Cortisol: O que é, função, sintomas da falta e do excesso no organimo

0
3

Temos um importante hormônio no nosso corpo que costuma variar de níveis constantemente, até mesmo durante o dia; estamos falando do cortisol. Você sabe para que ele serve e qual a sua verdadeira importância no nosso sistema imunológico e bem-estar? Continue lendo e vamos descobrir juntos!estresse

O que é e qual a sua função?

O cortisol é um hormônio produzido naturalmente pelas glândulas dos rins, as suprarrenais ou adrenais. Precisa sempre com níveis regulares para cumprir suas funções no nosso corpo, que são reduzir inflamações, controlar estresse, colaborar para fortalecimento do sistema imunológico, como também manter ideais os níveis de açúcar no sangue e também a pressão arterial controlada.

Está diretamente ligado às nossas atividades no dia a dia e com a serotonina, por isso variam com tanta facilidade para alto ou baixo, sendo maiores pela manhã e diminuindo durante o dia; isso varia também de acordo com a vida da pessoa, pois se você for uma pessoa mais ativa na parte da noite, os níveis se invertem, e você tem níveis mais elevados do cortisol à noite.

Sobre o cortisol alto

Vamos falar agora sobre os casos em que os níveis de cortisol se encontram altos no organismo:

Causas do cortisol alto

Os níveis de cortisol mais altos no sangue podem ser causados por várias coisas: por uso fora do comum de medicamentos, tais como corticoides (prednisona ou dexametasona) por mais de 15 dias; outra causa pode ser estresse crônico e sono irregular, alterando de forma leve; e alterações maiores como quando há disfunção das glândulas renais e também certos casos de tumores cerebrais, que estimulam mais produção do hormônio.

Sintomas do cortisol alto

Pode ser algo um pouco preocupante para quem pratica exercícios físicos como musculação e deseja ganhos de massa muscular, pois cortisol alto pode diminuir os níveis de testosterona, causando também perda de massa muscular já conquistada e aumento de peso.Cortisol alto

Dentre outros sintomas pelo cortisol alto estão dificuldade de concentração e aprendizagem, baixo crescimento, queda de cabelo, aumento de chances de osteoporose, fragilidade da pele, lapsos de memória, aumento de sede, maior frequência em urinar, diminuição de libido, menstruação irregular e até dificuldade para engravidar.

Tratamento para cortisol alto

Procure entender seus níveis de cortisol com um médico através de exames. Pode ser que seja algum problema renal, e então seu médico lhe prescreverá medicamentos específicos para seu problema. Assim como se houver qualquer problema com o sistema cerebral, que precisa urgentemente de controle do hormônio através de medicamentos também. Já se for o caso de efeito colateral de excesso de corticoides, procure ir eliminando o remédio aos poucos e substitua por outro compatível que não afete mais seus níveis de cortisol. Para isso, consulte um médico o quanto antes, pode ser o clínico-geral ou endocrinologista.

O cortisol está muito ligado ao sistema emocional, então para reduzir seus níveis procure fazer atividades físicas que relaxem, fazer coisas que você gosta, distrair bem a mente, e controlar seu estresse e ansiedade. Uma terapia pode ser uma boa! Alimente-se melhor também, controlando níveis de açúcar e consumindo mais alimentos saudáveis como peixes, aveia, amêndoas, castanhas, chia, linhaça, entre outros. Consulte uma nutricionista!

Sobre o cortisol baixo

Vamos falar agora sobre quando acontece de os níveis de cortisol estarem baixos no nosso organismo:

Sintomas de cortisol baixo

Quando seus níveis quando estão mais baixos também afetam o sistema emocional e afetam negativamente os níveis de serotonina, o que causa efeito de depressão, fraqueza e um cansaço excessivo no paciente. Além dessa fadiga forte e depressão, o indivíduo também pode perder o controle sobre sua alimentação, desejando comer muita comida doce. Há também possibilidade de emagrecimento repentino, dores abdominais, tonturas e manchas na pele.Sintomas de cortisol baixo

Doenças relacionadas ao cortisol baixo

Muitas vezes traz sintomas confundidos com fatores que afetam o psicológico, como depressão e até síndrome do pânico, sendo que muitas vezes é “apenas” a queda do hormônio. Baixos níveis de cortisol também podem ser um indicador da doença de Adisson, que geram sintomas parecidos como os que citamos acima, de emagrecimento repentino, dores na barriga, tonturas e muita fadiga. São necessários exames para identificar essas e outras doenças provenientes da queda do hormônio. Consulte um médico se está em dúvida e para não surgir nenhuma outra!

Medicamentos indicados para regular o cortisol

Vai depender muito de como estão seus níveis e de qual motivo ou doença essa falta de regularidade está relacionada. Podem ser medicamentos para tratar problemas nos rins ou outras inflamações; existem também muitos medicamentos fitoterápicos que regulam o cortisol, você pode ver essa opção com seu médico. Inclusive medicamentos que visam acalmar os nervos podem ser indicados para você, caso conste que os problemas são mesmo de origem emocional.

No geral, podem lhe ser indicados antidepressivo, medicamento para dormir melhor ou suplementos alimentícios para atuarem nas glândulas renais, dentre outros. São alguns: Decadron, Periactin, Acthrel ou Solurex.  Lembre-se de não se automedicar, procure logo seu médico e tenha certeza sobre o que tomar.

Decadron
Decadron.

Como manter os níveis de cortisol

Procure melhorar seus hábitos e estilo de vida, desde prática regular de atividades físicas, boa alimentação, técnicas de respiração, relaxamento e meditação, fazer coisas que você gosta e também aprender a regular o seu sono. Tudo isso ajuda no controle de estresse, manutenção de peso e, consequentemente, regular os níveis de cortisol no sangue. Além de tudo isso, procure resolver o problema pela raiz, pois pode haver algo por trás que ainda não esteja vendo ou tratando. Cuide-se!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here