Dextrose – Pra que serve, como tomar e efeitos

0
1005

No artigo de hoje vamos falar sobre uma das fontes de energia mais utilizadas pelos praticantes de musculação nas academias, além de outros exercícios e esportes aeróbicos, a dextrose! Saiba mais sobre seus benefícios, para que serve, como tomar e muito mais.

 

O que é a dextrose?

dextroseA dextrose é apenas mais nome para a conhecida glicose, a qual é um derivado das enzimas do amido de milho.

Quimicamente, é considerado um carboidrato simples, de fácil digestão, rápida absorção e efeito imediato, o que leva o corpo a produzir mais glicose no sangue em poucos minutos de consumo do suplemento. Sendo assim, não fica difícil entender como isso ajuda na prática de atividades físicas, não é mesmo?

Possui um elevado índice glicêmico, em torno de 110, o que faz com que o pico de insulina no sangue também seja alto, o que acarreta num maior transporte de proteínas, aminoácidos, creatina e outros nutrientes, incluindo outros suplementos que você consuma ou venha a consumir.

 

Para que serve a dextrose?

dextrose - probióticaComo falamos antes, a principal função da dextrose é oferecer energia ao organismo.

Essa oferta de energia é bem-vinda em muitos momentos do dia-a-dia, depende da rotina de cada um, mas geralmente é indicada para dois momentos em que nosso corpo preciso mesmo desse aumento de energia: quando acordamos e logo após os treinos, nos quais acontece o catabolismo, momento que inicia a degradação das fibras musculares;

o corpo “sem energia” alguma, passa a usar proteína para auxiliar outras funções do organismo, revertendo muitas vezes parte dos ganhos musculares nos exercícios em energia, e é nisso que a dextrose ajuda a evitar, afinal devemos deixar as proteínas livres para reparar as fibras musculares.

Sendo assim, essa participação no organismo evitando perdas musculares auxilia na manutenção e ganho de novas massas magras.

E também por ser uma fonte energética de rápida absorção, é excelente para ser consumida antes ou durante treinos aeróbicos médios a longos, dando aquele “boom” de força de vontade, o que incentiva mais ganhos musculares e queima de gordura.

Além de ser essa opção vantajosa aos atletas e praticantes de musculação, ela também é uma forte fonte de nutrição a pessoas debilitadas por doenças ou que estão internadas em determinados tratamentos, sendo alimentadas por sonda, por exemplo.

 

A dextrose engorda?

Mesmo sendo um produto vendido mirando no aumento de performances de exercícios, muitas pessoas têm essa dúvida, afinal a dextrose é um carboidrato que pode como qualquer outro incentivar o acúmulo de gordura.

Porém, isso não é o comum desse tipo de suplemento, somente acontecerá algo de tipo se você tomar uma quantidade superior do que o recomendado ou se você tomar e não gastar como energia nos exercícios.

Portanto, tomando certinho de acordo com suas necessidades biológicas e finalidades nos exercícios, a dextrose não engorda.

Para saber quanto tomar corretamente, o ideal é consultar um nutricionista e se informar direitinho. O comum é cerca de 30g por dia, o que é cerca de 120 calorias.

já falamos aqui no blog sobre alguns medicamentos muito utilizado para quem quer engordar de forma saudável. Conheça o Cobavital e a Buclina medicamentos muito utilizados que possuem dificuldade de ganhar massa.

Quem pode e não pode consumir dextrose?

No geral, o produto é indicado a quem necessita desse aumento considerável de energia para exercícios físicos e outras necessidades de saúde.

O produto não é indicado para pessoas acima do peso, afinal por ser um carboidrato puro pode atrapalhar no processo de emagrecimento; também não é indicado aos diabéticos, afinal é um produto que eleva os níveis de insulina, o que pode ser bem prejudicial (consulte o médico e siga suas orientações se este for o seu caso); além desses casos, gestantes e lactantes também devem evitar e seguir orientações médicas.

 

Como tomar dextrose corretamente

como tomar dextroseA quantidade a ser tomada depende de cada pessoa, mas como dissemos mais acima, o ideal é cerca de 30g ao dia.

A melhor hora para tomar, no caso de quem malha ou faz atividades aeróbicas, é antes e após os treinos, funcionando como um incentivo de energia e depois como uma reposição, respectivamente falando.

A forma correta de tomar o produto é diluindo o pó em água e não é necessário consumir a dextrose nos dias que não for treinar.

 

Considerações finais sobre a dextrose

Evite o consumi exagerado, pois pode levar ao aumento de peso e até aparição de doenças como a diabetes;

Você pode fazer uma combinação de dextrose com outra fonte de proteína, como o Whey Protein ou BCAA, por exemplo, pois a dextrose facilita a entrada dessas proteínas novas nos seus músculos, então passa a ser uma dupla eficaz;

Tenha muito cuidado com sua saúde e não consume esses produtos sem orientação médica prévia; além disso, mantenha uma boa alimentação e bons treinos!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here