Beber água: Importância, benefícios, quantidade, em jejum, ajuda emagrecer?

0
8

De uma coisa você já sabe: Beber água é de extrema importância para nossa saúde. Mas você sabe os verdadeiros benefícios que nosso corpo tem ao bebermos a quantidade certa de água por dia? E quer saber algumas dicas pra beber mais água durante o dia? É só continuar a leitura para saber disso tudo e muito mais.Beber água

Benefícios de beber água

Beber água na quantidade certa diariamente, além de ser vital, refrescante e renovador, faz bem para os sistemas do nosso organismo exercerem melhor suas funções, hidratação das células e até para cuidar na nossa beleza. Confira abaixo alguns dos melhores benefícios de beber água:

  • Equilíbrio corporal: A água ajuda na melhor absorção dos nutrientes necessários; além disso, estimula o intestino a filtrar melhor o que é bom pra gente e eliminando as toxinas que não são boas; eliminando as toxinas é possível evitar até as celulites.
  • Evite inchaços: Inchaços corporais podem ser sinal de desidratação, e isso faz com que a pessoa retenha qualquer tipo de líquido, causando até o aumento de peso. Sendo assim, beber bastante água evita que a gente retenha sódio e possíveis líquidos, aumenta o volume de sangue e melhora a circulação.
  • Ajuda na qualidade da pele: Uma pele seca e sem vida é um dos primeiros sinais de desidratação, pois a água é importante para manter o tônus, boa textura e elasticidade do órgão. Ajuda também a melhorar a aparência de cicatrizes, acne, rugas e outros sintomas do envelhecimento.
  • Ajuda na qualidade das unhas: Unhas quebradiças e opacas podem ser sinal de desidratação, então é importante beber água para manter unhas fortes, bonitas e crescendo com qualidade.
  • Combate o envelhecimento: Beber água ajuda na renovação das células e isso hidrata as fibras de colágeno da pele, melhorando a nossa aparência. De nada adianta muitos cremes e cirurgias plásticas se bebermos pouca água.
  • Ajuda na disposição: Pessoas que se sentem muito cansadas podem estar desidratadas. Quando há pouca água no corpo, há mais trabalho para bombear sangue oxigenado por todas as células e isso nos deixa mais cansados, com o metabolismo menos ativo.

Beber água ajuda a emagrecer?

Sim, ajuda! A água ajuda a eliminar e quebrar moléculas de gordura, além disso, controla melhor o apetite e ajuda na saciedade. Ela ajuda também nos processos de digestão e na eliminação de toxinas! E, além de fazer bem, é um produto que não tem calorias, gorduras, nem qualquer carboidrato ou açúcar, sendo assim, é o melhor substituto para outros líquidos com álcool, bebidas gasosas como refrigerantes e até mesmo sucos muito adoçados.

Dica: 30 minutos antes das refeições, qualquer uma, procure beber um copo de água gelado; isso ajuda a diminuir o apetite e faz você comer menos.

Quanto de água beber por dia?

O ideal é beber 2 litros de água por dia, ou seja, cerca de 8 copos. Evite beber muita quantidade de uma única vez, pois o ideal é uma hidratação bem distribuída durante o dia. Mesmo não tendo sede, programe-se e se eduque melhor para beber água.  Quanto de água beber por dia

Beber muita água pode ser perigoso?

Beber pouca água faz mal, mas isso não significa que devemos beber água sem limites! Beber muita água faz mal também! Nossos rins filtram em média de 800 a 100 ml de água por hora, portanto quantidades muito superiores a esse limite pode aumentar o risco de hiponatremia, que é a queda no nível de sódio no sangue, e isso pode causar confusões mentais e até convulsões.

Pode beber água em jejum?

Beber água em jejum pelas manhãs pode ajudar a intensificar os seus benefícios no nosso organismo. Durante a noite, nosso corpo trabalha reparando as células, fazendo uma limpeza interna das toxinas, sendo assim, quando tomamos água em jejum, ela dá um impulso maior no corpo para ajuda a eliminar esses líquidos em excesso. Comece bem seu dia com bastante água e leve aquela garrafinha cheia com você por onde você for.

Aplicativos para beber água

A tecnologia também está a seu favor no quesito beber água com mais frequência durante o dia. Existem inúmeros aplicativos que servem como lembretes para beber água, facilitando muito a nossa vida. Eles estudam informações suas como seu peso, altura e/ou idade e calcula quanto de água você deve beber no dia, indicando as melhores horas para consumo e lembrando você com alarme. São alguns:

  • Waterbalance: Disponível para IOS e Android. Gratuito. Em inglês.Waterbalance
  • Water your body: Disponível para IOS. Gratuito. Em inglês.
  • Hydro: Disponível para IOS e Android. Gratuito. Em português.app Hydro
  • Beba água: Disponível para IOS (R$3,50) e Android (gratuito). Em português.
  • Beba água alarme: Disponível para Android. Gratuito. Em português.

5 Dicas para tomar mais água durante o dia

  1. Copos ou garrafas personalizadas ajudam a empolgar a pessoa a beber água, como aquele copão bonito com canudo colorido ou uma garrafa de estampa nerd, por exemplo.
  2. Para onde você for, leve sua garrafinha de água! Além de sempre ter água ao seu alcance, funcionando como lembrete próprio, ajuda você a economizar dinheiro, evitando ter que comprar água fora de casa.
  3. Dê um sabor que você goste à sua água: Deixe de um dia para o outro descansando na sua garrafa de água frutas como pedaços de melancia, folhas de hortelã ou fatias de laranja.
  4. Alimente-se com comidas ricas em água também, como pepinos, melões, aipo, ou sopas e caldos de carnes ou legumes também.
  5. Utilize algum dos aplicativos que indicamos para servir de lembrete para você beber água. Pode realmente fazer a diferença na sua vida!
Beber água: Importância, benefícios, quantidade, em jejum, ajuda emagrecer?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here