Conheça 5 dicas para controlar a compulsão alimentar

0
2

Se você tem, conhece alguém que tenha ou já leu sobre compulsão alimentar, sabe o quanto pode ser difícil lidar com isso.


Muitas vezes, é algo extremamente constrangedor para a pessoa, sendo algo atrapalha sua socialização e afeta consideravelmente sua saúde, desde ganho de peso a estímulo para doenças.

Tudo começa como um vício simples de comer, mas torna-se algo que envolve dependência emocional. Para evitar esse tipo de crise de compulsão alimentar, confira estas 5 importantes dicas a seguir.

compulsão alimentar

Dica 1: Mantenha a geladeira e armários organizados

A organização é um hábito saudável inclusive para evitar compulsão alimentar. Uma geladeira mais organizada, com frutas sempre à vista e alimentos saudáveis congelados separados em potes, por exemplo, estimula hábito de alimentação mais saudáveis.

Nos armários e estantes também, em que você deve deixar em fácil alcance alimentos saudáveis como barrinhas, biscoitos, torradas integrais, dentre outros. Nos dias de comer “porcaria” com limites, coma fora de casa, não traga para a sua geladeira nem armários.

Dica 2: Crie um plano alimentar

Muitas vezes a sua fome ou vontade de comer pode estar vindo em horas erradas por conta de uma alimentação fraca e errada. Você precisa se alimentar de 3 em 3 horas, que é um tempo ideal que o corpo se adapta e não pede comida na hora errada.

Esse plano alimentar diário deve conter de 5 a 6 refeições diárias, incluindo pequenos lanches durante o dia com frutas ou pequenos alimentos com fibras.

E nas refeições principais, procure prevalecer nos pratos alimentos com digestão prolongada, também contendo grãos e fibras. A melhor pessoa para te ajudar com isso é um nutricionista.


Dica 3: Controle a sua ansiedade

Grande parte dos casos de compulsão alimentar são de cunho emocional, portanto você precisa trabalhar nisso.

Muitas vezes uma cabeça vazia já estimula a vontade de comer, portanto crie atividades, hobbies, veja filmes, séries, saia para caminhar, faça esportes, estude novos conteúdos, dentre outras opções para preencher e reinventar o seu dia.

Se você acha que controla a sua ansiedade através da comida, aprenda que isso é uma falsa impressão que o seu corpo causa; sendo assim, aprenda a liberar serotonina (hormônio do prazer) com hábitos saudáveis e divertidos.

Dica 4: Aprenda a cortar a gula

Tem gente que controla a ansiedade e a compulsão alimentar simplesmente mascando um chiclete (de preferência sem açúcar); ou ainda escova os dentes logo após as refeições, que é uma forma de limpar a boca de temperos e açúcares e já eliminar a vontade de comer, principalmente aquela vontade de comer doce depois de comer salgado; ou até mesmo mastigar mais devagar durante a refeição já auxilia na digestão e vai eliminando a vontade de engolir de vez a comida.

Você pode criar outros gatilhos que eliminam a vontade de comer, você consegue!

Dica 5: Pratique exercícios físicos regularmente

Parece uma dica clichê de saúde, mas vai te ajudar muito nas crises de compulsão alimentar.

Isso porque pelo menos 40 minutos de exercícios diariamente ajudam o corpo a liberar e equilibrar os níveis da serotonina, um dos principais neurotransmissores responsáveis pelo apetite e sensação de satisfação após uma refeição.

Sendo assim, as chances de você se sentir bem mais rápido numa refeição são maiores, te fazendo comer bem menos e nos momentos certos.

Conheça 5 dicas para controlar a compulsão alimentar
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here