Flexão de braços

Trabalhar os braços pra perder barriga? Sim! No caso desse exercício de flexão de braços, você pode ser iniciante ou em grau mais avançado que será bem sucedido. Essa flexão ajuda em vários músculos do corpo, não só braços, e o centro de apoio é o abdômen, ajudando na queima de gordura local.

Como fazer: As mãos devem estar bem alinhadas com o peitoral e abertas, fazendo um movimento dobrando os cotovelos voltados para fora até 90 graus. Fique com o quadril sempre na mesma altura do tronco, pés juntos ao corpo todo esticado e, se preferir, joelhos apoiados no chão (facilita o movimento). Veja o vídeo abaixo:

 Exercício 2: Pular corda

Olha só que forma divertida de perder barriga! É um movimento constante que te faz suar bastante, ajuda na queima de gorduras localizadas, trabalha com a sua coordenação motora e oferece muitos ganhos no condicionamento físico.

Comece devagar e vá acelerando, ganhando velocidade e mais habilidade com o passar do tempo. Dica: Intercale pular com corda com outros exercícios; parecerá descanso! Confira a seguir um vídeo explicativo para iniciantes aprenderem a pular corda:

Exercício 3: Abdominal prancha

Excelente exercício para perder barriga, a prancha é um exercício com foco na definicação da região do abdômen, mas impacta no corpo como um todo.

Como fazer: Coloque as duas mãos paralelas no chão da mesma forma que as pontas dos pés (separados), dividindo o peso do seu corpo em 4 apoios.

Parece com a flexão, porém aqui você não movimenta os braços, ficando apenas esticado no ar com o corpo reto. Recomendamos sustentar o movimento por 30 segundos e repetir 5x.

Com o tempo, vá aumentando o tempo de sustentação para cerca de 1 minuto ou mais. Aprenda o movimento a seguir:

Exercício 4: Agachamento

Sendo um dos exercícios simples mais completos, fazer agachamentos ativa vários grupos musculares através da extensão e flexão do quadril e joelhos.

Faça este exercício apenas se tiver condições físicas e nenhum tipo de lesão no joelho ou coluna/lombar. Além de fazer perder barriga, os movimentos repetitivos do agachamento ajuda também a manter o bumbum durinho e em dia.

Como fazer: Com os pés paralelos na direção do quadril, e as pernas não muito abertas nem fechadas, projete o quadril para trás sem dobrar a coluna; estique os braços para frente para manter o equilíbrio e respire fundo sempre ao descer.

Confira o vídeo abaixo para entender melhor como agachar da forma correta:

 Exercício 5: Bicicleta no ar

Por último, não menos importante, temos uma variação de abdominal que mistura flexão de tronco e quadril com rotação do tronco.

Esse também é um exercício de pilates! Tem como principal objetivo tonificar os músculos abdominais, melhorando a aparência e também queimando gorduras locais.

Também um exercício arriscado para quem possui problemas de coluna, portanto converse com um profissional se você pode realizar ou não.

Como fazer: Deite com as costas apoiadas no chão ou colchonete; coloque as pernas para o ar, sem tirar as costas do chão; e simule uma pedalada de bicicleta no ar, com os pés pra cima; ao mesmo tempo, coloque as mãos atrás da cabeça e tente alcançar os joelhos com os cotovelos de acordo com cada movimento.

Não precisa fazer muito acelerado, basta focar nas repetições e não forçar tanto a sua lombar. Para entender melhor, veja o vídeo a seguir:

Exercicios para perder barriga: 5 excelentes exercícios para perder barriga
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here