BCAA – Pra que server, efeitos e como tomar

0
1259

Dúvidas sobre a cadeia de aminoácidos BCAA? Não se preocupe, pois hoje vamos tirar todas elas sobre seus benefícios, como tomar, para que serve, seus efeitos colaterais e muito mais. Segue na leitura!

Como começamos a falar na introdução deste artigo, o BCAA é uma cadeia de aminoácidos ramificada formada por 3 aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo nosso organismo de forma natural, que são a L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina, os quais apenas podem ser obtidos no nosso organismo através da alimentação e/ou suplementação.

Para que serve o BCAA?

BCAAO principal papel deste suplemento que o torna querido entre praticantes de body building, atletas ou amadores é o fato de ele recuperar de forma mais rápida e eficiente lesões musculares após treinos intensos, atuando diretamente na reconstrução muscular, evitando fadigas e até mesmo reduzindo consideravelmente dores musculares tardias.

Além disso, o BCAA também amplia a liberação de insulina na corrente sanguínea, a qual ajuda na absorção muscular desses e outros nutrientes que você consumir.

Efeitos colaterais do BCAA

Até então, não existem efeitos colaterais relatados em todos os estudos e avaliações feitas. Apenas é sempre bom ter cuidado com a dose a ser administrada, é claro, principalmente em casos de diabetes e gravidez, por exemplo.

Como tomar o BCAA?

BCAA-ComprimidoO produto vem em pó e pode ser consumido com frutas ou outro tipo de carboidrato para ser mais facilmente transportado aos músculos.

É indicado o consumo diário de 8 a 16 gramas de BCAA, de preferência metade da dose diária antes do treino e a outra metade depois do treino.

Claro que você sabe que deve consultar um especialista e ser avaliado, afinal cada pessoa é de um jeito e tem suas necessidades diferenciadas, portanto sua quantidade pode ser diferente desse exemplo citado de indicação para consumo diário.

BCAA engorda? Emagrece?

Em primeiro lugar entenda que o principal objetivo do BCAA no nosso corpo é auxiliar na resistência e força muscular, e reduzir fadiga e perda muscular no período pós-treino, portanto pense com a gente: Algo que lhe faz treinar mais, traz disposição e faz render nas atividades físicas vai lhe auxiliar a engordar ou emagrecer? Bingo! Isso mesmo, a emagrecer.

Mesmo não sendo um tipo de termogênico, ele acelera sim o processo de emagrecimento quando unido a exercícios regulares e uma alimentação saudável e com menos calorias.

Quanto a engordar, a resposta é não, e todo o peso que ganhar provavelmente é de massa magra, e como você sempre estará alimentando e regando seus músculos com ótimos nutrientes, a hipertrofia tende a vir mais rapidamente.

 

Melhores marcas de BCAA

Bcaa-marcasBasicamente, a diferença de uma marca para a outra pode ser a quantidade de concentração de cada um daqueles três aminoácidos citados neste texto, além de seus preços e comparação de qualidade.

São eles o BCAA 1000 New Pack da Optimum; Best BCAA, da BPI; BCAA Stack da Universal; Atomic 7 da Universal; BCAA Xtend da Scivation; BCAA da Growth Supplements; Amino BCAA top da integralmédica; BCAA Plus da Probiótica.

Além das formas individuais do produto, lembre-se que muitos outros suplementos, como o famoso Whey Protein, já podem conter BCAA em sua fórmula, em alguns vem bastante mesmo, assim como a Glutamina, fazendo com que você economize e encontre várias coisas boas num único pote.

 

Considerações finais sobre o BCAA

  • BCAA malhandoDe nada vai adiantar você consumir BCAA não fizer uma dieta equilibrada ou treinos regulares de média a alta intensidade;
  • Nem todo mundo precisa consumir BCAA, como por exemplo quem pratica atividades físicas leves como corridas, caminhadas e menos de 3 vezes de musculação na semana, por exemplo;
  • Outra dúvida comum a respeito do BCAA é a respeito se ele retém ou não líquido no organismo, e a resposta é não;
  • Não confunda BCAA com anabolizantes, os quais são sintetizados industrialmente a partir de hormônios e podem causar danos ao corpo;
  • Por fim, não deixe de ir a um médico especialista no assunto, como uma nutricionista, para tirar mais dúvidas.

Informe-se mais e bons treinos!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here