Alimentos que dão energia: Top 5 para ter mais disposição e concentração!

0
5

Seja para ter melhor desempenho na academia ou nos esportes, para ganhar músculo ou para emagrecer, ou simplesmente para ter mais pique no dia a dia, sentindo-se mais disposto e com energia para tudo, a alimentação faz muita diferença!


Mas muito mais do que comer bem e de forma saudável, é preciso consumir os alimentos certos que aceleram o funcionamento do corpo, que dão um up no metabolismo!

Quer saber quais são esses alimentos que dão energia? Confira abaixo um top 5 com os melhores alimentos para turbinar sua disposição diária!

Alimentos que dão energia

Os 5 melhores alimentos que dão energia

  1. Açaí

Um dos grandes orgulhos brasileiros é o açaí! Nossa frutinha é extremamente rica em carboidratos, fornecendo uma alta quantidade de energia necessária para acelerar várias funções no organismo.

Além disso, comer açaí controlada e regularmente auxilia no controle da pressão e também do colesterol, pois é fonte saudável de gorduras insaturadas. Quer mais? Pode contar com o açaí para uma fonte rica de vitaminas C, B1, B2 e vários outros antioxidantes.

Ou você achou que aquelas lanchonetes que vendem açaí perto de academias ou centros de esportes estão ali à toa? Mas cuidado!

Não estamos falando daquele açaí cheio de acompanhamento com chocolate, leite em pó, jujubas e tudo! Consuma em quantidades adequadas, adicione elementos saudáveis como castanha ou granola, e saboreie com moderação.

açaí

  1. Água de coco

Achou que a água de coco era só para refrescar à beira da praia? Nada disso! Esta bebida de origem natural é um poderoso energético, fonte de vitaminas e minerais, além de ser um poderosos complemento na hidratação necessária diária.

E quando estamos hidratados, com os eletrólitos repostos, nosso corpo funciona melhor e garantimos mais disposição! Sendo assim, sempre que possível, substitua sua água na academia por uma garrafinha com água de coco, vai ajudar bastante!

Água de coco

  1. Banana

É saborosa, traz saciamento e ainda é um ativador da serotonina! Esse neurotransmissor é responsável por nos deixar mais dispostos, melhorar nosso humor e ainda prevenir diferentes distúrbios emocionais.

Além disso, a banana é uma boa fonte de potássio, o qual em deficiência no nosso organismo causa fraqueza, fadiga, cãibras e muita indisposição. Sendo assim, coma mais bananas no dia a dia, seja em forma da fruta, vitaminas ou receitas diversas.

Explore as variadas possibilidades que a banana oferece em deliciosas receitas, doces ou salgadas!

banana

Conheça os principais benefícios da banana.

  1. Guaraná

O guaraná (a fruta, não o refrigerante, viu?) é uma fonte natural de cafeína que ajuda a revigorar e traz mais disposição no dia a dia. Pode ser encontrado em muitos energéticos, mas esses produtos contêm muito açúcar, então recomenda-se consumir o guaraná em pó, em seu estado natural.

Ele funciona porque age diretamente criando estímulos no sistema nervoso, nos deixando mais atentos e dispostos.

Muitos estudantes costumam criar “bombas energéticas” com guaraná na receita, porém essa prática não é muito recomendada pelos médicos, já que podem nascer misturar perigosas a partir disso, e pode afetar o coração e trazer complicações.

Sendo assim, consuma no dia a dia em sua forma em pó, adicionando em sucos e vitaminas.

guaraná

 

  1. Chá verde

Outra fonte de cafeína saudável é o chá verde, um produto de categoria termogênica muito indicado por nutricionistas e demais médicos de outras áreas da saúde.

Para quem busca emagrecer, o chá verde é um poderoso aliado, pois acelera a queima de gordura corporal e oferece mais pique para gastos calóricos com exercícios físicos. Sendo assim, é um boost natural!

O chá verde também tem a função de melhorar o humor e bem-estar, pois estimula o aumento de dopamina e serotonina no organismo. Para aproveitar dos benefícios do chá verde no dia a dia, tome cerca de 2 a 3 xícaras durante o dia.

Como é uma bebida que contém cafeína, evite misturar com outras que têm também, como o citado guaraná, energéticos ou o próprio café.

chá verde

Mais dicas para aumentar a energia no dia a dia!

Não somente comer bem, você deve comer nos horários certos! Afinal a distribuição equilibrada de nutrientes ao longo no dia influencia nos níveis de energia.

Outras dicas sobre alimentação são: comer antes de sentir fome; fazer lanches leves nos intervalos entre as principais refeições; evitar comer porcarias, reservando dias mínimos na semana para isso, e ainda com limites!

Beba muita, muita, mas muita água! Água ajuda na circulação sanguínea, o que é essencial para mantermos o pique em alta! Um corpo desidratado apresenta logo sinais de fraqueza e fadiga, portanto tenha sempre por perto água, água de coco ou sucos naturais!

Pratique atividade física, principalmente alguma que você goste. Se não tem muito tempo, uma caminha de 30 minutos por dia é o bastante para manter “aceso” o metabolismo.

Se quiser mais motivação, chame um amigo para caminhar com você, ouça músicas, caminhe em parques que você achar bonito, dentre outras ideias. Fuja da esteira, veja o mundo!

Se acalme! Quando estamos de bem com a vida, com as emoções controladas, nós temos mais ânimo para as atividades diárias.

Parece exagero, mas a falta de otimismo nos deixa cansado e indispostos, o que cria um ciclo vicioso deixando a gente ainda mais pra baixo!

Sendo assim, tenha uma vida mais feliz, fazendo sempre o que gosta, trabalhando com o que gosta, se mantendo cercado de pessoas que ama, tendo mais paciência com relação a problemas cotidianos, ouça músicas que ame, saia para se divertir, dentre outras coisas que te fizerem bem. Não deixe seu emocional abalar sua qualidade de vida!

Alimentos que dão energia: Top 5 para ter mais disposição e concentração!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here