Crossfit: Benefícios, exercícios, preço, vídeos, significado, emagrece?

0
11

No mínimo um dos seus amigos faz e três dos blogueiros que você segue no Instagram também, além de que é só disso que a mídia fala ultimamente.


Estamos falando do crossfit, uma modalidade relativamente nova que visa bom condicionamento físico e definição muscular através de exercícios em grupo e dinâmicos.

Se deseja conhecer mais sobre o crossfit e saber se é a sua vibe, se liga nas informações a seguir!

Crossfit

O que é crossfit?

Crossfit é um tipo de programa de treinamento que busca desafiar os limites do corpo humano, exigindo alta dedicação da pessoa. Os exercícios são baseados em treinos funcionais, ou seja, são mais dinâmicos que exercícios de musculação e podem substituir os aeróbicos.

Como cada pessoa tem seus limites corporais e capacidade física, o treinador deve respeitar e oferecer atividades que acompanhem a evolução da pessoa. Sendo assim, é errado pensar que crossfit é somente para pessoas fortes e experientes, e sim é algo que pode ser adaptado para qualquer idade, desde crianças a idosos.

É considerada a melhor opção para quem deseja fugir da monotonia das academias e também interagir com pessoas através dos exercícios!

Significado da palavra crossfit

CrossFit é um nome de marca registrada referente ao programa de treinamento criado nos anos 2000 por ex-ginastas, Greg Glassman e Glassman Lauren. Sendo assim, não possui tradução literal do inglês para o português. Seria “cruz em forma”, literalmente, mas trata-se de um nome de marca sem tradução.


Benefícios

  1. Crossfit emagrece:

Se você quer perder calorias, pode contar com o crossfit. Através de um treino intenso, apenas uma hora de aula pode te fazer queimar até 1.000 calorias. Já pensou? São exercícios que mesclam levantamento de peso com repetições corporais que fazem suar de verdade, proporcionando redução de medidas e definição corporal!

E é um treino divertido, ágil, em grupo, de forma dinâmica, que passa rápido. Então é uma forma bem saudável e prazerosa de emagrecer.

  1. Mobilidade e flexibilidade muscular:

Os exercícios de crossfit melhoram a mobilidade corporal, principalmente muscular, pois pede movimentos de pequenas e grandes amplitudes, o que trabalha as articulações e flexibilidade do corpo.

É necessário alongamentos diários para um avanço para fazer movimentos mais amplos ou bruscos, de modo a evitar lesões. Mas com o tempo, a performance do aluno só melhora e fortalece o corpo como um todo.

  1. Melhora o condicionamento físico:

Condicionamento físico é sobre executar certos exercícios ou movimentos sem muito esforço e, principalmente, sem nenhum tipo de lesão; e nesse ponto, o crossfit ajuda muito! Mesmo os movimentos mais difíceis tendem a se tornar mais fluidos e naturais no dia a dia, com a rotina dos treinos.

A exaustão corporal tende a passar, logo depois dos primeiros dias de atividades. O corpo vai passar perceber endorfina e adrenalina com mais facilidade e te dar pique para executar movimentos que não conseguia antes e até outros novos! É tipo um teste de capacidade diário!

  1. Sem monotonia!

Esse também é um benefício do crossfit, pois muita gente detesta academias e até alguns esportes por conta da mesmice que existe nos treinos. No crossfit, os treinos variam de pouco em pouco tempo, fugindo da rotina.

Além disso, é possível interagir com pessoas durante os treinos, até mesmo criando exercícios em conjunto, o que é muito mais motivacional. Treinar com pessoas que têm o mesmo objetivo que você é bem divertido.

Sabia que muitas amizades sinceras começam no crossfit? É verdade! Você já deve ter percebido como esses grupos de crossfit são sempre muito unidos…

Como treinar crossfit?

Para treinar crossfit, procure uma academia ou galpão com profissionais especializados e entre para o grupo. Se for com um amigo então, melhor ainda!

O professor vai analisar seu condicionamento físico, pedir comprovação de exames de que você está apto à fazer a atividade e assim montar um plano de acordo com seu nível de experiência.

Sua vontade de começar já existe, basta dedicação e comprometimento diário para o crossfit virar sua nova modalidade de vida, não apenas de exercício físico.

treino-Crossfit

Alguns exercícios do crossfit

A seguir, vários grupos de exercícios que fazem parte de um plano de aula básico de 5 dias de crossfit que mescla força e agilidade:

  • Treino 1: 5 flexões + 10 agachamentos + 15 abdominais
  • Treino 2: 200m de corrida (intensa) + 150 saltos (com corda)
  • Treino 3: 15 flexões + 30 saltos (com corda) + 45 abdominais
  • Treino 4: 25 agachamentos + 5 burpees + 20 flexões
  • Treino 5: Máximo de burpees em 7 minutos + 400m de corrida (intervalos de 2 minutos de descanso).

Lembrando que exercícios de crossfit podem contar com acessórios como halteres, barras, cordas, etc.

Vídeos de crossfit

Para visualizar melhor esses tipos de exercícios, confira a seguir um excelente vídeo com 21 ótimos exercícios do crossfit; lembrando que o aluno ou professor do vídeo já tem certo tempo de experiência e não necessário quem está começando fará todos eles.

Onde treinar crossfit?

Você pode fazer exercícios de crossfit em:

  • Academias;
  • Galpões;
  • Ao ar livre;
  • Aparelhos de exercício físico em praças;
  • Parques;
  • Praia;
  • E, principalmente, EM CASA.

Com auxílio ou não de equipamentos para suporte, você pode treinar em qualquer lugar. Confira a seguir mais um vídeo sobre exercícios de crossfit adaptados para fazer em casa mesmo! Impressionante!

Preço do crossfit

Antes de pagar por aulas em academias ou galpões de crossfit, faça aulas experimentais grátis em vários locais de sua cidade até saber qual o melhor grupo que te motivou mais! Em média, o preço mensal para fazer crossfit é de R$250 a R$400 reais.

Infelizmente ou felizmente, a atividade tornou-se muito popular por ter muita busca e foi gourmetizada, então o preço subiu bastante do que quando comparado quando surgiu nos anos 2000. No entanto, é um investimento que vale a pena e seu corpo vai agradecer muito por isso.

Crossfit: Benefícios, exercícios, preço, vídeos, significado, emagrece?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here