Benefícios da Batata Doce e outros alimentos bons para treino

0
515

Hoje vamos falar da importância de um grande carboidrato e aliado na rotina de quem malha, a batata doce.

Além disso, vamos falar de outros alimentos também importantes para quem treina musculação e busca resultados eficazes de hipertrofia. Segue na leitura!Batata-doce-roxa-e-branca

 

Importância da boa alimentação para quem treina

Engana-se aquele que pensa que a musculação exige uma base de alimentação formada apenas por proteínas. Sim, claro que nossos músculos são fortificados e crescem através do exercício intenso e alto consumo ou suplementação proteico, mas responde uma pergunta:

Como você vai ter energia e pique o suficiente para malhar tanto? Com certeza você já ouviu falar naquele ditado “Saco vazio não para em pé”, e é exatamente esta a ideia de se alimentar bem antes de depois dos treinos.

Se alimentar bem vai além da nutrição dos músculos, sendo assim, há a necessidade de fazer estoque de energia em nosso organismo, e isso a gente consegue com a ajuda de uma dieta equilibrada que contenha carboidratos, os quais quando praticamos atividades físicas se transformam em energia pura e nós transformamos essa energia em superação e muitos músculos!

Já se consumidos e nós não queimamos, fazendo nenhum exercício, vira estoque de gordura, isso sim! E um alimento natural, orgânico, saboroso e fácil de preparar que ajuda muito na rotina dos atletas e amadores desde sempre é a energética batata doce!

 

Benefícios da Batata doce

homem-malhandoA batata doce é uma das principais fontes de carboidratos presentes na natureza, contando ainda com baixo impacto glicêmico (não é açúcar puro).

Seu consumo constante traz benefícios impagáveis a atletas por ser um alimento tão saudável e energético ao mesmo tempo, oferecendo desde macronutrientes, a vitaminas e toda essa energia ajudando no pique diário.

Além de carboidratos, podemos citar a presença de fibras, vitamina A, B, C, cálcio, fósforo, potássio, muitos antioxidantes, entre outros.

Existem inúmeras espécies de batata doce no mercado, porém todas têm seus efeitos como descritos acima.

Ela pode apresentar uma poupa laranja, amarela, marrom ou branquinha, e sua casca varia de branca a roxa, variando também de acordo com sua maturidade.

Todas possuem aquele gosto bom adocicado, variando de intensidade de acordo com cada espécie. São outros benefícios: controle de peso corpóreo, redução no acúmulo de gordura, redução de chances de hiperinsulimias, aumento da saciedade, etc.

10 Motivos pra você consumir a Batata doce 

  1. Controla a Diabetes
  2. Fortalece o sistema imunológico
  3. Fonte de ferro, cálcio,fósforo e vitaminas A e C
  4. Ajuda a emagrecer
  5. Reduz o colesterol
  6. Auxilia na formação de colágeno
  7. Fonte de energia
  8. Previne a anemia
  9. Previne doenças da pele , olhos e sistema digestivo
  10. Fortalece os ossos

Como consumir a batata doce

Há quem diga que o cozimento da batata doce em água fervente diminui e prejudica muito a qualidade do alimento, sendo assim os mais experientes preferem sempre assá-la.

Muitas pessoas fritam esse alimento também, o que sabemos que nos faz consumir gordura e não é nada saudável.

Procure então comer semi crua, amassadinha, assada, preparada no vapor, num purê, numa torta, massa de pão, suflê, etc. Opte mais pela sua forma natural, mesmo que demore no preparo valerá a pena e mantém o saudável.

Outros alimentos importantes e seus benefíciosFrutas-e-leite

Hoje, a estrela do texto foi a batata doce, mas neste tópico especificamente falaremos de outros alimentos que colaboram com seu treino, até mesmo em conjunto uns com os outros, incluindo a batata doce. São alguns:

Água de coco: Muitas vezes conhecida como a bebida da natureza esportiva, a água de coco é cheia de potássio e possui quase nada de calorias, além de que é excelente na hidratação do atleta.

Arroz: Sim, ele! Presente quase todos os dias em nossos pratos, os atletas podem consumi-lo sem culpa, pois é um excelente carboidrato que fornece energia.

Banana: Fruta altamente calórica, cheia de potássio, antioxidantes, fibras e vitamina B.

Bebidas naturais: Líquidos caseiros com propriedades isotônicas preparados em casa dão muita energia e cuidam da hidratação no pós-treino. Aí vai uma receitinha: 3 xícaras de água, ¼ de xícara de suco de laranja, ¼ de xícara de xarope de bordo e ¼ de colher de chá de sal.

Leite com chocolate: Que delícia, não? Essa mistura saborosa quando feita com um leite de pouca gordura e achocolatado não tão açucarado pode oferecer tudo o que é preciso para dar energia e também se recuperar de um treino, que são hidratos de carbono, potássio e proteína. Consumo dentro do limite, é claro.

Cafeína: Alguma bebida de baixa caloria que contenha cafeína, como um copinho de café preto ou chá gelado forte funciona muito bem também.

Uva passa: Excelente alimento e super acessível quanto a preço quando comparada a outros alimentos energéticos, a uva passa funciona muito bem para um lanche pré-treino, sempre na quantidade ideal.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA