Cefalexina: Pra que serve, preço, posologia e contra indicações

0
14

As dores de garganta, inflamações no ouvido, infecção urinária e na pele, são males muitas vezes comuns e que podem aparecer a qualquer momento. Quando alguém apresenta alguma dessas doenças não é preciso se desesperar, pois o tratamento é muito simples e rápido, podendo ser utilizado antibióticos como a Cefalexina.

cefalexina

Se você não conhece esse antibiótico, as deseja saber mais sobre o seu uso e efeitos, continue lendo esse artigo que vamos explicar tudo.

Para que serve

A Cefalexina é um antibiótico utilizado para combater doenças causadas por bactérias, principalmente inflamações e infecções. Entre os principais motivos para o seu uso, está o tratamento de:

  • Sinusite
  • Faringite
  • Infecção no ouvido
  • Infecção urinária
  • Dores de garganta
  • Amigdalite
  • Cistite
  • Infecção na pele
  • Infecção nos ossos
  • Dores de dente

A Cefalexina pode ser indicada ainda para tratar de outros tipos de infecções e dores, mas apenas o médico é que pode avaliar quando o seu uso é necessário, por isso, mesmo que você apresente alguns dos problemas citados acima, não se automedique, pois isso pode atrapalhar todo o processo de tratamento e até mesmo agravar a situação.

Quanto custa a Cefalexina

O preço desse medicamento pode variar muito de cidade para cidade e até mesmo de drogaria por drogaria. Porém a média de preço está entre R$ 10 a R$ 40 reais. Lembrando que existe a opção de comprar o genérico desse produto que pode ter preços melhores, além disso, o mesmo medicamento pode ser encontrado com outros nomes como, Cefaxon, Ceflexin e Keflex.

Como tomar a Cefalexina

A Cefalexina é um medicamento que pode ser encontrado em duas formas, como comprimido ou como xarope.

A dosagem geral é de 250 mg de 6 em 6 horas, não ultrapassando a dosagem máxima de 4 gramas ao dia.

No caso do uso ser em xarope deve-se tomar 5 ml de Cefalexina de 6 em 6 horas, sempre no mesmo horário e apenas nesse intervalo de tempo.

Já os comprimidos, devem ser tomados meio comprimido de 500 mg a cada 6, 8 ou 12 horas. Isso irá depender da recomendação feita pelo seu médico. Por isso é necessário sempre consultar um médico antes de fazer o uso do medicamento.

Componentes da Cefalexina

É muito importante antes de tomar qualquer tipo de medicamento que você saiba exatamente o que contém neles, para que não ocorra nenhuma reação alérgica ou algo do tipo.

Na Cefalexina pode-se encontrar:

  • Cefalexina monoidratada
  • Aroma artificial de abacaxi e limão
  • cloreto de sódio
  • Corante artificial amarelo
  • Dióxido de sílicio
  • sacarose
  • óleo de rícino

Esses são apenas alguns dos componentes desse antibiótico, porém antes de começar a fazer uso dele peça uma lista completa de tudo o que está presente na Cefalexina para o seu médico para que assim você saiba se contém algum produto que possa causar alergia em você.

Cefalexina engorda?

Dentre os efeitos causadas pela Cefalexina não está incluindo nem o aumento e nem a perda de peso, uma vez que ele não é um medicamento de uso contínuo, mas sim por períodos. Porém se você esse tipo de efeito pode acontecer em casos isolados e que esteja ocorrendo o uso de outros medicamentos em conjunto. Por isso sempre confirme com o seu médico se você pode fazer usa da Cefalexina com outros medicamentos.

Atrapalha no uso de anticoncepcionais?

Não existem casos comprovados de que o uso da Cefalexina tenha provocado falha ou diminuição da eficácia nos anticoncepcionais, mas é sempre recomendado verificar os ingredientes de cada medicamento para saber se existem conflitos que podem acabar prejudicando a eficácia de qualquer um deles.

Contraindicações

A Cefalexina não é indicada para ser utilizada sem acompanhamento médico, além disso, crianças menores de dois anos e mulheres grávidas não devem utilizar o medicamento.

Pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes desse remédio também não deve utilizar e assim optar por outros tipo de antibióticos que tenham o mesmo efeito.

Efeitos colaterais

Algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais nos primeiros dias de uso da Cefalexina, os mais comuns são cansaço, tontura, vertigem, enjoo, vômito, dores de cabeça, insônia, dor no estômago, candidíase vaginal, entre outros efeitos que devem passar nos primeiros dias de uso.

Caso os sintomas persistem procure um médico e suspenda o uso.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here