Artrite: O que é, Sintomas, Causas, Tipos, Diagnostico, Prevenção, Cura

0
4

A artrite é uma doença que tem como característica a inflamação das articulações sendo que quando inflamadas causam muita dor, deformidades e dificuldade em se movimentar. O grande problema da artrite e o fato de ainda não ter cura.

Ela também é conhecida como osteoartrite sendo esta causada por traumatismo, excesso de peso, má alimentação, desgaste natural da articulação ou proveniente da alteração no sistema imune de indivíduos com predisposição genética.Artrite

Sintomas

Os principais sintomas da artrite podem surgir em indivíduos de qualquer idade podendo ser desenvolvida até em crianças, neste caso é muito comum que mais de uma articulação seja afetada.Entre os sintomas estão dor nas articulações, inflamação, inchaço, rigidez, perda de flexibilidade, vermelhidão da pele ao redor da articulação e aquecimento ao redor da articulação.

O que causa

A artrite tem como principal causa a inflamação nas articulações pelo decorrer de um trauma, desgaste geral das articulações, depósito de cristais, por doenças autoimunes ou por uma infecção, sendo esta contraída por bactérias ou vírus.

A artrite tam a capacidade de ocasionar lesões na cartilagem está se consiste de um tecido protetor da articulação, permitindo que ela se movimente de  forma suave e que amorteça possíveis choques entre os ossos. Ela também pode lesionar a cápsula articular e os ligamentos.

Tipos de artrite

Artrite degenerativa: é um tipo de artrite que modifica a cartilagem da articulação e pode causar a hipertrofia dos ossos.

Artrite gotosa:
Artrite gotosa

Artrite gotosa: acontece normalmente mais em homens é produzida por microcristais minerais de urato. As articulações mais atingidas são sempre os joelhos, cotovelos, tornozelos e o dorso do pé.

Artrite Piogênica: é uma das artrites mais graves, segundo termos médicos. Neste caso a bactéria que causa a doença e a  Staphylococcus aureus e a Nisseria gonorrhoeae. Elas são adquiridas por doenças malignas, uso de drogas, cirurgias ortopédicas e diabetes.

Artrite Psoriática: tem grande parentesco com doença a doença de pele chamada psoríase, nessa situação as articulações são bastante afetadas.

Artrite Psoriática
Artrite Psoriática

Artrite Reumatóide: esta artrite compreende diretamente o sistema imunológico, ela ataca as articulações periféricas cartilaginosas ou até o envoltório das articulações.  A artrite reumatóide deixa os locais afetados com um aspecto avermelhado, dolorido e inchadas.

Artrite Reumatóide
Artrite Reumatóide

Quais as articulações são atingidas

As principais articulações afetadas pela artrite são as ancas (região do corpo que se estende da cintura até as coxas), região lombar, pés, joelhos, pescoço, dedos, base do polegar.

Como diagnosticar?

A princípio é necessário que se faça uma consulta com o especialista o qual realizará exames físicos para identificação das regiões que ocorrem dor. Consequentemente o médico irá solicitar  determinados exames entre eles estão exames de sangue, a artroscopia, exames de imagem  como ressonância magnética, raios x, tomografia  e ultrassom.Artrite dignostico

Como prevenir

São diversas as formas que podem ajudar na prevenção da artrite, podemos citar um modelo seguindo uma dieta com grande abundância em alimentos anti inflamatórios a prática regular de exercícios físicos , sessões de fisioterapia e  ter boas horas de sono.

Citaremos abaixo alguns alimentos que ajudam no tratamento da artrite entre eles estão:

  • Ômega 3: eles são grandes aliados na redução da inflamação.
  • Alimentos ricos em enxofre: são estes elementos que ajudam na redução da inflamação das articulações reconstruindo os tecidos. Ele também minimiza a dor.
  • Caldo de osso: o caldo de osso é uma das melhores formas naturais de colágeno, ele é fonte de aminoácidos prolina e glicina os quais ajudam na reconstrução do tecido. Além de ser rico em antioxidantes que diminuem a inflamação e dor nas articulações.
  • Alimentos antioxidantes: as substâncias antioxidantes são encontradas em frutas e legumes, vitamina C, vitamina A, magnésio, potássio, enzimas digestivas. As melhores fontes estão em verduras de folhagens de cor verde escuro.
  • Alimentos ricos em fibras: é as fibras que auxiliam no controle do apetite, elas são benéficas para o organismo e ajudam a reduzir várias outras doenças e futuras complicações.

Artrite tem cura?

Mesmo com o grande avanço da medicina nos dias de hoje, ainda não temos a cura para esta doença, por este fato ela se classifica como sendo uma doença crônica. Contudo o indivíduo pode recorrer a algumas formas de tratamentos, sendo estes realizados quando a doença se tornar dolorosa e comprometer as atividades do dia a dia.

Ficou alguma dúvida sobre artrite, então nos conte nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie este artigo)
Loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here