Chá verde: Benefícios, emagrece mesmo?, tem cafeína?, preço, receitas

0
1

Quem busca ainda mais saúde na alimentação do dia a dia já conhece ele! O chá verde vem revolucionando de forma simples a saúde das pessoas, dando mais energia e ajudando nas dietas de perda de peso. Além de tudo, é bem saboroso e tem aquele cheirinho gostoso! Quer saber mais sobre as propriedades do chá verde? Continue na leitura!Chá verde

Benefícios do chá verde

O chá verde ganhou popularidade não apenas pelo seu ótimo sabor, como também pelos inúmeros benefícios que proporciona à saúde. Nem todas as suas propriedades foram confirmadas cientificamente, mas quem toma aprova e indica para os outros! Desde ajuda na digestão a uma boa ajuda na perda de peso, os benefícios são muitos. Confira os principais:

  • Redução de chances de contrair cânceres: O chá verde ajuda na prevenção da ocorrência de tumores que viram câncer, principalmente câncer na bexiga, no esôfago, nos ovários e no pâncreas;
  • Cuida da saúde da mulher: Ajuda na prevenção da ocorrência do vírus do papiloma humano em mulheres e também trata verrugas genitais;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares: Ajuda a prevenir baixa pressão arterial, reduz níveis altos de gordura, ajudando no controle do colesterol e de triglicérides no sangue;
  • Combate à depressão: As substâncias presentes no chá verde ajudam na liberação de químicas do nosso cérebro que melhoram nosso humor e também relaxam a mente. Isso é muito bom para combater quedas emocionais constantes, levando à depressão.
  • Reduz risco de diabetes tipo 2: Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, como também melhora a absorção de insulina pelo organismo.
  • Ajuda a evitar derrames: Uma das principais causas dos AVCs (acidente vascular cerebral) é a hipertensão arterial, e os flavonóides presentes no chá verde ajudam na liberação de óxido nítrico que ajudam a reduzir essa pressão.
  • Ajuda no tratamento de outras doenças: Doença de Parkinson, doença de Chagas, doença de Crohn, entre outras.
  • Ajuda a mente: Alivia o cérebro de cargas desnecessárias, aumenta a concentração, acelera os tempos de reação e melhora a memória.
  • Ajuda na saúde dos ossos: Sua alta quantidade de polifenóis garantem uma estrutura óssea mais firme e forte, embora não seja eficaz no tratamento de doenças ósseas.

Chá verde emagrece mesmo?

Alguns de seus efeitos ajudam sim a emagrecer! Apesar de não haver evidências médicas ou científicas que comprovem a ação emagrecedora do chá verde, ele é bastante usado em dietas de perda de peso.

Algumas propriedades do chá verde podem colaborar para acelerar o metabolismo, através do seu efeito termogênico, principalmente quando em conjunto com cafeína. Muitos suplementos hoje em dia trabalham com essa fórmula em busca de ajudar na perda de peso, em paralelo a exercícios físicos e boa alimentação.

Chá verde tem cafeína?

Sim, o chá verde tem cafeína em sua composição, porém em menores quantidades do que o café comum. Por conta disso, deve ser consumido com cautela, principalmente por pessoas com pressão arterial elevada, pois pode acelerar os batimentos cardíacos; além disso, pode afetar consideravelmente a qualidade de sono da pessoa, trazendo insônia e baixa da qualidade de vida.Chá verde tem cafeína

Preço do chá verde

Você pode encontrar chá verde à venda em mercados tradicionais e especializados em produtos naturais, tanto em pó, quanto em sachês de chá ou em cápsulas. Variando de região para região, ou de loja para loja, em média os preços variam de R$15 a R$40 reais.

Receitas de chá verde

Chá verde com limão

Excelente opção para quem não gosta de consumir cafeína pelas manhãs e quer uma bebida mais refrescante, mas que também dê aquele up pra acordar bem!

Você vai precisar de:

  • 3 colheres de água +
  • 3 colheres de chá verde em pó (ou na mesma medida de outro formato do seu chá verde, em folhas ou sachês) +
  • Suco de ½ limão +
  • 1 colher de mel puro orgânico (ou pode ser outro adoçante natural, como gotas de stevia) +
  • Cubos de gelo.

Como fazer:

Primeiro, esquente este pouquinho de água rapidamente, sem ferver, e coloque as folhas do chá, deixando descansar por 5 a 10 minutos; depois é só coar, misturar o suco de limão, o mel ou adoçante natural, colocar alguns cubos de gelo no copo e beber!

Chá verde com gengibre

Também podemos acrescente gengibre ao chá de limão, que ativa ainda mais suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e que acelera o metabolismo, além daquele sabor diferenciado.Chá verde com gengibre

Você vai precisar de:

  • 1 litro de água +
  • 2 colheres de sopa de chá verde +
  • Gengibre descascado (porção equivalente a 1 ou 2 dentes de alho) +
  • 1 pau de canela (opcional).

Como fazer:

Ferva a água, adicione o gengibre e ferva por mais 30 segundos apenas; em seguida, acrescente o chá verde e a canela, deixando fazer infusão por cerca de 3 minutos; coe ou remova os sachês do chá, mexa e sirva-se!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here