Buscopan – Guia Completo Sobre o Medicamento

0
1579

Hoje vamos falar sobre um deles, o Buscopan. Um dos medicamentos mais populares e vendidos nas farmácias são os medicamentos para dores, tanto pela sua eficácia para o que promete quanto pelo seu custo, bem acessível.

Saiba mais sobre sua composição, benefícios, forma de uso, efeitos colaterais e muito mais.

Sobre o Buscopan

buscopan

Buscopan é um medicamento especialista quando o assunto é dores, cólicas e desconfortos abdominais. Possui diversos subprodutos que se adequam a diferentes tipos de dores e pacientes, sempre focando no alívio rápido e por maior tempo da dor.

Encontra-se na categoria de remédios antiespasmódico, ou seja, que reduz contrações dos músculos e também proíbe de o corpo produza secreção gástrica naturalmente.

É encontrado em três versões: Buscopan simples, composto ou duo, e é vendido como comprimidos de gel (drágeas), comprimidos normais e em gotas.

Existem o Buscopan, Buscopan Composto e BuscoDuo, todos com o princípio ativo bultibrometo de escopolamina, o qual atua principalmente nos músculos do abdômen.

Tanto o Composto quanto o Duo apresentam efeitos analgésicos muito eficazes, e principalmente o Composto que tem dipirona em sua fórmula e atua em dores e febre. Ainda tem também o BuscoDuo Paracetamol, analgésico com efeito de dupla ação.

 

Composição do Buscopan

  1. Drágeas de 10 mg: embalagens com 20 drágeas.
    USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOSSolução oral (gotas) de 10mg/ml: frasco com 20 ml.
    USO ADULTO E PEDIÁTRICO
    USO ORALDrágeas:
    Cada drágea contém 10 mg de butilbrometo de escopolamina, correspondentes a 6,89 mg de escopolamina.
    Excipientes: fosfato de cálcio dibásico, amido de milho, dióxido de silício, ácido tartárico, ácido esteárico, povidona, sacarose, talco, goma arábica, dióxido de titânio, macrogol, cera de carnaúba, cera branca de abelha, álcool etílico, água purificada.Solução oral (gotas)
    Cada ml (20 gotas) da solução contém 10 mg de butilbrometo de escopolamina (0,5 mg/gota), correspondentes a 6,89 mg de escopolamina.
    Excipientes: ciclamato de sódio, ácido acético, acetato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, essência de licor de abadia, água purificada.2. Solução injetável – 20mg/mL

    APRESENTAÇÕES
    Solução injetável de 20 mg/ml: embalagens com 5 e ampola
    USO INTRAVENOSO, INTRAMUSCULAR OU SUBCUTÂNEO
    USO ADULTO E PEDIÁTRICO

    COMPOSIÇÃO
    Cada ampola de 1 ml de Buscopan contém 20 mg de butilbrometo de escopolamina, correspondentes a 13,78 mg de escopolamina.
    Excipientes: cloreto de sódio, água para injetáveis.

 

Indicações do Buscopan

– Tratamento sintomático de cólicas dos tratos gastrointestinais e geniturinário, assim como cólicas e discinesias das vias biliares;

– Buscopan injetável é ainda indicado como auxiliar em procedimentos diagnósticos e tratamentos, nos quais o espasmo pode constituir um problema, por exemplo, em endoscopia gastrintestinal e radiologia.

 

Contraindicações do Buscopan

– Contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao butilbrometo de escopolamina ou a qualquer componente da fórmula;

– Para quem tem miastenia gravis e megacólon também;

– Também é contraindicado em casos de condições hereditárias de intolerância à frutose;

– Não é indicado na diarreia aguda ou persistente da criança;

– Contraindicado para idosos sensíveis aos efeitos secundários dos antimuscarínicos, como secura da boca e retenção urinária;

– A versão injetável é contraindicada por via INTRAMUSCULAR em pacientes em tratamento com anticoagulantes, uma vez que pode ocorrer hematoma intramuscular. Nesses pacientes devem ser utilizadas as vias subcutânea e intravenosa.

 

Efeitos colaterais do Buscopan

Dentre os efeitos adversos possíveis desse tipo de medicamento estão as alergias, que podem atacar tanto a pele quanto as vias respiratórias, batimentos cardíacos acelerados, boca seca e retenção da urina.

 

como tomar buscopanComo tomar Buscopan

  1. Buscopan drágeas: Oral; Pode ser tomado de 3 a 5 vezes por dia; 1 ou 2 drágeas de 10 mg;
  2. Buscopan em gotas: Oral, ingerida diretamente ou com água (menor efeito); Pode ser tomado até 5 vezes ao dia, de 20 a 40 gotas; Mães amamentando até 20 gotas 3 vezes ao dia;

 

Buscopan e a musculação

Muitos atletas optam pelo uso de medicamentos para dores após os exercícios físicos a fim de sarar e evitar piores, o problema ocorre quando há a automedicação. Buscopan é considerado um medicamento forte, portanto ele não “apenas” atinge o local da dor, muito cuidado se pensar isso.

Antes de partir para a medicação, tente relaxar, colocar bolsas de água quente ou fria, usar pomadas relaxantes, banhos relaxantes também, entre outras opções. Boas noites de sono, boa alimentação e supervisão e cuidados durante o exercício podem lhe poupar dores e necessidade de se medicar.

Vá com calma e espere orientação médica para utilizar algum medicamento desse tipo. Além do mais, se você pensa que mascarar uma dor que pode ser algo mais grave ajudará em alguma coisa, muito cuidado, pois você pode estar “tampando” uma dor numa articulação que pode ser algo mais grave do que você pensa.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here