Barra fixa: Benefícios, Como fazer? Onde comprar? Tipos de exercícios e mais!

0
1

Já entrou na casa de alguém e se deparou com uma barra fixada na parte superior de uma parede ou numa passagem de uma porta?


Esta é a barra fixa, um equipamento de musculação que pode ser muito bem usufruído nas academias ou em casa mesmo, por homens ou mulheres.

Não, não é fácil executar o tipo de exercício que ela exige, mas se você tem interesse em aprender e aproveitar todos os benefícios à musculatura e condicionamento físico que a barra fixa tem para você, confira o texto a seguir!

Barra fixa

Como fazer barra fixa?

  • Escolha uma barra fixa que suporte o seu peso, seja na parede da sua casa, na academia, no parque, ou qualquer outro lugar;
  • Posicione-se: Agarre com as mãos a barra fixa deixando um espaço livre entre as mãos do tamanho da largura dos seus ombros;
  • Suspenda o corpo puxando para cima segurando firme na barra, mandando seus cotovelos para baixo, e sempre próximos ao corpo; e ao subir, mantenha as pernas dobradas;
  • Com a força dos braços e firmeza do abdômen e costas, eleve seu corpo até que a barra fique numa altura próximo ao queixo ou pescoço;
  • Desça controladamente e repita o movimento com precisão e controlando sempre a respiração.

O equivalente é que, em média, no início, a pessoa levante o seu próprio peso corporal. Para entender melhor como fazer e outras dicas para iniciantes, o profissional Henrique Merloto ensina para os iniciantes no vídeo abaixo:

É um exercício classificado como difícil na musculação, pois exige muito esforço e controle corporal, além de que já exige resistência física prévia, com estrutura de costas e membros superiores fortalecidas.

Sendo assim, é completamente normal que muitas pessoas demorem a se adaptar e terem vantagens com o aparelho. O segredo é não desistir e treinar um pouco todos os dias.

Benefícios de fazer barra fixa

Tudo o que exige muito esforço traz muita recompensa, não é verdade? Não é diferente com a barra fixa. Confira alguns dos benefícios abaixo:

  1. Ganho de massa muscular e força física: Sabe todos os benefícios que o agachamento traz para os músculos dos membros inferiores? Funciona assim com a barra fixa para os membros superiores e costas.
  2. Trabalha inúmeros grupos musculares: No geral, a barra fixa recruta e exige força dos músculos das costas, braços e também abdômen. É um excelente exercício para quem busca costas mais largas.; e uma pegada supinada na barra fixa é um excelente treino de bíceps.
  3. Exercício repleto de variações: Trabalhe diferentes músculos e grupos menores com as variações que a barra fixa oferece. São algumas: pegada pronada, supinada, neutra, mãos próximas ou afastadas. Você quem regula, com a ajuda de um orientador, é claro.
  4. Equipamento quase sempre “vago” nas academias: Definitivamente, é um exercício que as pessoas procuram muito pouco nas academias, por não reconhecerem suas capacidades ou simplesmente por evitarem o difícil. Mas você não, quer tentar! Então é mais um equipamento livre que vai te evitar ficar em filas ou revezamento quase sempre.

Onde comprar barra fixa?

Se você deseja ter uma barra fixa instalada em casa no dia a dia, pode ser uma boa para pegar pique nos seus treinos diários. Você encontra barra fixa à venda em lojas de produtos e equipamentos esportivos, em lojas físicas ou online.

São algumas opções: Centauro, Netshoes, Mercado Livre (diferentes fornecedores), Tudo Esportes, Submarino, dentre outras.

Quanto custa barra fixa?

O preço da barra fixa depende muito do modelo e tipo de fixação em um suporte. No geral, dos modelos mais simples aos mais caros, varia de R$60 a R$120 reais.

Onde colocar barra fixa em casa?

Barra fixa na porta

As barras fixas de porta vêm com uma lingueta na estrutura para encaixar na parte superior da moldura de alguma porta sua.

Quando o peso é projetado de um lado, faz um sobrepeso do lado oposto, então equilibra bem na estrutura. Para entender melhor, confira o rápido vídeo abaixo sobre um desses modelos:

Barra fixa na parede

Já as barras fixas exigem mais segurança para a prática do exercício, e também oferece maior resistência para pessoas mais pesadas.

Nesse caso, deve ser feita uma instalação na parede com parafusos firmes. Podem ser instaladas numa área mais livre da casa, como no quintal, por exemplo. Abaixo um exemplo de barra fixa na parede:

 Barra fixa no graviton

Graviton é um aparelho encontrado nas academia muito útil para os iniciantes na barra fixa.

Nele, você se apoia de joelhos numa estrutura como um banco, posiciona o peso desejado (de início, geralmente, o orientador vai te fazer treinar o seu próprio peso corporal) e realiza o esforço de subida, sem descer de uma vez, com autocontrole.

Você divide o seu peso com o aparelho, o qual lhe ajuda a obter resistência aos poucos e ir facilitando seu treino. O objetivo é partir para a barra fixa livre em pouco tempo.

Tipos de pegadas e exercícios com barra fixa:

  • Pegada pronada: Costas das mãos viradas para seu lado.
  • Pegada supinada: Palmas das mãos viradas para seu lado.
  • Pegada neutra: Pegada lateral.
  • Flexão dinâmica*: Exercício que realiza subida e descida na barra fixa.
  • Flexão estática*: Exercício em que ocorre a subida, pausa respeitando um tempo mínimo, e em seguida uma descida com autocontrole, sem estender de uma vez os cotovelos.

* Confira abaixo um exemplo do uso de flexão dinâmica e estática dos braços na barra fixa, respectivamente. Este tipo de avaliação física é muito comum em provas físicas de concursos públicos.

Barra fixa: Benefícios, Como fazer? Onde comprar? Tipos de exercícios e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here