Benefícios de caminhadas e outras atividades ao ar livre

0
502

Seja em qual lugar for, a prática de qualquer atividade física ou esporte proporciona uma melhor saúde ao nosso corpo e mente, mas ela pode ser mais benéfica ainda quando praticada ao ar livre.

Você pode achar que não tem nada a ver, mas nosso corpo sente-se melhor num ambiente “livre”, portanto a sensação de bem-estar acaba sendo maior.

Saiba mais sobre esse assunto e outras sugestões de atividades ao ar livre no artigo a seguir.

 

A importância das atividades ao ar livre

corrida-ao-ar-livreNão é difícil entender porque a sensação de realizar uma atividade física ao ar livre oferece mais bem-estar do que as em ambientes fechados, as quais não deixam de serem importantes, é claro.

Nós passamos 90% do nosso dia sentados, deitados, em ambientes fechados, com trabalhos, estudos, coisas de casa a fazer, nos sentindo literalmente presos, sendo assim, como uma forma de motivação e também observação ao que a vida tem de melhor para nós, nada como o contato mínimo com a natureza durante a prática de exercícios.

Tudo isso torna o dia muito mais agradável e a pessoa fica ansiosa para ter esse momento. Mesmo nas cidades grandes onde prédios e carros nos cercam, faz diferença sim uma caminhada ao ar livre.

Você pode achar que é frescura, mas isso já foi comprovado: Pessoas que sentem prazer em fazer suas atividades, emagrecem mais rápido do que as que vão à uma academia por obrigação, por exemplo.

 


Benefícios de fazer atividades ao ar livre

exercite´se– Seu dia fica muito mais agradável pela sensação de liberdade proporcionada;

– As atividades ficam mais prazerosas, portanto você exercita mais, sua mais e percebe menos que o tempo passou;

– Grandes melhoras no seu humor, felicidade e controle da calma, principalmente depois de um dia estressante;

– Seu momento para conhecer novas pessoas, interagir numa caminhada ou naqueles equipamentos de musculação públicos;

– Aumento da oxigenação cerebral;

– Evita problemas de saúde como diabetes, hipertensão, obesidade, etc.;

– Colabora nos processos de emagrecimento e saída do sedentarismo; entre outros.

 

Exemplos de atividades ao ar livre

bicicletaVocê está enganado se pensou apenas em caminhadas como prática de exercícios ao ar livre. Existem diversas formas de se exercitar em contato com a natureza, seja em parques ou canteiros propícios para esses exercícios.

Só de ter esse contato menos urbano no seu dia já haverá ganho de resultados. Você só precisa associar a atividade desejada com um terreno regular, sair nos horários com menos incidência solar, evitando esses e outros fatores que possam prejudicar seu treino.

São algumas dessas atividades:

– Caminhadas e corridas, individuais ou coletivas;

– Pedaladas individuais ou coletivas;

– Aulas de dança a céu aberto, as quais você mesmo pode montar uma levando um som portátil, convidando umas amigas e chamando os outros a se juntarem espontaneamente na rua;

– Na mesma ideia da aula de dança, tem também a opção da ioga funcional e outras atividades promovidas aleatoriamente pelos bombeiros, prefeitura, equipes de crossfit, entre outros;

– Atividades excelentes para praticar na areia: futebol, futevôlei, frescobol, vôlei, tênis, entre outros;

– Utilizando algum aparelho como skate, patins, patinete, slackline (corda), etc.;

– Para os mais extremos e apaixonados pela natureza, existem as escaladas, trilhas em florestas seguras, na maioria das vezes montadas por grupos acostumados com isso, cientes de técnicas e cuidados. Informe-se melhor se quiser se aventurar numa dessas;

 

Considerações finais sobre as atividades ao ar livre


Lembre-se sempre, antes de começar qualquer atividade física, de consultar um profissional da saúde para lhe orientar se você tem permissão ou não para fazer determinada atividade, mantendo seus exames e avaliações em dia.

Nunca comece rápido demais, sempre comece tranquilamente, respeitando sua capacidade. Além de tudo, uma alimentação saudável repleta de energia para te ajudar nessas atividades deve ser essencial.

Outras orientações para começar bem é sempre levar uma garrafinha de água quando sair, optar pelos horários da manhã antes das 10h (mesmo assim com filtro solar) e após as 16h, ao anoitecer; você também pode escolher o lugar mais esteticamente bonito ao seu ver nas redondezas da sua residência para fazer determinada atividade, isso ajuda bastante na sua motivação.

Procure quebrar rotinas também, afinal você não estará preso em nenhum ambiente fixo, podendo sempre fazer caminhadas em ambientes diferentes; tenha sempre por perto seu fone de ouvido para ouvir suas músicas preferidas enquanto isso, e se precisa estudar, escute áudios de aulas, excelentes para passar o tempo sem deixar de manter o foco! Bons treinos!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here